Doação de Órgãos - Campanha Ministério da Saúde


O Ministério da Saúde segue com várias campanhas de conscientização e informação. Hoje damos um destaque especial para a Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos.


A campanha iniciou-se no dia 27 de setembro, e está sendo realizada dentro de um layout muito bem trabalhado, com mídias de excelente qualidade, como o vídeo abaixo, publicado no youtube, mostrando a mensagem de um doador cuja identidade é mantida em segredo.


Esse tipo de iniciativa é muito louvável. Você sabe muita coisa sobre o tema? aproveito o motivo da campanha e se atualize! Esse FAQ do próprio Ministério da Saúde traz muitos dados interessantes sobre o tema.
Aproveite e divulgue o tema você também. A informação sobre esse tema é salvadora de vidas. Todos podemos um dia precisar de uma doação de órgãos, e todos somos potenciais doadores.
— Pronto, José de Abreu, atendida sua solicitação! =)

Site do Ministério da Saúde sobre Hepatites Virais


O Ministério da Saúde lançou recentemente um site sobre as Hepatites viraisO site tem conteúdos interessantes voltados para o público geral. Há informações sobre vacinação, diagnóstico, prevenção, e tratamento de todos os tipos de hepatites no Brasil.





A campanha segue na linha louvável de inserção em mídias sociais do Ministério. O video dessa campanha está passando na TV e é um material de boa qualidade, veja:


Vale a pena conferir e apoiar essa iniciativa!


Prescrição Literária #14 - Sangue e Entranhas: A assustadora história da cirurgia


Ainda bem que nós vivemos no século XXI, pois, no século XIX uma simples fratura de um membro poderia levar à amputação! E lembre-se: no começo do século XIX não havia anestesia, técnica asséptica, nem antibióticos! Então imagine como era feita essa amputação: rápida e dolorosa, com altas chances de sepse e óbito! Não é à toa que Robert Liston, eminente cirurgião inglês, era conhecido como "O bisturi mais rápido do Oeste" e chegava a realizar amputações em menos de 30 segundos!

Figura 01 - Caixa de instrumentos usados por cirurgiões no século XIX
Figura 02 - Esquema da circulação cruzada
Você sabia, por exemplo, que antes de existir Circulação Extra-Corpórea era usada uma técnica chamada Circulação Cruzada?! Desenvolvida pelo pai da cirurgia cardíaca, C. Walton Lillehei, a técnica ligava os vasos do paciente (geralmente uma criança) a uma pessoa saudável (geralmente um dos pais da criança), de modo que o sangue venoso do paciente seria oxigenado na outra pessoa e retornaria ao paciente bypassando o coração. Era a única cirurgia na qual poderia haver mortalidade de 200%, mas até que funcionava: Lillehei fez cerca de 50 procedimentos e mais da metade dos pacientes sobreviveram! 


Essas e outras fascinantes histórias dos primórdios da cirurgia são contadas com riqueza de detalhes no livro "Sangue e Entranhas: A assustadora história da cirurgia". O livro é dividido em cinco grandes capítulos que falam sobre o início da cirurgia, cirurgia cardíaca, transplantes, cirurgia plástica e neurocirurgia. Além disso, o livro foi transformado em documentário homônimo da BBC.




Título: Sangue e Entranhas: A assustadora história da cirurgia (Blood and Guts: a history of surgery)
Autor: Richard Hollingham
Ano de publicação: 2008 (traduzido para português em 2011)
Onde comprar: Submarino, Saraiva e Amazon



Para ler os outros livros da seção "Prescrição Literária", clique aqui.

Netter Atlas de Anatomia em versão online


Você comprou seu tão sonhado Atlas de Anatomia, mas tem que fazer uma aula ou seminário e precisa das imagens do livro. E agora? Tentar escanear as páginas e deixar seu livro todo amassado? Tirar fotos das páginas e ter imagens de péssima qualidade?! 

Existe uma solução: o Netter Online! O Netter Atlas de Anatomia Humana, uma das maiores referências no tema, disponibiliza todo o seu conteúdo online através do Student Consult para quem possui a edição nova do livro!

Como funciona? Ao comprar o Netter 5ª edição, você recebe um código para ativar o acesso ao livro no Student Consult. Basta realizar seu cadastro no site e ativar o livro para ter acesso completo ao conteúdo.


Quais os recursos online? O Netter online disponibiliza todo o conteúdo do livro impresso, tanto para você visualizar as imagens como para fazer download (o que é muito bom para preparar aulas, por exemplo). Além disso, o site fornece casos clínicos, vídeos e perguntas divididos de acordo com os sistemas: um recurso interativo e diferencial, já que não consta no livro impresso.





