As Grandes Epidemias - exposição do Instituto Butantan

Parece que a pandemia de Gripe A H1N1 de 2009 fez o Instituto Butantan relembrar as outras pandemias da história! Agora em 2010 o Butantan realizará a exposição As Grandes Epidemias, a qual conta com painéis ilustrativos e filmes curtos com muitas imagens e entrevistas com Dr. Drauzio Varella e secretário de Saúde do Estado de São Paulo. Todos usam uma linguagem simples para falar de história, saúde, ciência e, principalmente, da importância da vacinação. A exposição, gratuíta, deverá ser levada a outras regiões da capital paulista em breve.




AIDS
Mais de 5 milhões de pessoas são contaminadas a cada ano pelo HIV. O médico Dráuzio Varella pede atenção e prevenção






Peste negra
A infecção era atribuída aos miasmas e castigo divino. Em 1894, Alexandre Yersin e Shibasaburo Kitasatu identificaram o agente responsável pela doença, a bactéria Yersinia pestis.






Influenza
A gripe espanhola matou cerca de 40 milhões na primeira metade do século XX. Hoje, Isaias Raw defende a vacinação para prevenir a gripe suína.






Meningite
A epidemia de meningite foi censurada pelos militares por dois anos. Segundo Barradas, a vacina foi aplicada na população paulista em 15 dias.





Varíola
A varíola matou e deformou milhões, mas foi extinta em 1984. Foi a primeira vez que uma doença infecciosa foi abolida da Terra graças à vacinação.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...