Evento: IV Congresso Nordestino de Educação Médica
Local: Natal - RN
Data: 06 a 07 de agosto de 2010
Inscrições: 40 R$ para estudantes
3. Artigo da Wikipedia"If you talk to god, you're religious. If god talks to you, you're psychotic" - Season 2, Episode 2x19 - "House vs. God"
Para aqueles que procuram uma fonte mais objetiva, o melhor é começar pela Wikipedia. No artigo principal, a Wikipedia traz uma descrição geral sobre a criação do seriado, o elenco e os personagens.
6. DVDs com temporadas completas
Karl Landsteiner, criador da classificação de grupos sanguíneos pelo sistema ABO, nasceu em 14 de junho de 1868 e, em sua homenagem, a Organização Mundial de Saúde (OMS) comemora todo dia 14 de junho o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Daqui a poucas horas o Brasil vai estrear na Copa do Mundo FIFA e nós, brasileiros, que somos daquele tipo que pula do sofá à cada passe e xinga a mãe do goleiro, temos que tomar cuidado! Uma equipe médica alemã contabilizou os eventos cardiovasculares ocorridos durante a Copa de 2006 na Alemanha e comparou com os anos de 2003 e 2005. O estudo, publicado no NEJM, mostrou que assistir partidas estressantes de futebol dobrou o risco de um evento cardiocascular agudo!
Mesmo quem não assistiu Star Wars (mas assistam porque é muito bom!), já ouviu falar no famoso vilão Darth Vader. Geralmente tanto os vilões como os heróis têm problemas psicológicos, distúrbios familiares e por vezes até doenças psiquiátricas. Mas ninguém esperava que realmente fossem encaixar um deles no DSM-IV ( Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4ª edição): de acordo com psiquiatras franceses, Darth Vader preenche 06 critérios dos 09 para o diagnóstico de Transtorno da Personalidade Borderline. Alguns elementos associados a essa doença podem ser encontrados através da história da vida de Darth Vader, como a ausência do pai e a separação precoce da mãe, o uso de mecanismos de defesa e as ilusões de onipotência. Já com relação aos critérios da doença em si, ele apresentava impulsividade e dificuldade em controlar sua raiva, passou pois dois eventos dissociativos secundários a eventos estressantes, além das incertezas sobre sua personalidade: mudar de nome e ir para o lado negro da força podem ser intrepetados como sinais de distúrbio de identidade.
Acho que essa é a primeira fonte à qual todo mundo recorre: você vai lá na caixa de pesquisa do Google, digita o que está procurando e além de vários sites, ele oferece uma lista de imagens. Fácil e simples, não é? O problema é que é difícil achar imagens com boa resolução - uma dica é procurar pelo termo em inglês, pois o resultado da pesquisa sempre tem mais imagens!
É também uma fonte de fácil acesso e conhecida por todos. Mas na verdade aquelas figuras bonitinhas que você encontra nos artigos da Wikipedia vêm da Wikimedia Commons, a parte da Wiki que gerencia imagens, vídeos e outras mídias. O acervo é bem rico, fácil de pesquisar e traz imagens mais selecionadas do que o Google, geralmente oferencendo arquivos de boa qualidade.
O Medline Plus é uma fonte de informações em saúde organizada pelo National Institute of Health (NIH) dos EUA. Dentre as diversas áreas do site você encontra a Medical Encyclopedia, onde estão disponíveis artigos sobre doenças, exames, sintomas e as imagens associadas a eles. A vantagem é que as imagens são bem didáticas e padronizadas pelo A.D.A.M.
Famosa fonte de imagens em geral na internet, o iStock Photo também traz fotografias de medicina. O único problema é que as imagens são pagas, mas para quem procura uma fotografia mais específica e de melhor qualidade para usar em algum cartaz ou banner, talvez seja essa a fonte.