Para saber mais sobre o Student Consult, clique aqui.
Para ver mais detalhes sobre o Netter Atlas de Anatomia Humana, 5ª edição, clique aqui.


Site interativo de Neurologia do Hospital Albert Einstein


Seguindo a tendência da web 2.0 e da interatividade digital, o Hospital Israelita Albert Einstein lançou recentemente um hotsite sobre Neurologia. O site da Neurologia Einstein é bastante interativo, com vídeos, infográficos e navegação inovadora, mas o conteúdo é voltado basicamente para o público leigo: uma boa opção para indicar aos seus pacientes! Veja abaixo o aspecto do site e alguns vídeos disponibilizados no canal do Einstein no Youtube.








Acompanhe o Hospital Israelita Albert Einstein nas redes sociais: twitter, facebook e Youtube.

11 de Setembro: o impacto na saúde 10 anos após o desastre



Há 10 anos, em 11/setembro/2001, todos nós assistimos aos ataques ao World Trade Center (WTC) e acompanhamos os esforços de resgate de milhares de policiais, bombeiros e voluntários. Meses após o evento, várias publicações divulgaram problemas respiratórios e psiquiátricos que afetaram aqueles que trabalharam no resgate, bem como os sobreviventes. Mas surgiram muitas dúvidas: qual o efeito a longo prazo daquela exposição à fumaça e tóxicos? essas pessoas teriam acompanhamento médico especial? Agora, no aniversário de 10 anos do 11 de Setembro, os periódicos The Lancet e JAMA publicam artigos especiais tentando responder a essas perguntas!


Doenças crônicas: cerca de 50.000 pessoas trabalharam no resgate do WTC e, durante dias e semanas, ficaram imersos numa nuvem de poeira composta por benzeno, asbesto, fibra de vidro, metais pesados e outras substâncias tóxicas. O acompanhamento desses pacientes ao longo de 9 anos revelou que o que era esperado: uma grande prevalência de doenças respiratórias e psiquiátricas: 27,6% tinham asma e 42,3%, sinusite; 7% dos policiais tinham depressão e 9,3% com estresse pós-traumático. De fato, cerca de 20% deles tinham múltiplas doenças. Além disso, há uma relação positiva entre a incidência dessas doenças com a exposição: quem trabalhou nos primeiros dias, por mais tempo e em áreas mais expostas foi mais afetado.

Atendimento médico e financiamento: devido a essas doenças, centenas de trabalhadores passaram a ter enormes gastos com sua saúde (lembre-se que nos EUA não existe saúde pública) e muitos tiveram que deixar de trabalhar. Mas somente em 2010 a legislação americana aprovou uma medida de financiamento contínuo para tratamento e seguimento desses pacientes. Estima-se que esses pacientes precisarão de acompanhamento médico rigoroso para o resto da vida, pois há um risco contínuo de surgimento de novas doenças: já se sabe, por exemplo, que há uma incidência 10% maior de neoplasias em bombeiros que trabalharam no atentado do WTC.


Conhecimento médico: nunca um desastre foi tão estudado! E ao longo desses 10 anos, muito conhecimento foi adquirido sobre a fisiopatologia das doenças por exposição ocupacional. Todavia, não se sabe ainda o grau de interação entre as doenças físicas e psiquiátricas ou quais neoplasias seriam mais associadas às substâncias presentes nos escombros. Veja, por exemplo, o caso exemplificado no vídeo abaixo, no qual Sanjay Gupta, famoso médico correspondente do CNN, mostra o caso de dois irmãos bombeiros que trabalharam no resgate do WTC: um irmão permaneceu saudável e o outro desenvolveu fibrose pulmonar e dermatopolimiosite. 


Lições para futuros desastres:  após 10 anos de resultados de pesquisas, grandes lições foram aprendidas para melhorar o atendimento a desastres: melhores equipamentos de proteção, organização no rodízio dos socorristas, abordagem precoce à saúde mental, etc. Mas ainda não há um guideline estrutura sobre isso e, por isso mesmo, os pesquisadores querem chamar novamente atenção para essa discussão agora com os 10 anos do desastre.



Para saber mais:
The Lancet. 9/11

Referências bibliográficas:
1. Mauer MP. 9/11: the view ahead. Lancet. 2011 Sep 3;378(9794):852-4
2. Melius JM. Medical care for workers exposed to the WTC disaster. Lancet. 2011 Sep 3;378(9794):854-5.
4. Thorpe LE, Friedman S. Health Consequences of the World Trade Center Disaster: A 10th Anniversary Perspective. JAMA.2011 Sep 8. [Epub ahead of print]



iPhone e Medicina #16: App Suporte Avançado de Vida


A Medphone, a maior produtora de aplicativos médicos do Brasil, acaba de lançar um aplicativo que será muito útil nos nossos plantões: Suporte Avançado de Vida, um guia rápido para as principais emergências clínicas! A grande novidade é que praticamente não temos aplicativos em português com essa abordagem e mesmo os aplicativos americanos voltados para emergência são limitados. Então aproveite para conhecer melhor esse app e tê-lo também no seu iPhone!

