Guia completo de como usar o Evernote para estudar e aumentar sua produtividade na Medicina


Provavelmente um dos aplicativos mais uteis de todos os tempos, o Evernote faz realmente o que seu slogan promete - "remember everything"! Compatível com todos os dispositivos (iPhone, iPad, Blackberry, Android e PC), a ideia do Evernote é permitir que você crie notas e armazene qualquer informação, desde texto simples até vídeo, audio, imagem, pdf, etc. Exatamente por essa capacidade de armazenar qualquer dado e de estar disponível online na palma da mão, o Evernote é o aplicativo ideal para estudantes de medicina e médicos organizarem os estudos e aumentarem a produtividade! 





Como acessar o Evernote?
O primeiro passo é baixar o aplicativo! Disponível gratuitamente, o Evernote tem app para simplesmente todos os dispositivos! Se você tem iPhone, iPad ou Mac, clique aqui para acessar a AppStore e se você tem Android, clique aquiPara começar a usar o Evernote é preciso criar uma conta simples: e-mail e senha. Isso vai garantir que você possa acessar suas notas de qualquer dispositivo, basta fazer login.


Tenho que pagar para usar?
Não! O Evernote é gratuito, mas tem conta Premium. Com a conta gratuita você utiliza os principais recursos do app e consegue editar, salvar e compartilhar notas. A conta Premium, por sua vez, oferece mais recursos: permite que você salve suas notas offline, tem um 1Gb de upload e 100Mb de tamanho máximo de cada nota e permite o formato de apresentação (semelhante a um Power Point). A conta Premium custa 10 R$/mês ou 90R$/ano ou gratuita para clientes Vivo com plano pós-pago.


Como posso usar o Evernote no dia a dia?
Como o Evernote é online e compatível com vários dispositivos, todo o seu conteúdo fica na nuvem, permitindo que o conteúdo que você cria em um dispositivo seja acessado em outros. Por exemplo, se você está estudando em casa e fazendo seus resumos, você pode aproveitar um momento livre durante o plantão para revisar seus resumos através do app do seu smartphone. Do mesmo modo, se durante uma visita você aprendeu algo novo e quer adicionar nas suas anotações, basta editar sua nota daquele assunto, que a atualização será salva no momento e armazenada na nuvem.

O Evernote permite que você crie notas e blocos de anotações (notebooks) para organizá-las. Como as notas podem conter outros recursos além de textos, o app é ideal para uso no dia a dia do médico e estudante de medicina em várias funções:
1. Resumo de temas de estudo (como na imagem abaixo);
2. Comentário de artigos médicos com upload do arquivo em pdf;
3. Aulas através do recurso de apresentação de slides;
4. Grupo de estudos através das notas compartilhadas;
5. Resumo de casos clínicos;
6. Resumo de aulas, como um caderno de fato;
7. Armazenamento de arquivos na nuvem, pois permite upload de pdf, imagens, videos e audio;
8. Portfolio de atividade prática já que pode ser atualizado a todo momento;
9. Anotações de um evento, como congresso ou simpósio;
10. Registro de procedimentos, consultas, cirurgias, etc



Como criar e editar notas?
Para criar uma nova nota, basta clicar em "add note" no app ou dentro de um notebook. Depois, basta escrever, editar, adicionar uploads e aproveitar! O Evernote permite editar o texto tanto em fonte e tamanho, como grifar, tachar, sublinhar .... tudo como você era acostumado a fazer no Word. Você pode também criar tópicos, numeração ou caixas de "check". 



Como adicionar imagens?
Um grande ponto positivo do Evernote é que ele aceita o universal Crtl C/Crtl V para copiar e colar imagens! Tanto no app do Mac como no smartphone, o aplicativo tem um link para upload de imagens. No iPhone ele acessa a câmera e oferece um recurso que torna suas imagens em notas digitais acessíveis através de busca, basta catalogá-las corretamente. 




Como organizar suas notas?
Ao criar notas, elas podem ficar aleatorias no aplicativo ou agrupadas em blocos de notas - os notebooks. Você pode catalogar suas notas em notebooks antes ou depois de criá-las, mas também é possível adicionar tags, de modo que elas podem ser achadas por mecanismo de busca. Digamos que você fez uma nota sobre Câncer de estômago no caderno do Estômago, mas se você adicionar tags como "cirurgia" ou "oncologia", quando você buscar esses tags, também chegará ao note "Câncer de estômago". 



Outros recursos
Como já dito, o Evernote é um aplicativo multitasking graças aos seus vários recursos. Um dos recursos adicionados recentemente, mas que faz grande diferença, é a possibilidade de fazer upload de arquivos em .pdf e grifá-los dentro do Evernote. 


Outro recurso recente do Evernote (e esse só está disponível para conta Premium) é o formato de apresentação em tela cheia, que deixa sua nota semelhante a uma apresentação em Power Point - recurso muito bom para aulas e reuniões. 


Como compartilhar minhas notas?
O Evernote permite várias formas de compartilhamento de notas: você pode convidar amigos para um notebook por e-mail (se for conta Premium, eles também podem editá-las) ou torná-lo público para qualquer um acessar online. Se for somente uma nota, você pode enviá-la através de email ou redes sociais. 



Se você também usa o Evernote para estudar e tornar sua vida mais produtiva, compartilhe sua experiência conosco através do comentários abaixo!



2 comentários :

  1. MedCurso MedCel 2017 mais Vídeos mais 700 Livros de Medicina
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2017!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas novas, São mais de 67 apostilas.

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2017, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2017 (110 gigas), Simulados Medcurso 2015, 2016, 2017.
    Super brinde
    700 Livros de Medicina
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr

    ResponderExcluir
  2. MedCurso MedCel 2018 mais Vídeos
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2018!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas Medcurso 2018 (material Completo)
    MATERIAL COMPLETO (63 APOSTILAS) DO ANO 2018

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2018, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2018 (110 gigas),
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    33

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...