UpToDate, ClinicalKey, Medscape ... Qual a melhor base de referência médica?


Na era da Medicina Baseada em Evidência, as bases de referência online têm conquistado mais médicos do que os livros. Atualizadas constantemente (cada edição nova de um livro leva cerca de 4 anos) e disponíveis em qualquer lugar (já tentou levar o Cecil para o hospital?), elas ganharam mercado entre estudantes, médicos e instituições como fonte de referência médica na prática clínica diária. A cada ano surgem novas opções e mesmo as mais consagradas, como UpToDate, MDConsult e Medscape, têm seus pontos altos e baixos. Pesquisamos um tema comum, "apendicite" e comparamos como o tema é mostrado em cada base e outras características, como valor da assinatura, acessibilidade, referências e multimídia.


Conteúdo: o UpToDate tem mais de 10.000 capítulos, 5.000 medicamentos, 25.000 gráficos e dezenas de calculadoras. As páginas são divididas em diagnóstico, tratamento, complicações, etc, de modo que cada doença tem mais do que um capítulo. O capítulo de diagnóstico de apendicite, por exemplo, tem toda aquela divisão clássica dos livros, como epidemiologia, anatomia, quadro clínico, exames, diagnóstico diferencial. Todo o conteúdo é abordado conforme as evidências mais atualizadas, inclusive citando trials e guidelines famosos dentro do próprio texto.
Referências: ao final de cada capítulo o UpToDate traz uma lista completa de todos os artigos e capítulos de livros referenciados e com link, mas não disponibiliza o conteúdo na íntegra.
Multimídia: rico em gráficos, tabelas e imagens, tanto de anatomia, como de radiologia, o UpToDate permite download do conteúdo multimídia.
Acessibilidade: antes disponível através de CD e download, hoje o UpToDate é todo online, com acesso tanto por computador como por smartphone e tablets através de aplicativos. O conteúdo é todo em inglês, mas a busca já está disponível em português.
Assinatura: a assinatura anual custa 499,00 dólares para médicos e 199,00 para estudantes e residentes. Mas o UpToDate, como é o portal mais famoso entre brasileiros, é assinado pela maioria dos hospitais-escola.



Conteúdo: ao buscar o tema "apendicite", o MDConsult disponibiliza vários capítulos de livros e artigos do The Clinics sobre o tema. Ao contrário do UpToDate, ele não disponibiliza um conteúdo que resuma todas essas referências, mas sim um acesso direto à fonte. 
Referência: O MDConsult conta com mais de 80 periódicos médicos, dentre eles todos da coleção Clinics, 50 livros referência em diversas especialidades e mais de 1.000 guidelines.
Multimídia: os gráficos e imagens do portal são somente aqueles disponibilizados em cada capítulo específico. Os portais "irmãos" FirstConsult e ProceduresConsult disponibilizam mais recursos como imagens e vídeos. 
Acessibilidade: não disponibliliza aplicativo e pode somente ser acessado online através de computador. O conteúdo é todo em inglês.
Assinatura: O valor da assinatura anual não está disponibilizado no site, mas o site da MSD oferece acesso gratuito para médicos cadastrados no site.

Medscape



Conteúdo: à semelhança do UpToDate, ao buscar o tema "apendicite", o Medscape apresenta um capítulo que resume todo o tema: desde anatomia e fisiopatologia até tratamento e prognóstico. O conteúdo é mais resumido, mas totalmente referenciado e baseado em evidência.
Referência: ao final do capítulo apresenta todas as referências de cada artigo com link, mas também sem acesso ao conteúdo na íntegra.
Multimídia: diversas imagens e gráficos também disponíveis para download
Acessibilidade: com acesso online e através de aplicativo, o Medscape é desde a época do palmOS um dos melhores apps médicos: gratuito e de fácil uso!
Assinatura: gratuito, o site solicita apenas um cadastro através do email

MedicinaNET




Conteúdo: ao pesquisar pelo termo "apendicite", o MedicinaNET não só disponibiliza artigos de revisão ao estilo UpToDate mas também vídeos, artigos originais traduzidos e/ou comentados e calculadoras. A revisão é feita geralmente por um médico de algum hospital-escola renomado e aborda desde epidemiologia e anatomia até tratamento. 
Referência: ao final do capítulo apresenta as referências com link, mas também sem acesso completo ao artigo referenciado.
Multimídia: os capítulos têm poucas imagens, mas o portal é rico em aulas por vídeo e casos clínicos.
Acessibilidade: o MedicinaNET tem acesso através do site e não tem aplicativo. O conteúdo é todo em português.
Assinatura: o valor para estudantes, residentes e  médicos assistentes é o mesmo de R$ 35,90/mês, num total de R$ 430,80/ano.

