Medicine #17 - Mar Adentro



Mar Adentro é um filme espanhol de 2004, vencendor do Oscar e Globo de Ouro de filme estrangeiro em 2005. O Filme tem Javier Bardem no papel principal: Ramón Sampedro.
Ramón Sampedro era um marinheiro solteiro da Galícia, na Espanha que aos 25 anos sofreu um acidente num mergulho onde fraturou o pescoço e ficou tetraplégico. Por quase 30 anos Ramón Sampedro lutou pelo direito a soberania sobre seu próprio corpo e sua existência, A exigência dele era simples: ele queria se matar. O suicídio era impossível, inviável em sua condição. Ele precisava de ajuda para morrer: Eutanásia - o suicídio assistido.


Ramon Sampedro
Ramón Sampedro - foto original
Apesar de ser um tema de extrema delicadeza e rodeado de dogmas sociais, políticos e religiosos, Alejandro Amenábar, o Diretor do filme conseguiu conduzir essa história bastante interessante como um romance: uma história de amor
Esse filme foi o trampolim do sucesso de Javier Bardem e na minha opinião, o melhor filme de 2004. Por falta de sorte, ele competiu nesse mesmo ano com dois grandes favoritos ao Oscar: A Menina de Ouro e O Aviador. Dois grandes filmes, mas inferiores a Mar Adentro. Acabou que o ganhador do Oscar de melhor filme deste ano acabou sendo A Menina de Ouro, uma história que termina em Eutanásia.
Eutanásia? E eu com isso?
Opa! esse ponto é delicado e merece uma discussão cuidadosa.
A Eutanásia: Suicídio Assistido é um tema de difícil compreensão. Começa da difícil compreensão do Suicídio, e em seguida da situação inusitada que seria: "Por que alguém ajudaria uma pessoa a se matar?" como se pode ver nos dois filmes que citamos aqui em cima e também no arrasador Um estranho no ninho: existem situações extremamente complexas em que uma pessoa pode vir a não querer mais viver e esteja incapacitada ao ponto de não conseguir se matar. É difícil de entender esses conceitos de forma universal sem recorrer a um modelo ou um exemplo para o tal - isso mostra o quão precária é nossa capacidade de julgamento sobre o tema, e o porque dessas idéias só serem discutidas mais abertamente recentemente. O estudo da Morte: a Tanatologia nunca antes foi tão difundido. A espanha, mesmo sendo um país conhecidamente tanatofílico, onde a morte é cultuada fortemente (Santa Muerte, Dia de Muertos) foi palco de debates repletos de dogmas no caso de Ramón. 
Porém, numa decisão importante, o Conselho Federal de Medicina no Brasil começou a por lenha nessa fogueira. O novo Código de Ética Médica de 2010 no Capítulo V, Art. 41, Parágrafo Único diz:
"Nos casos de doença incurável e terminal, deve o médico oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis sem empreender ações diagnósticas ou terapêuticas inúteis ou obstinadas, levando sempre em consideração a vontade expressa do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal."
Ou seja: o código de ética atual condena a Distanásia e encoraja a Ortotanásia.
Entenda os conceitos:
  • Eutanásia: Suicídio Assitido. Intuito de aliviar dor ou sofrimento (Boa morte em grego)
  • Ortotanásia: Não prover medidas diagnósticas ou terapêuticas em pacientes terminais sem perspectiva de cura ou melhora.
  • Distanásia: Prolongar o sofrimento de um paciente por meio de medidas terapêuticas que não tem perspectiva de cura ou melhora do paciente.
  • Morte Cerebral: Paciente morto. propício ou não à doação de órgãos.
Nosso código de ética é condizente com a realidade social e terapêutica atual em outros países. Esse foi um passo muito bem dado pelo conselho de ética em 2010. Contudo, a Eutanásia continua criminalizada no Brasil porque o Suicídio é um crime (apesar de não haver uma Pena para ele) e a eutanásia seria uma ajuda a um crime, essa sim passível de pena.
Então como médicos, teremos eventualmente de lidar com situações de terminalidade da vida - e não pensem que essa é uma realidade distante e que nunca vai acontecer: Como médicos formados há quase 2 anos, já tivemos que lidar com essa situação complexa muitas vezes. Muito mais do que imaginaríamos, e certamente muito, muito mais do que desejamos.
Então para refletir sobre a autonômia e direitos sobre o próprio corpo, deixo o trecho final do Testamento de Ramón Sampedro - o original, não o do filme:
Espanhol"Srs. Jueces, Autoridades Políticas y Religiosas: No es que mi conciencia se halle atrapada en la deformidad de mi cuerpo atrofiado e insensible, sino en la deformidad, atrofia e insensibilidad de vuestras conciencias."

Português: "Srs. Juízes, Autoridades Políticas e Religiosas: Não é que minha consciência se encontre aprisionada na deformidade de meu corpo atrofiado e insensível; mas sim na deformidade, atrofia e insensibilidade de vossas consciências."

Nome: Mar Adentro
Ano: 2004
Duração: 125 min
Área da medicina: Bioética, Neurologia, Neurotraumatologia
Onde Comprar: Submarino, Saraiva, Cultura

Para conhecer outros filmes da seção "Medicine", clique aqui.


2 comentários :

  1. MedCurso MedCel 2017 mais Vídeos mais 700 Livros de Medicina
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2017!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas novas, São mais de 67 apostilas.

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2017, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2017 (110 gigas), Simulados Medcurso 2015, 2016, 2017.
    Super brinde
    700 Livros de Medicina
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...