Na era da Medicina Baseada em Evidência, as bases de referência online têm conquistado mais médicos do que os livros. Atualizadas constantemente (cada edição nova de um livro leva cerca de 4 anos) e disponíveis em qualquer lugar (já tentou levar o Cecil para o hospital?), elas ganharam mercado entre estudantes, médicos e instituições como fonte de referência médica na prática clínica diária. A cada ano surgem novas opções e mesmo as mais consagradas, como UpToDate, MDConsult e Medscape, têm seus pontos altos e baixos. Pesquisamos um tema comum, "apendicite" e comparamos como o tema é mostrado em cada base e outras características, como valor da assinatura, acessibilidade, referências e multimídia.
Conteúdo: o UpToDate tem mais de 10.000 capítulos, 5.000 medicamentos, 25.000 gráficos e dezenas de calculadoras. As páginas são divididas em diagnóstico, tratamento, complicações, etc, de modo que cada doença tem mais do que um capítulo. O capítulo de diagnóstico de apendicite, por exemplo, tem toda aquela divisão clássica dos livros, como epidemiologia, anatomia, quadro clínico, exames, diagnóstico diferencial. Todo o conteúdo é abordado conforme as evidências mais atualizadas, inclusive citando trials e guidelines famosos dentro do próprio texto.
Referências: ao final de cada capítulo o UpToDate traz uma lista completa de todos os artigos e capítulos de livros referenciados e com link, mas não disponibiliza o conteúdo na íntegra.
Multimídia: rico em gráficos, tabelas e imagens, tanto de anatomia, como de radiologia, o UpToDate permite download do conteúdo multimídia.
Acessibilidade: antes disponível através de CD e download, hoje o UpToDate é todo online, com acesso tanto por computador como por smartphone e tablets através de aplicativos. O conteúdo é todo em inglês, mas a busca já está disponível em português.
Assinatura: a assinatura anual custa 499,00 dólares para médicos e 199,00 para estudantes e residentes. Mas o UpToDate, como é o portal mais famoso entre brasileiros, é assinado pela maioria dos hospitais-escola.