TED Medicina #4: E se Dr. House usasse o Twitter?


Há alguns anos, quando houve o boom de mídias sociais e smatphones, com Twitter, Facebook, iPhone, etc, nós tínhamos bastante dificuldade para encontrar, selecionar e compartilhar coisas na internet ... quando se tratava de medicina, a maioria dos blogs e fóruns eram arcaicos, falavam mais da experiência pessoal do dia a dia de cada um. Mas foi ao encontrar o blog ScienceRoll de Bertalan Mesko que pensei em fazer algo parecido na nossa língua e compartilhar o que descobríamos de interessante pela internet. Ele foi no começo e tem sido até agora grande inspiração para o Médico Nerd e nessa apresentação do TEDxNijmegen ele conta a sua experiência com blog, mídia social, internet e tudo mais sobre web 2.0.




Com um blog sobre medicina e mídia social desde 2006, Berci foi um dos pioneiros na interação entre medicina e mídia social! Nesse vídeo do TED ele conta uma história famosa que aconteceu com ele quando era estudante e poderia ter acontecido com qualquer um de nós: ele tinha um paciente com sintomas incomuns e soltou a dúvida no Twitter "Strange case today in internal medicine rotation. 16 years old boy with acute pancreatitis (for the 6th! time). Any ideas?". Em horas, outros estudantes, professores e pesquisadores publicaram várias respostas e no dia seguinte ele acabou trazendo isso para discussão na visita e ajudou no diagnóstico do paciente. Na época isso era novidade, nos primórdios do Twitter, e a notícia saiu inclusive no The New York Times!

Refletindo sobre os potenciais da internet e a sobrecarga de informações que enfrentamos diariamente, Mesko defende que o importante é sabermos filtrar! E nós, como médicos, temos que filtrar as informações da nossa área de interesse e procurar nosso nicho - na internet tem lugar para tudo: fórum, comunidade, blog, etc. Dessa forma, ele desempenhou um papel de "curador" de informações médicas e criou o Webicina, um portal com blogs, sites, Twitter e podcasts separados de acordo com a especialidade médica.


E foi com esse espírito de compartilhamento que ele criou outro projeto: um curso de medicina e mídias sociais! Se há uma sobrecarga de conteúdo, é preciso que saibamos como selecionar e aproveitar melhor o que temos à disposição ... mas se há também uma sobrecarga de tecnologia, temos que saber para que serve e como funciona cada recurso para que possamos utilizá-los melhor! E foi assim que Bertalan criou o primeiro curso da faculdade de medicina de Medicina e Web 2.0 e em seguida disponibilizou online: The Social MEDia Course, um curso que ensina o básico sobre Google, Twitter, blogs, comunidades, compartilhamento, etc.

Para conhecer o blog ScienceRoll, clique aqui.
Para conhecer o portal Webicina, clique aqui.
Para saber mais sobre The Social MEDia Course, clique aqui.



Um comentário :

  1. MedCurso MedCel 2017 mais Vídeos mais 700 Livros de Medicina
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2017!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas novas, São mais de 67 apostilas.

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2017, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2017 (110 gigas), Simulados Medcurso 2015, 2016, 2017.
    Super brinde
    700 Livros de Medicina
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...