Prescrição Literária #14 - Sangue e Entranhas: A assustadora história da cirurgia


Ainda bem que nós vivemos no século XXI, pois, no século XIX uma simples fratura de um membro poderia levar à amputação! E lembre-se: no começo do século XIX não havia anestesia, técnica asséptica, nem antibióticos! Então imagine como era feita essa amputação: rápida e dolorosa, com altas chances de sepse e óbito! Não é à toa que Robert Liston, eminente cirurgião inglês, era conhecido como "O bisturi mais rápido do Oeste" e chegava a realizar amputações em menos de 30 segundos!

Figura 01 - Caixa de instrumentos usados por cirurgiões no século XIX
Figura 02 - Esquema da circulação cruzada
Você sabia, por exemplo, que antes de existir Circulação Extra-Corpórea era usada uma técnica chamada Circulação Cruzada?! Desenvolvida pelo pai da cirurgia cardíaca, C. Walton Lillehei, a técnica ligava os vasos do paciente (geralmente uma criança) a uma pessoa saudável (geralmente um dos pais da criança), de modo que o sangue venoso do paciente seria oxigenado na outra pessoa e retornaria ao paciente bypassando o coração. Era a única cirurgia na qual poderia haver mortalidade de 200%, mas até que funcionava: Lillehei fez cerca de 50 procedimentos e mais da metade dos pacientes sobreviveram! 


Essas e outras fascinantes histórias dos primórdios da cirurgia são contadas com riqueza de detalhes no livro "Sangue e Entranhas: A assustadora história da cirurgia". O livro é dividido em cinco grandes capítulos que falam sobre o início da cirurgia, cirurgia cardíaca, transplantes, cirurgia plástica e neurocirurgia. Além disso, o livro foi transformado em documentário homônimo da BBC.




Título: Sangue e Entranhas: A assustadora história da cirurgia (Blood and Guts: a history of surgery)
Autor: Richard Hollingham
Ano de publicação: 2008 (traduzido para português em 2011)
Onde comprar: Submarino, Saraiva e Amazon



Para ler os outros livros da seção "Prescrição Literária", clique aqui.

10 comentários :

  1. Amputação e hemostasia em 30 segundos é inacreditável!
    É impossível até de imaginar a cena!

    ResponderExcluir
  2. Deus me livre! Que horror!!

    ResponderExcluir
  3. eu que quero ser medica ja devo ir me acostumando...

    ResponderExcluir
  4. se acostuma com o que meu(a) querida?!!

    ResponderExcluir
  5. Povo que ta fora da medicina tem uma visão kkkkkk
    Entra filha depois vc começa com essas viagem kkk

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente é ''Se acostumar'',Se ''acostuma,lendo-se acostumá no final''é terrível.Não imagino um médico falando desta forma,e se falasse,jamais me consultaria com ele.Segundo que a história da medicina é fascinante,em todas as suas áreas,mesmo que ''arrepie''.Outra coisa é que a medicina evoluiu muito,tais procedimentos atualmente são considerados até desumanos,mas na época,sem tecnologia,era o que deveria ser feito,o famoso ''jeitinho''.Mesmo que no Brasil a medicina seja muito ''status'' continuamos a ver absurdos na área da saúde,talvez não tão distantes destas práticas tão antiquadas.

    ResponderExcluir
  7. Algumas pessoas que estão á margem,ainda nao entraram no curso tem mesmo uma ideia muito distorcida,o famoso ''medo do médico''.Não é nenhum bicho de sete cabeças,mas falar que vai ''acostumar-se com essas práticas descritas no texto'' é o absurdo,pois mostra que realmente nao conhece NADA sobre ser um medico,ou nem tem ideia do dia a dia de um,escolhe pelo status.Primeiro deve-se conhecer a área,e não escolhe-la apenas pelo lado financeiro,mas sim por amor e vocação,pois a medicina é a junção de ambos com a dedicação.

    ResponderExcluir
  8. "Sangue E Entranhas" O primeiro livro que eu li na vida,ameeeeeeeeeeeei.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo livro! Ainda não tive chance de assistir o documentário da BBC, mas disseram ser mais completo do que o livro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...