Kinect no Centro Cirúrgico


A tecnologia pode ajudar a medicina de diversas maneiras, mas ninguém esperava que essa ajuda surgisse de um videogame! Pois é, nos últimos meses o Kinect, sensor de movimentos da Microsoft, tem gerado muito interesse na área médica!


Quase que simultaneamente uma equipe de cirurgia em Londrina, Paraná e outra em Londres, Inglaterra começaram a usar o Kinect no Centro Cirúrgico para ajudar na visualização de imagens no intra-operatório. A equipe do Hospital Evangélico de Londrina criou um software chamado Intera para digitalizar as imagens de tomografia e permitir a manipulação através do Kinect; já a equipe inglesa do Hospital Guy's and St Thomas' fez uma parceria com a Microsoft Research e desenvolveu o projeto de pesquisa "Touchless Interaction in Medical Imaging"


A grande vantagem do Kinect é permitir que o cirurgião veja as imagens por conta própria e sem tocar em nenhum dispositivo, ou seja, sem se contaminar! Para funcionar, não é preciso um video-game Xbox 360, mas é preciso um PC com Windows, um monitor, o Kinect e um software que permita a comunicação do Kinect com as imagens de radiologia digitalizadas. Ambos os softwares em teste pelas equipes acima permitem seleção, zoom e rotação das imagens.


Na realidade do SUS realmente parece uma tecnologia de difícil acesso, mas muitos hospitais têm computadores nas salas de cirurgias e o Kinect custa apenas R$ 400,00. Quem sabe o Kinect não será uma revolução na medicina?! 

3 comentários :

  1. Tiago Barros da Rocha18 de julho de 2012 às 01:42

    Muita boa a matéria. Nunca pensei que meu kinect serviria pra area medica, mais uma conexão neural se fez em meu cérebro. Ótimo site estou adorando.

    ResponderExcluir
  2. Existe um dispositivo que eu acho que seria mais amigável que um kinect. Estou esperando chegar o meu pra começar a utilizar com esse propósito, e penso em usar o Osirix ao mesmo tempo. O dispositivo da ver em funcionamento em www.leapmotion.com

    ResponderExcluir
  3. Em termos de programas , uma vez que o androidmarket ja empatou com applestore qual devo eleger apesar de ja ter um G Note,para uso médico? To confuso,uptodate é caríssimo , não sei se vale a pena pagar tanto ja que o guilherme aquino ( iphoneemedicina- que foi feiro do blog dele?)indicou aplicativos parecidos que agora já existem para android, e aí , quem vem do tempo do palm - que eu adorava mas fiquei desatualizado depois dos 2 novos concorrentes, qual "vence", sem paixões, para melhor uso no trabalho? obs:uso pc, galaxy, palm, nao sei se me "adaptaria ao iphone... Alguém que pode ajudar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...