Farmac, aplicativo de bulas para Android


Farmac, novo aplicativo de bulas lançado no GooglePlay, tem um conceito inovador de aplicativo de medicamentos: com interface bonita e prática, permite não só a busca de bulas, mas também uma abordagem mais farmacológica, com radicais dos princípios ativos.

O Farmac tem todas as funções comuns aos outros aplicativos de medicamentos: pesquisa de bulas por princípio ativo, nome comercial e classe terapêutica, salvar favoritos e exportar pdf das bulas. Além disso, permite também a busca por medicamentos de referência, isto é, aquele primeiro nome comercial famoso de uma certa droga e tem também um catálogo de associações disponíveis no mercado. O grande diferencial, todavia, é a abordagem acadêmica do ponto de vista da farmacologia: o app tem o significado dos principais radicais dos fármacos mais conhecidos, o número de cadastro das drogas na Denominação Comum Brasileira e na Chemical Abstract Service e um glossário com as principais definições sobre medicamentos e afins estabelecidos pela ANIVSA.

UpToDate, ClinicalKey, Medscape ... Qual a melhor base de referência médica?


Na era da Medicina Baseada em Evidência, as bases de referência online têm conquistado mais médicos do que os livros. Atualizadas constantemente (cada edição nova de um livro leva cerca de 4 anos) e disponíveis em qualquer lugar (já tentou levar o Cecil para o hospital?), elas ganharam mercado entre estudantes, médicos e instituições como fonte de referência médica na prática clínica diária. A cada ano surgem novas opções e mesmo as mais consagradas, como UpToDate, MDConsult e Medscape, têm seus pontos altos e baixos. Pesquisamos um tema comum, "apendicite" e comparamos como o tema é mostrado em cada base e outras características, como valor da assinatura, acessibilidade, referências e multimídia.


Conteúdo: o UpToDate tem mais de 10.000 capítulos, 5.000 medicamentos, 25.000 gráficos e dezenas de calculadoras. As páginas são divididas em diagnóstico, tratamento, complicações, etc, de modo que cada doença tem mais do que um capítulo. O capítulo de diagnóstico de apendicite, por exemplo, tem toda aquela divisão clássica dos livros, como epidemiologia, anatomia, quadro clínico, exames, diagnóstico diferencial. Todo o conteúdo é abordado conforme as evidências mais atualizadas, inclusive citando trials e guidelines famosos dentro do próprio texto.
Referências: ao final de cada capítulo o UpToDate traz uma lista completa de todos os artigos e capítulos de livros referenciados e com link, mas não disponibiliza o conteúdo na íntegra.
Multimídia: rico em gráficos, tabelas e imagens, tanto de anatomia, como de radiologia, o UpToDate permite download do conteúdo multimídia.
Acessibilidade: antes disponível através de CD e download, hoje o UpToDate é todo online, com acesso tanto por computador como por smartphone e tablets através de aplicativos. O conteúdo é todo em inglês, mas a busca já está disponível em português.
Assinatura: a assinatura anual custa 499,00 dólares para médicos e 199,00 para estudantes e residentes. Mas o UpToDate, como é o portal mais famoso entre brasileiros, é assinado pela maioria dos hospitais-escola.

Radiopaedia, uma enciclopédia virtual de Radiologia


Os radiologistas são os especialistas, mas cirurgiões, clínicos e médicos em geral devem ter uma noção básica de Radiologia não só para entender melhor um caso clínico, mas também para ajudar a guiar sua conduta! Mas como estudar radiologia de forma prática e simples para não especialistas?! Há várias opções de atlas virtuais, mas com certeza um dos melhores é o Radiopaedia!


Quase como uma enciclopédia online de Radiologia (daí vem o nome), o Radiopaedia é a ferramenta ideal para quem quer aprender de maneira prática e interativa. O site é didático e muito bem organizado na forma de capítulos e casos clínicos: o capítulo fala sobre a doença em todos os seus aspectos, desde patologia até tratamento, passando, é claro, por todos os detalhes do diagnóstico radiológico. E os casos clínicos são coleções de exames de imagem de uma doeça específica. Apendicite, por exemplo, tem uma capítulo muito detalhado (até com vídeo tutorial de diagnóstico radiológico) e mais de 40 casos clínicos.

Masters of Sex, um seriado sobre as pesquisas de Masters & Johnson



William Masters e Virgínia Johnson, o casal que revolucionou o estudo da sexologia na década de 1960, agora está retratado em seriado de televisão! A série, Masters of Sex, chegou ao final de sua primeira temporada com grande sucesso e já tem 2ª temporada garantida! 

Ambientada no final dos anos 50, Masters of Sex é uma excelente produção com rigor de detalhes: a série mostra muito bem a ambientação da década de 60, e mostra o que estava na cabeça das pessoas dessa época: viagens espaciais, medo de uma guerra nuclear e o American Way of Life no seu ápice! Como a série trata sobre sexologia, é interessante ver a roupagem de época que eles deram a temas como homossexualismo (nessa época considerado doença), infidelidade e o papel social da mulher. A série é de execução e produção exímias, com bons atores, e com temas extremamente atuais - apesar de ser representada na década de 60. 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...