Aniversário #2 – DNA



No dia de hoje, 28 de Fevereiro em 1953, James Watson e Francis Crick anunciaram no Eagle Pub, onde eles convenientemente almoçavam ao sair do Cavendish Laboratory, a descoberta do ‘Segredo da Vida’. A estrutura do DNA tinha sido elucidada.

Watson Crick DNA agedWatson Crick DNA pub

Naquela época diversos pesquisadores já tinham proposto possíveis estruturas para a tal molécula, até mesmo o famoso Linus Pauling. Porém só em 25 de fevereiro de 1953 foi publicado na Nature o artigo de Watson & Crick mostrando o DNA como conhecemos hoje – Esse artigo rendeu a Watson e Crick o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1962.
Essa é a plaquinha que existe ainda hoje na entrada do pub de Cambridge:

 Eagle Pub sign


Esse é o link para o artigo original publicado na Nature:

 Nature DNA

Fratura fashion

Americano inventa cada moda!
Enquanto aqui nós andamos com gessos assinados pelos coleguinhas, nos EUA a coisa é muito mais fashion: a empresa Casttoo faz uma capa para seu gesso com a imagem da radiografia da sua fratura ou imagens anatômicas dos ossos escondidos embaixo do gesso! Conheça alguns modelos abaixo!







Onde encontrar livros de medicina

Esse post aqui é uma boa dica para os calouros! 
Mas antes disso, o médiconerd vai lhe dizer como conseguir um livro na faculdade:


1. Pegue na biblioteca da faculdade 
Vantagem: Há várias opções e você não gasta nada;
Desvantagem: Geralmente são poucas cópias para muitos alunos, depois de pouco tempo você terá que devolvê-lo e há uma enorme quantidade de edições antigas e mofadas;


2. Pegue emprestado de um colega do período da frente 
Vantagem: Você também não gasta nada;
Desvantagem: Você tem que ter muito cuidado na conservação do livro (não pode riscar, amassar, pegar chuva ...) e quando terminar o semestre você vai ter que devolvê-lo;

3. Tire Xerox 
Vantagem: é bem mais barato do que comprar um livro e você copiar capítulos avulsos;
Desvantagem: as figuras tem uma qualidade péssima e os livros ficam bem mais volumosos devido à densidade do papel utilizado;

4. Compre o livro 
Vantagem: o livro é novo e bonito e fica com você para o resto da sua vida;
Desvantagem: os livros geralmente são caros e a cada 04 anos é lançada uma nova edição atualizada;

5. Baixe na internet 
Vantagem: é grátis e você pode pegar sempre as edições mais atualizadas;
Desvantagem: além de ser um ato ilegal, você tem sempre que estudar no computador e quase todos os arquivos disponíveis estão em inglês;

Mas se você resolveu comprar mesmo o livro, onde procurá-los?
Bom, sempre tem aquela livraria pequena num cantinho da faculdade, mas outra boa opção é comprar na internet: os preços são melhores do que nas lojas comuns e os livros chegam na sua casa sem esforço! Você pode encontrá-los nos sites do Submarino, Livraria Saraiva e Amazon.

O Submarino e a Livraria Saraiva são sites brasileiros que oferecem tanto livros traduzidos quanto importados. Os preços são bastante semelhantes, variando conforme promoções de frete grátis ou descontos especiais. O prazo de entrega geralmente é curto e os livros sempre chegam certinho em casa. Não há perigo na compra, pois se tratam de lojas de verdade e não um leilão de vendedores como o Mercado Livre.

O Amazon é um site americano e oferece uma ampla variedade de livros em inglês. A grande vantagem é comprar a edição mais atualizada do que a traduzida, já que levam certa de 02 anos nesse processo de tradução e edição em português. Além disso, o preço geralmente é a metade do encontrado nas lojas nacionais. O problema é o frete é caro e a entrega demorada.

Centro francês de laparoscopia vai abrir filial no Brasil

O IRCAD, centro de excelência em cirurgia laparoscópica, vai abrir uma filial no Brasil! Você lembra do IRCAD, não é? Em janeiro o Médico Nerd postou "e-learning em cirurgia", falando sobre o WebSurg (site que o instituto mantém)
Pois bem, a partir de 2011 os cirurgiões brasileiros terão oportunidade de participar dos cursos sem ter que ir à França (viagem ótima, mas super cara!). As construções já começaram e estão previstas para terminar em novembro desse ano. O projeto é uma parceria com o Hospital de Câncer de Barretos.




Curiosidades sobre epônimos famosos

Todo mundo odeia ter que lembrar dos epônimos na hora de estudar, mas no fundo vale a pena saber seus nomes nem que seja para honrar esses grandes médicos/pesquisadores que fizeram história. O Médico Nerd já trouxe para você uma boa fonte sobre epônimos em "A história por trás dos epônimos"  e agora traz fatos curiosos sobre o tema que saíram recentemente no site da CNN.

Doença de Crohn
Essa doença intestinal inflamatória poderia muito bem ter acabado se chamando Doença de Ginzburg ou Doença de Oppenheimer. Em 1932, 03 médicos novaiorquinos chamados Burrill Bernard Crohn, Leon Ginzburg e Gordon Oppenheimer publicaram um artigo descrevendo esse novo tipo de doença. Como Crohn era o primeiro nome da lista por ordem alfabética, a doença acabou com o seu nome!

Salmonelose
Sim, a salmonela também recebe o nome de uma pessoa! Daniel Elmer Salmon era um veterinário patologista que realizou uma pesquisas de microbiologia no final do século XIX.

