Qual o diagnóstico de Darth Vader?

Mesmo quem não assistiu Star Wars (mas assistam porque é muito bom!), já ouviu falar no famoso vilão Darth Vader. Geralmente tanto os vilões como os heróis têm problemas psicológicos, distúrbios familiares e por vezes até doenças psiquiátricas. Mas ninguém esperava que realmente fossem encaixar um deles no DSM-IVDiagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4ª edição): de acordo com psiquiatras franceses, Darth Vader preenche 06 critérios dos 09 para o diagnóstico de Transtorno da Personalidade Borderline. Alguns elementos associados a essa doença podem ser encontrados através da história da vida de Darth Vader, como a ausência do pai e a separação precoce da mãe, o uso de mecanismos de defesa e as ilusões de onipotência. Já com relação aos critérios da doença em si, ele apresentava impulsividade e dificuldade em controlar sua raiva, passou pois dois eventos dissociativos secundários a eventos estressantes, além das incertezas sobre sua personalidade: mudar de nome e ir para o lado negro da força podem ser intrepetados como sinais de distúrbio de identidade. 
Certamente George Lucas não pensou nisso ao escrever o roteiro do filme, mas vale a associação para ajudar no aprendizado da psiquiatria! 
Que a força esteja com você!


Bui, E et al. Is Anakin Skywalker suffering from borderline personality disorder? Psychiatry Res. (2009), doi:10.1016/j.psychres.2009.03.031

2 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...