Recentemente foi veiculado na mídia o RP-7 da InTouch Health.
O projeto basicamente constitui-se de um robô de movimento em plano com uma câmera de vídeo e uma tela de LCD acoplada. O médico pode por meio de telemedicina ver o paciente e até usar alguns recursos diagnósticos como o estetoscópio eletrônico e sistema de ultrassom.
A invenção parece ser interessante quando pensamos no ambiente militar, para orientação e auxílio dos médicos/enfermeiros de combate.
De qualquer forma, o robô parece amigável, o médico na foto nem tanto, hein?!
Telemedicina?
Se assustou com o termo? Esse robozinho parece ainda muito fantástico para você? Saiba então que você está um pouco atrasado. Esse robô na verdade é uma simples estação de telemedicina sobre um dispositivo que permite sua locomoção!
Saiba que no Brasil já há projetos para instalação de redes de telemedicina em todos os estados!
Existe uma rede iniciada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia visando expandir esse tipo de serviço: a RUTE:
Se você tem interesse nessa área, converse com o pessoal da RUTE e eles podem orientar como melhorar ou implementar essa facilidade em seu hospital. A equipe do Mediconerd.com também conta com participantes nos projetos de telemedicina! Contate-nos para mais informações: mediconerd@mediconerd.com
Robôs?!?!
Você sabia que desde 2001 existem robôs assistentes às videocirurgias? O primeiro modelo criado, o ZEUS permitiu a cirurgia de um paciente na França com o cirurgião em Nova Iorque.
Mesmo assim, o Sistema do ZEUS hoje é ultrapassado, sendo hoje amplamente utilizado o da Vinci: mais moderno, mais seguro e mais eficiente. A foto abaixo é do da Vinci do Hospital Universitário de Nijmegen na Holanda. A paciente está sendo operada: uma histerectomia por um leiomioma uterino.
Esses robôs modernos apresentam uma grande vantagem quando comparados à videolaparoscopia convencional: permitem visão em 3D intra-peritoneal. Isso se faz com o uso de uma ótica de calibre um pouco maior (15mm contra os 10mm das óticas convencionais) que carrega duas câmeras; o cirurgião então opera de uma pequena estação onde a imagem é reconstruída em 3D. os demais membros da equipe enxergam somente 2D pelos monitores convencionais.
Mas nem tudo é um mar de rosas no mundo da robótica. Esse sistema ainda custa em torno de 1,5 milhão de Euro, e os instrumentos (kit completo) custam cerca de 10.000 Euro, porém esse instrumental vem com um microchip de kill-switch, significando que eles só operam 10 cirurgias, depois não funcionam mais!
Mesmo assim: o futuro da cirurgia é a assistência robótica.
Robôs e ficcção:
Parece ainda que a ficção antecipou a realidade. No último jogo da série de espionagem tática – Metal Gear Solid 4 - Guns of Patriots (PS3) figura o pequeno Metal Gear Mk. II, um pequeno robô de suporte com as mesmas características do RP-7, exceto que o MK2 é bem menor e mais bacana! Esse vídeo não é tão bom, mas pelo menos mostra o essencial.
O genial Hideo Kojima dirigiu e escreveu todos os jogos da série e além da trama ultra complexa ainda conseguiu prever o futuro da Robótica.
Resumindo tudo:
- O robô RP-7 ainda tem muito chão a andar antes de se tornar um gadget comum nas salas de emergência.
- Telemedicina é uma tecnologia muito próxima de nós. Procure conhecer para não ficar de fora: pode se tornar a grande revolução do exame clínico.
- O robô 'da Vinci' é uma máquina magnífica que vale o alto preço do seu investimento. Se você gosta de cirurgia, precisa conhecer e se familiarizar com a cirurgia robótica.
- Metal Gear Solid é uma excelente série de jogos de videogame. Se você tem um PS3, recomendamos como um dos melhores jogos já lançados.
Nenhum comentário :
Postar um comentário