Médicos da Ficção #1 - Dr. Watson


"Elementar, meu caro Watson" - Sherlock Holmes

Frase célebre de Sherlock Holmes, mas o famoso detetive britânico sempre precisou da ajuda do seu grande amigo e quase sempre o narrador da história: John Watson.
A primeira aparição de Watson se dá logo no primeiro livro de Sherlock Holmes que Sir. Arthur Conan Doyle escreveu: um Estudo em Vermelho (A Study in Scarlet) em 1887. Nessa narrativa eletrizante, Watson é um médico que acaba de retornar da guerra no Afeganistão (2a Guerra anglo-afegã - 1878-1880), tendo sido ferido como médico de batalha ele agora é um militar reformado.
Watson acompanharia Holmes ainda por vários outros livros: O signo dos Quatro, o Cão dos Baskerville e o Vale do Terror, sem contar as outras histórias curtas.

'Watson' no seriado House
Recentemente vários personagens remetem ao Dr. Watson. Mais popular seria o Dr. Wilson, amigo do Dr. House, seria fortemente influenciado pela obra de Conan Doyle (House = Holmes, Wilson = Watson) cumprindo o papel de ajudar e apoiar House.

Watson no cinema
no Cinema, Jude Law fez o papel de Watson no filme Sherlock Holmes de 2009 e na sua continuação Sherlock Holmes: O jogo das sombras de 2011. Nesse filme vemos um Watson bem lutador e destemido, bastante diferente do original dos livros. Esse é o cinema moderno! na verdade não estou falando dos antigos filmes de sherlock holmes simplesmente pelo fato do personagem sherlock holmes figurar no livro dos recordes como o personagem caracterizado pela maior quantidade de atores diferentes no cinema (e você pensava que era James Bond?) São simplesmente 79 atores diferentes! incluindo nessa lista Robert Dowey Jr. e Leonard Nimoy (Sim! Spock é Sherlock Holmes!) e dentre esses todos o mais prolífero é Basil Rathbone, com 15 filmes estrelando como Sherlock Holmes. Mas nesses filmes todos, o Holmes é o protagonista forte e Watson existe somente pra Holmes não monologar - daí a ênfase especial que demos ao filme moderno onde Jude Law interpreta tão bem um personagem totalmente re-imaginado.



Seriados modernos de Sherlock
Na TV, a BBC lançou em 2010 uma série que aguarda sua 3a temporada: Sherlock. Figurando um Watson e Holmes na era conteporânea, usando GPS, smartphones e cameras de segurança para resolver casos uma série de altíssima qualidade, e grande sotaque britânico. Interessante que o Watson dessa série também veio de uma guerra, no afeganistão! Dessa vez sim, a guerra recente que os EUA travaram lá. e o motivo de Watson ter saído das forças armadas é: Distúrbio do Estresse Pós Traumático.
Na mesma linha, em 2012 a CBS iniciou uma nova série: Elementary, mostrando um Sherlock Holmes moderno e morando em NY depois de ter de sair de Londres devido a problemas com drogas. O diferencial dessa série é exatamente o Dr. Watson: ou melhor, Dra. Watson - papel exercido de forma muito interessante por Lucy Liu. Dra. Joan Watson: na série que só teve 3 episódios lançados até agora, Dra. Watson é uma cirurgiã que se aposentou precocemente por motivos ainda não bem esclarecidos. Essa série promete muito, com episódios nos EUA nas quintas a noite. 

Watson, o super-computador da IBM
Esse Watson é o mais esperto de todos. Criado pela IBM em 2011, o Watson é um computador de Inteligência Artificial capaz de responder perguntas em linguagem natural, como uma pessoa comversando! para demonstrar a capacidade da máquina, o Watson participoudo programa americano de TV: Jopardy! - e ganhou!
Tão bondoso o Dr. Watson: a primeira atribuição comercial do Watson; ou seja: seu primeiro emprego, é exatamente no Hospital Memorial Sloan–Kettering Cancer Center, em Nova Iorque tomando decisões sobre os tratamento de pacientes com cancer de pulmão.

Quer conhecer esses Watson todos?
Então confira a lista de mídias:

Para ler outros posts da série Médicos da Ficção, clique aqui.

Um comentário :

  1. MedCurso MedCel 2017 mais Vídeos mais 700 Livros de Medicina
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2017!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas novas, São mais de 67 apostilas.

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2017, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2017 (110 gigas), Simulados Medcurso 2015, 2016, 2017.
    Super brinde
    700 Livros de Medicina
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...