O Dia do Médico em 2013


O Dia do Médico é comemorado em 18 de outubro em referência ao seu patrono, São Lucas. Como em anos anteriores já falamos sobre São Lucas e outras referência a esse dia tão especial para nossa profissão, decidimos esse ano fazer uma coletânea de referência interessantes que estão rolando por aí sobre o Dia do Médico.

Mesmo em face à situação política atual da nossa profissão, devemos celebrar essa data e renovar nosso Juramento de Hipócrates, sempre mantendo o bom cuidado aos nossos pacientes acima de tudo! Feliz Dia do Médico! :)


CFM
Recebemos esse email do CFM/CREMESP - uma mensagem bacana frente as atrocidades e desrespeitos grosseiros que a medicina brasileira recebeu esse ano.



Sindicato Médico
Outdoor que circula pelo Facebook: faz uma clara referência às medidas instauradas pelo governo federal que estão desgastando a imagem dos médicos e sabotando completamente o SUS. O laço preto foi representativo do luto pela saúde do Brasil durante os protestos de Julho.



Cartuns
Solon Maia do "Meus Nervos!" pediu para os amigos cartunistas fazerem tirinhas sobre o dia dos médicos em 2011. o resultado se pode ver aqui.
O próprio Solon também desenhou essa tirinha espetacular em 2012:

Vamos torcer pra o Solon sobreviver continuar desenhando até o próximo Dia dos Médicos! =)

Texto
Esse ano ficamos realmente comovidos com esse texto simpático que recebemos por email. Fico feliz que a população tenha noção do que se passa atualmente no Brasil, e que nossos jovens sejam capazes de pensar de forma coerente e ao mesmo tempo de desejar melhorias. abaixo na íntegra o texto que o amigo Lucas Paulo de Souza, vestibulando mandou:

Hoje é 18 de Outubro, dia dos médicos e, muito, além disso, dia dos heróis ! Hoje em dia exercer a medicina no Brasil é um pouco complicado e, exige muita força de vontade. Há muito venho acompanhando de forma ‘’leiga’’, a  repercussão da saúde no país e, pelo pouco que eu sei, ela não está muito bem.  Quando paro pra pensar na figura do médico sinto uma profunda e verdadeira admiração,  não só por ser uma profissão linda, mas também, por ser uma profissão que traz  bem estar às pessoas. Tenho o sonho de ser médico desde criança e, por isso digo que, vocês médicos, e nós futuros médicos, possuímos essa essência, essência de ajudar, de amar e ajudar quem não conhecemos desde muito cedo.  Ouvimos quase todos os dias, por pessoas que não participam dos ‘’bastidores’’, que o médico é bicho triste, que médico trabalha pouco e ganha muito, entre tantos outros adjetivos impostos pelos pacientes. Mas nós sabemos que a coisa não é bem assim, desde o inicio, lá desde o pré-vestibular, o próprio vestibular, a faculdade e a pós-faculdade exigiu muito de nós. Horas e horas de estudo afinco, deixamos de sair com amigos, deixamos muitas vezes de viajar, de curtir festas e um final de semana em um parque. 
Lutamos e nos dedicamos porque acreditamos e queremos uma saúde melhor no Brasil, porque queremos trazer saúde, trazer cura e colocar sorrisos em rostos que estão cansados e sofridos de tanta dor e de tanta falta de condições (seja por não poder pagar médicos e exames particulares, seja por não ter em saneamento básico...), apenas queremos o melhor, queremos ter o conhecimento suficiente pra poder promover o bem estar! Muitos dos médicos lidam com um sistema falido, ou quase, que faltam os materiais básicos para um bom atendimento.  Médicos que se importam com a saúde dos seus pacientes, que não buscam só dinheiro e seu próprio bem estar. Médicos que se alegram na cura, médicos que aconselham não só no caso de tratamentos, mas também, nas questões do dia a dia do paciente.  Médicos que tentam fazer o melhor pra vida do seu paciente, e que quando falha, sofre, chora e sente a perda. Sim, médicos  são humanos, e ao contrário do que muitos acham, eles erram, eles nem sempre sabem de tudo e, estão em constante evolução. 
A nós vestibulandos, acreditem esse dia também é nosso! É realmente difícil conseguir essa vitória, conseguir passar o vestibular e se tornar médico. Mas apesar disso, não desista, lute, enfrente quem tiver que enfrentar, estude oque tiver que estudar, NUNCA passe por cima de ninguém, lutem com dignidade, com humildade e com fé, a recompensa com toda à certeza virá! 
Ah, EU acredito que, DEUS é quem escolhe os médicos, Ele os capacita, Ele os guia. E neste dia, eu queria agradecer a Deus que foi, que é e, sempre será, o médico dos médicos, a Ele que cura, Ele que traz vida e, que também, tira ela. Agradecer a vocês médicos, que se dedicam tanto por nós, pessoas que vocês não conhecem e não tem o mínimo de afinidade, vocês que estudam muito, vocês que viajam, dormem pouco sejam por estudos sejam por horas e horas de plantão e, você que enfrentam um sistema que a muito já faliu, enfrentam hospitais sem condições para o trabalho e lugares que nem saneamento tem. 
Agradecer também a vocês, estudantes de medicina e também a nós, vestibulandos de medicina, porque vocês também lutam desde cedo, para que um dia, as futuras gerações possam ter uma boa saúde, condições melhores e uma vida de qualidade.  Parabéns a todos nós, médicos, estudantes e vestibulandos! Feliz dia do médico!
Lucas Paulo de Souza
Vestibulando de Medicina

Pois é, Lucas. Espero que o espiríto de São Lucas lhe ilumine e dê sorte para trilhar esse caminho; e força para aguentá-lo, porque é dificíl - mas é bacana! E repito aqui o que um professor da Semiologia me disse no final da disciplina: "Você é médico desde o momento que você decidiu que o seria" - Então caro colega, força: a faculdade virá, e passará - mas o médico precisa vir de dentro de você mesmo!
Feliz dia dos médicos a todos aqueles que exercem sua profissão com dignidade e esmero nesse Brasil (exceto aqueles que não tem diploma válido no país e praticam de forma irregular e contra a vontade do CFM).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...