Médicos da Ficção #2 - Dr. McCoy - Star Trek


"He's dead, Jim"-- Leonard McCoy


Conheça Dr. Leonard McCoy, Oficial Médico Chefe da USS Enterprise, em sua missão de 5 anos para explorar os confins do universo, para audaciosamente ir aonde ninguém jamais foi.  Star Trek é uma série de ficção científica dos anos 60, tendo estreado na TV em 1966 (a Apollo 11 só chegaria à lua 3 anos depois, em 69). Não é só simplesmente uma série de TV de ficção científica: Star Trek é praticamente a pedra angular de toda a ficção científica da TV e do cinema. O conceito de uma nave inter-estelar no século 23, explorando o universo foi uma idéia genial de Gene Roddenberry, e as temporadas iniciais foram um sucesso imediato. 

A série é representada pelos tripulantes da USS Enterprise, a nave espacial mais famosa da ficção, mas 3 personagens são os protagonistas da série ('starring' nos créditos): James Kirk, o capitão da Enterprise; Spock, o Primeiro Oficial; e Leonard McCoy, o Médico. Claro que esses não são os únicos personagens da série. Em segundo plano temos o engenheiro Scotty, a oficial de comunicações Uhura, o navegador Chekov e o timoneiro Sulu, além de outros. 




O grande diferencial de Star Trek é que os seus episódios tem roteiros muito bem elaborados que chamam a atenção do expectador até mesmo em dias atuais. Por mais que os efeitos especiais de 1966 sejam hoje considerados precários e por vezes até cômicos, Star Trek trouxe para a Televisão assuntos da ficção científica antes nunca comentados, como por exemplo: Teletransporte, Viagem no tempo, Projeção astral, Telepatia, Cognição coletiva, Clarividência e Lasers - só pra citar alguns.

A Medicina de Star Trek
Como oficial médico, McCoy muitas vezes faz diagnósticos, recomenda terapias, e até executa cirurgias. Na série ele é descrito como extremamente competente e hábil para os padrões humanos (porém Spock demonstra em vários momentos que é mais hábil e tem maior destreza que McCoy - porém o vulcaniano tem poucos conhecimentos médicos).


McCoy e o seu Tricorder
O que mais chama a atenção é uso constante do Tricorder - um dispositivo espetacular que rapidamente avalia as funções vitais e líquidos corporais dos pacientes. McCoy é capaz de dar diagnósticos complexos apenas com alguns segundos de uso do Tricorder. A enfermaria da Enterprise é espartana: pouco se vê, mas os monitores de sinais vitais estão sempre lá nas paredes bipando sem parar: tudo sem fio! Apesar disso tudo, lesões traumáticas agudas na série geralmente matam personagens secundários de forma absurdamente rápida: os phasers então são complicados - um disparo e o alvo vira pó, literalmente.

Evidentemente que essas são limitações da criatividade de autores que escreveram há meio século atrás sobre uma era que ainda está 200 anos no futuro! Mas é impressionante o quanto eles acertaram: na série existem celulares e tablets! Será que não estamos às portas de um Tricorder real? Na verdade, sim! Uma empresa start-up criada por pesquisadores da NASA está produzindo o Scanadu Scout, o Tricorder da vida real. E mais uma vez a ciência imita a ficção!


Freud e Star Trek
A perspectiva de 3 protagonistas inteligentes na série leva a uma abordagem interessante: pode-se interpretar Kirk, Spock e McCoy como Ego, Superego e Id da Enterprise! Realmente: Kirk seria o protagonista central, equilibrado, apto, resoluto, ele pondera as opiniões extremamente racionais e lógicas de Spock e os instintos agressivos e ferozes de McCoy e faz seus julgamentos. Spock como o Superego faz ponderações extremamente científicas e por vezes desconhece completamente o significado das emoções (seu lado Vulcaniano é bem preponderante sempre). Já McCoy se mostra muitas vezes de forma feroz, emotiva, primitivo até! Esse é um ponto interessante: o médico é mostrado de forma mais humanizada, mais emotivo, menos racional, menos frio. Uma perspectiva da medicina que foi prevalente até meados da década de 80, quando a mecanização e a informatização começaram a modificar a percepção popular do médico.

Spock, Kirk e McCoy
Essa teoria Freudiana é interessante porque há quem diga que se avaliarmos bem os papéis dos 3 protagonistas é possível fazer uma análise psíquica do autor do episódio em questão! É interessante perceber que corriqueiramente nos finais de episódios existe pequenos embates entre Spock e McCoy algo como humanos vs. vulcanianos (ou nesse caso: superego vs. id) que leva a um final cômico e suave dos episódios que são geralmente turbulentos.



Após Star Trek - Dias de hoje
A franquia de Star Trek não acabou. Com quase 20 temporadas e mais de 10 filmes, Star Trek é possivelmente a obra de ficção mais prolífera de todas. McCoy da série original era interpretado por DeForrest Kelley, o único dos 3 atores principais que já morreu. William Shatner que fez o papel de Kirk hoje tem 82 anos e é obeso! Leonard Nimoy talvez seja o de maior sucesso: no filme recente de Star Trek ele aparece interpretando Spock bem velhinho (82 anos!). DeForrest Kelley morreu em 1999 de um câncer de estômago - algo que McCoy teria diagnosticado em 2 segundos com seu Tricorder e operado sem dificuldades.

Para assistir a série clássica, confira o DVD no Submarino: Star Trek - Série Clássica completa 23 discos + Além da Escuridão (filme 2013)

Para ver outros posts da série Médicos da Ficção, clique aqui.

Um comentário :

  1. MedCurso MedCel 2017 mais Vídeos mais 700 Livros de Medicina
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2017!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas novas, São mais de 67 apostilas.

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2017, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2017 (110 gigas), Simulados Medcurso 2015, 2016, 2017.
    Super brinde
    700 Livros de Medicina
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...