Portal Saúde Baseada em Evidências


Quem trabalha em instituições de ensino ou grandes hospitais tem acesso a portais médicos como UpToDate, MDConsult, etc. Mas e o médico ou profissional de saúde que está na UBS ou num plantão de PS e tem uma dúvida? Como ir além dos livros? Foi pensando nisso que o Ministério da Saúde criou em parceria com o MEC e o CAPES o portal Saúde Baseada em Evidências!

O portal Saúde Baseada em Evidências é acessível para quaisquer profissionais de saúde que tenham cadastro no seu conselho profissional. O cadastro no site é feito exatamente através do seu número do conselho, podendo, então, ser acessado de qualquer computador. 





Seu conteúdo é formado por 07 grandes bases de dados: Embase, REBRATS, ProQuest Hospital Collection, Atheneu Livros Virtuais, Micromedex, Dynamed e Best Practice (BMJ). A biblioteca virtual da Atheneu, por exemplo, tem grande acervo online de livros de várias áreas da saúde e traz ainda resumos da Cochrane traduzidos; o Micromedex é um grande portal de medicamentos, onde você pode ter acesso detalhado a informações sobre mecanismo de ação, interações, posologia, etc; Dynamed é um portal de resumos médicos organizados por temas e totalmente atualizado conforme novas evidências, inclusive trazendo nível de evidência e referência ao lado de cada informação; REBRATS é uma rede nacional sobre tecnologia em saúde; o ProQuest é uma base de artigos, resumos e teses em diversos temas de Medicina e Enfermagem; Embase é uma base da Elsevier voltada principalmente para farmacologia. O portal conta também com o Best Practice do BMJ, que tem resumos de diversos temas médicos em modelo esquemático, com tópicos e textos bem resumidos: uma boa opção para busca rápida, mas não para aprofundamento do tema.




Para acessar o portal Saúde Baseada em Evidências, clique aqui.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...