Rim construído por bioengenharia é transplantado para rato


Rim produzido por bioengenharia
A Doença Renal Crônica é uma doença extremamente prevalente e milhares de pacientes estão em diálise ou esperando por um transplante. Por enquanto o tratamento mais resolutivo é o transplante renal, mas um rim produzido por bioengenharia substituiria o rim doente definitivamente e resolveria o problema da escassez de doadores e a morbidade da imunossupressão


Recentemente um grupo de pesquisa do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School deram um grande avanço nesse sentido: eles conseguiram fabricar um rim por bioengrenharia e transplantá-lo para um rato. O melhor de tudo: o rim produziu urina e conseguiu melhorar a função renal do animal.

Rim produzido por bioengenharia em teste in vitro (imagem a) e transplantado a rato (imagem e)
Em artigo publicado na Nature, os pesquisadores revelaram que o rim artificial não basta ter somente a função renal preservada, mas precisa manter sua arquitetura original. Para realizar esse procedimento, os pesquisadores retiraram todas as células do rim doador e obtiveram um arcabouço acelular com arquitetura vascular, cortical e medular preservada. Para restaurar função, esse arcabouço foi, então, semeado com células e perfundido em um biorreator de órgãos. Os ratos foram submetidos a transplante ortotópico e o novo rim produziu urina!



Para acessar o artigo original publicado na Nature "Regeneration and experimental orthotopic transplantation of a bioengineered kidney", clique aqui


Um comentário :

  1. MedCurso MedCel 2017 mais Vídeos mais 700 Livros de Medicina
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2017!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas novas, São mais de 67 apostilas.

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2017, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2017 (110 gigas), Simulados Medcurso 2015, 2016, 2017.
    Super brinde
    700 Livros de Medicina
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...