O uso de tablets e smartphones está cada vez mais comum no meio médico, mas no centro cirúrgico ainda não há muita aplicabilidade. Mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Heidelberg na Alemanha resolveu levar o iPad ao CC!
Eles criaram um software, MITK pille, que utiliza imagens de tomografia e transmite ao iPad, de modo a criar imagens em realidade aumentada. Como funciona? No pré-operatório o paciente realiza uma tomografia com marcadores na pele e na cirurgia esse marcadores são colocados na mesma posição, servindo de assistentes de navegação; o iPad captura imagens do paciente e envia para um servidor que sobrepõe às imagens em tempo real às da TC com base nos marcadores. Desse modo, é como se a equipe médica pudesse ver as imagens da reconstrução por TC na pele do paciente.
O projeto é um protocolo de pesquisa e foi testado em um número limitado de cirurgias, mas será comercializado em até 02 anos. Não há estudos comparando se isso diminui morbidade ou mortalidade da cirurgia, se facilita a técnica ou melhora o tempo cirúrgico, mas realmente parece ser bem interessante e promissor.
Nenhum comentário :
Postar um comentário