Quais os temas abordados no aplicativo? BLS adulto e pediátrico (já com as atualizações de 2010!), ACLS, taqui e bradicardia, síndromes coronarianas, hipotensão, choque, Edema Agudo de Pulmão, asma, anafilaxia, Acidente Vascular Encefálico, distúrbios hidroeletrolíticos, atendimento aos queimados e sequência de intubação rápida. É claro que não contempla tudo, afinal é um aplicativo para consulta, mas senti falta de alguns temas, como: intoxicações agudas, manejo de drogas vasoativas, gasometria, etc.


A navegação do app é bem fácil e vai guiando sua conduta! No paciente com taquicardia, por exemplo, há as opções de "instável" ou "estável" e a partir disso são abertas novas páginas: ao clicar em "estável", há novamente opções com "QRS largo" ou "QRS estreito". Esse recurso é muito bom porque seleciona o conteúdo e facilita a leitura!


O conteúdo é claro e o texto conciso e voltado para condutas. Não há referências bibliográficas descritas formalmente, mas a descrição do app refere utilizar o ACLS e o Harrison. Veja abaixo, por exemplo, a abordagem ao paciente com Síndrome Coronariana: um guia realmente rápido e de fácil leitura!


O aplicativo Suporte Avançado de Vida está disponível para iPhone e iPad e pode ser comprado na AppStore por $ 5.99.
Para saber mais sobre o aplicativo, clique aqui.
Para conhecer os outros aplicativos da Medphone, clique aqui.

 # conteúdo diferenciado
 # fácil navegação e texto claro
 # preço acessível
 # multi-tasking e retina display
 # não tem algoritmos
 # poucos temas









<<< ATENÇÃO! Mais uma PROMOÇÃO para os leitores do Médico Nerd >>>
E aí? Gostou do aplicativo? Que tal ganhar um de graça?
Pois é! A Medphone nos deu 03 promocodes para sortear entre nossos leitores!
Não sabe o que é promocode?! Veja esse tutorial do Blog do iPhone.

Como participar?

1. Siga o @mediconerd no twitter
2. Dê RT na mensagem: "Quero o App Suporte Avançado de Vida da @medphone! Siga @mediconerd, RT e concorra http://kingo.to/NYj"


Regras do sorteio
1. A promoção terá início em 05/09/2011 e término em 10/09/2011
2. O sorteio será através do site sorteie.me e concorrerão somente quem estiver seguindo o @mediconerd e RT a frase acima
3. O prêmio é um promocode para o app para iPhone Suporte Avançado de Vida. Três (03) pessoas serão contempladas.

4. Após o sorteio, o promocode será enviado por DM através do twitter




Concurso Cultural #ElsevierBienal - XV Bienal do Livro do Rio 2011


A Bienal do Livro Rio é um dos maiores eventos literários do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para os leitores, é a oportunidade de se aproximarem de seus autores favoritos, além de conhecerem muitos outros.
Então, o que você acha de ganhar um convite da Elsevier para ir à Bienal? Será realizado um concurso cultural através das redes sociais entre os dias 1 e 6 de setembro. Serão 07 premiados através da redes sociais da Elsevier (Twitter, Facebook e Orkut) e 2 pelo blog Médico Nerd. Confira abaixo as normas e participe do Concurso Cultural #ElsevierBienal


Quem pode participar: podem participar deste Concurso todas as pessoas físicas, residentes e domiciliadas no Brasil. Para concorrer aos 02 (dois) convites do Médico Nerd, é preciso seguir @mediconerd e @elseviersaude no Twitter.


Como funciona: para participar é muito fácil! Basta seguir @mediconerd e @elseviersaude no Twitter e completar a frase "quero ir na Bienal do Rio pela Editora Elsevier porque..." seguida da hashtag #ElsevierBienal na forma de reply. Não precisa copiar a frase a ser completada!
As respostas poderão ser enviadas até às 23h59 (Horário de Brasília) do dia 6 de setembro de 2011, sendo que os 2 (dois) mais criativos serão premiadosA apuração será realizada no dia 7 de setembro de 2011.



Para ler o regulamento na íntegra, clique aqui.
Para concorrer aos outros 7 convites premiados pela Elsevier, acompanhe através de TwitterFacebook e/ou Orkut.


Para quem já comprou seu ingresso e para os premiados do concurso, não se esqueçam de visitar o stand da Elsevier na Bienal do Livro!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...