BestPractice



Conteúdo: ao realizar a busca do tema "apendicite", o BestPractice disponibiliza vários capítulos, como diferencial de dor abdominal e um capítulo sobre a doença em si. O texto é dividido em fundamentos, diagnóstico e tratamento: dentro de cada divisão há um subdivisão do conteúdo e o texto é em tópicos, bem sucinto
Referência: cada afirmação de um tópico tem sua referência linkada, mas não há acesso ao conteúdo na íntegra.
Multimídia: as imagens e vídeos são diversas, mas estão num bloco separado do capítulo.
Acessibilidade: O BestPractice pode ser acessado online e através de aplicativo para IOSO original é em inglês, mas agora também está disponível em português.
Assinatura: o BestPractice é do grupo BMJ e está disponível gratuitamente no Brasil através do portal do governo Saúde Baseada em Evidência.

ClinicalKey



Conteúdo: novo portal da Elsevier lançado recentemente, o ClinicalKey agrega todos os outros portais ao mesmo tempo - MDConsult, ProceduresConsult e FirstConsult. Desse modo, ao pesquisar "apendicite" a busca mostra capítulos de livro e artigos na íntegra como no MDConsult, vídeos do ProceduresConsult e capítulos resumidos do FirstConsult. 
Referência: como já direciona para o capítulo do livro, o ClinicalKey já dá a referência diretamente.
Multimídia: como agrega vários portais da Elsevier, o acervo de gráficos, imagens e vídeos é amplo; ao buscar um termo específico, ele dá a opção de mostrar artigos e capítulos, mas também imagens e vídeos.
Acessibilidade: o conteúdo está todo online, mas também pode ser acessado através do aplicativo do FirstConsult. O texto é somente em inglês.
Assinatura: os pacotes básicos vão de 499,00 a 699,00 dólares/ano, mas as opções de pacotes extendidos vão até 1.299,00. Para quem quiser conhecer melhor, tem a opção de trial por 30 dias.

DynaMed




Conteúdo: o DynaMed tem uma abordagem diferente dos demais portais, pois ao acessar um capítulo, o texto é apresentado em tópicos sucintos com o nível de evidência de cada afirmação. 
Referência: cada afirmação com nível de evidência é também referenciada, algumas vezes com full text do link
Multimídia: exatamente por ser em tópicos e totalmente voltado para as evidências da literatura, o DynaMed quase não tem imagens ou vídeos, mas é rico em tabelas e gráficos.
Acessibilidade: o conteúdo é online, todo em inglês e também tem aplicativo para IOS.
Assinatura: está disponível gratuitamente no Brasil através do portal do governo Saúde Baseada em Evidência.


5 comentários :

  1. Oi! Não consegui de jeito nenhum entrar no MdConsult...
    Ele ainda está disponível pela MSD?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo!!! Parabéns e muito obrigado pelas informações!!!

    ResponderExcluir
  3. Um dos sites de atualização científica recente é o http://www.quotidiem.org. Feito por médicos e para médicos, traz matérias sobre estudos relevantes e recentes, mais nas áreas da cardiologia e diabetes, mas a ideia é expandir para todas as áreas da medicina.
    É totalmente gratuito e em português. As matérias são de leitura agradável e com pontos importantes para o médico se atualizar.
    Espero que gostem.

    ResponderExcluir
  4. MedCurso MedCel 2017 mais Vídeos mais 700 Livros de Medicina
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2017!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas novas, São mais de 67 apostilas.

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2017, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2017 (110 gigas), Simulados Medcurso 2015, 2016, 2017.
    Super brinde
    700 Livros de Medicina
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...