Curiosidades sobre epônimos famosos

Todo mundo odeia ter que lembrar dos epônimos na hora de estudar, mas no fundo vale a pena saber seus nomes nem que seja para honrar esses grandes médicos/pesquisadores que fizeram história. O Médico Nerd já trouxe para você uma boa fonte sobre epônimos em "A história por trás dos epônimos"  e agora traz fatos curiosos sobre o tema que saíram recentemente no site da CNN.

Doença de Crohn
Essa doença intestinal inflamatória poderia muito bem ter acabado se chamando Doença de Ginzburg ou Doença de Oppenheimer. Em 1932, 03 médicos novaiorquinos chamados Burrill Bernard Crohn, Leon Ginzburg e Gordon Oppenheimer publicaram um artigo descrevendo esse novo tipo de doença. Como Crohn era o primeiro nome da lista por ordem alfabética, a doença acabou com o seu nome!

Salmonelose
Sim, a salmonela também recebe o nome de uma pessoa! Daniel Elmer Salmon era um veterinário patologista que realizou uma pesquisas de microbiologia no final do século XIX.

Apesar de Salmon não ter realmente descoberto essa bactéria que agora recebe seu nome - foi o epidemiologista Theobald Smith que a isolou em 1885 - era ele quem coordenava o programa de pesquisa no qual a descoberta ocorreu. Smith e seus colegas nomearam a bactéria em homenagem ao chefe.

Doença de Parkinson
James Parkinson era um cara ocupado. Enquanto a maioria dos boticários ingleses mantinham negócios no ramo da medicina, ele também atuava na geologia, paleontologia e política; Parkinson até publicou um estudo científico de 03 volumes sobre fósseis.

Parkinson fez algumas pesquisas sobre gota e peritonite, mas foi seu famoso estudo de 1817 "An Essay on the Shaking Palsy" que deu seu nome à doença.

Doença de Huntington
George Huntington não era um pesquisador muito prolífico, mas fez sua parte. Em 1872, o recém-formado Huntington publicou uma das duas pesquisas que iria fazer durante sua vida.

No artigo, Huntington descrevia os efeitos de uma doença neurodegenerativa após examinar várias gerações de uma família na qual todos sofriam dessa condição genética.

Doença de Alzheimer
Em 1901, o neuropatologista alemão Alois Alzheimer começou a observar uma estranha paciente num asilo em Frankfurt. A mulher de 51 anos, Auguste Deter, não tinha memória recente e se comportava de forma estranha. Quando a paciente faleceu em 1906, Alzheimer dissecou seu cérebro e apresentou seus achados em novembro daquele ano: era a primeira descrição formal de demência pré-senil.


Síndrome de Tourette
Vamos dar crédito a George Gilles de la Tourette por sua modéstia. Quando o neurologista francês primeiro descreveu essa doença em 1884, ele não deu seu nome a ela. Em vez disso, se referiu à doença como "maladie des tics".  Foi Jean-Martin Charcot, contemporâneo e mentor de Tourette, que renomeou a doença em seguida.

Parece que Tourette não tinha muita sorte com seus pacientes. Em 1893 uma antiga paciente atirou na cabeça do seu antigo médico. Ela alegava que tinha perdido sua sanidade após Tourette tê-la hipnotizado.

Linfoma de Hodgkin
O patologista inglês Thomas Hodgkin primeiro descreveu essa neoplasia que agora recebe seu nome quando estava trabalhando no Guy's Hospital de Londres em 1832. Hodgkin publicou o estudo "On Some Morbid Appearances of the Absorbent Glands and Spleen" naquele ano, mas a doença só recebeu seu nome quando Samuel Wilks redescobriu seu trabalho anos depois.

Síndrome de Klinefelter
A condição genética na qual homens tem um cromossomo X extra recebe o nome de Harry Klinefelter, um jovem endocrinologista de Boston que publicou sua pesquisa quando estava sob orientação do famoso endocrinologista Fuller Albright em 1942.

5 comentários :

  1. Só para complementar:
    A doença de Crohn foi descrita muito antes do dr. Crohn por um cirurgião polonês: Antoni Lesniowski em 1903 em Varsóvia na Polônia.
    Inclusive, na Polônia, a doença é conhecida como Choroba Leśniowskiego-Crohna, ou seja: doença de Lesniowski-Crohn.

    ResponderExcluir
  2. ñ serviu de nada pra mim....eu so esse ai de cima....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...