Apesar de Salmon não ter realmente descoberto essa bactéria que agora recebe seu nome - foi o epidemiologista Theobald Smith que a isolou em 1885 - era ele quem coordenava o programa de pesquisa no qual a descoberta ocorreu. Smith e seus colegas nomearam a bactéria em homenagem ao chefe.

Doença de Parkinson
James Parkinson era um cara ocupado. Enquanto a maioria dos boticários ingleses mantinham negócios no ramo da medicina, ele também atuava na geologia, paleontologia e política; Parkinson até publicou um estudo científico de 03 volumes sobre fósseis.

Parkinson fez algumas pesquisas sobre gota e peritonite, mas foi seu famoso estudo de 1817 "An Essay on the Shaking Palsy" que deu seu nome à doença.

Doença de Huntington
George Huntington não era um pesquisador muito prolífico, mas fez sua parte. Em 1872, o recém-formado Huntington publicou uma das duas pesquisas que iria fazer durante sua vida.

No artigo, Huntington descrevia os efeitos de uma doença neurodegenerativa após examinar várias gerações de uma família na qual todos sofriam dessa condição genética.

Doença de Alzheimer
Em 1901, o neuropatologista alemão Alois Alzheimer começou a observar uma estranha paciente num asilo em Frankfurt. A mulher de 51 anos, Auguste Deter, não tinha memória recente e se comportava de forma estranha. Quando a paciente faleceu em 1906, Alzheimer dissecou seu cérebro e apresentou seus achados em novembro daquele ano: era a primeira descrição formal de demência pré-senil.


Síndrome de Tourette
Vamos dar crédito a George Gilles de la Tourette por sua modéstia. Quando o neurologista francês primeiro descreveu essa doença em 1884, ele não deu seu nome a ela. Em vez disso, se referiu à doença como "maladie des tics".  Foi Jean-Martin Charcot, contemporâneo e mentor de Tourette, que renomeou a doença em seguida.

Parece que Tourette não tinha muita sorte com seus pacientes. Em 1893 uma antiga paciente atirou na cabeça do seu antigo médico. Ela alegava que tinha perdido sua sanidade após Tourette tê-la hipnotizado.

Linfoma de Hodgkin
O patologista inglês Thomas Hodgkin primeiro descreveu essa neoplasia que agora recebe seu nome quando estava trabalhando no Guy's Hospital de Londres em 1832. Hodgkin publicou o estudo "On Some Morbid Appearances of the Absorbent Glands and Spleen" naquele ano, mas a doença só recebeu seu nome quando Samuel Wilks redescobriu seu trabalho anos depois.

Síndrome de Klinefelter
A condição genética na qual homens tem um cromossomo X extra recebe o nome de Harry Klinefelter, um jovem endocrinologista de Boston que publicou sua pesquisa quando estava sob orientação do famoso endocrinologista Fuller Albright em 1942.

Grey's Anatomy e a educação médica



Quem acompanha a série americana Grey's Anatomy sabe que ela é muito mais novela do que seriado médico em si! Ao contrário de House M.D. que mostra um caso médico a cada episódio, Grey's lida com as idas e vindas de inúmeros romances dentro do Hospital Seattle Grace, ou seja, a medicina está ali como plano de fundo para o troca-troca de casais.


Mas vez ou outra eles trazem um episódio diferenciado! "Time Wrap", 15º episódio da 6ª temporada, exibido quinta-feira (18/02) nos EUA, foi excelente na sua delineação dos casos clínicos: mostrou dados fidedignos, induziu raciocínio, discutiu vários diagnósticos e mostrou casos interessantes.


O episódio é centrado na retomada das sessões de discussão de casos clínicos do hospital. Foram 03 casos apresentados: uma cirurgia ortopédia dificílima, mostrando a perseverança do médico ao realizá-la e a boa relação com o paciente; uma paciente com dor abdominal persistente, enfatizando a importância da história clínica e do diagnóstico diferencial; e um paciente com AIDS no ano de 1982 (na época a doença era chamada GRID), que mostra de forma bastante interessante a reação dos médicos com a doença e como lidar com o desconhecido.


 "The biggest influences in your life are sitting around you, right now." - Richard Weber, the Chief 



Realmente um episódio brilhante! Uma grande lição de educação médica ao mostrar a influência dos colegas no nosso aprendizado médico e como alguns pacientes mudam completamente a maneira como vemos a medicina!


Para assistir ao episódio, você baixá-lo com legenda aqui








Parto vaginal - manuais e vídeos

No embalo do meus plantões de Carnaval no pronto-socorro de obstetrícia, trago para vocês alguns bons recursos sobre parto! 
Primeiramente, o Caderno do Ministério da Saúde sobre Pré-natal e puerpério (caderno nº 5) e o manual da FEBRASGO sobre o mesmo tema. Em seguida, vocês poderão ver mais duas daquelas animações: dessa vez mostrando a descida da apresentação do feto e o parto vaginal.



Ode ao Anestesista e ao Cirurgião

Como prometido, o médiconerd traz mais duas paródias super engraçadas do grupo Amateurs Transplant! Os vídeos "Anesthesist's Hymm" (Ode ao Anestesista) e "Careless Surgeon" (Ode ao Cirurgião) já são meio antigos, mas mesmo pra quem já tenha visto, vale a pena rir mais uma vez.



O que é #followfriday ?

Certamente quem usa o Twitter já percebeu que toda sexta-feira aparece #followfriday nos Trending Topics! Mas o que é afinal esse tal de #followfriday (ou #FF para os mais econômicos)?
De acordo com Mashable, #followfriday é um jogo no qual as pessoas sugerem quem você deveria seguir no Twitter! Isso é uma boa maneira de ajudar os outros a acharem usuários interessantes para seguir. Para participar basta listar os usuários que você sugere e adicionar o #followfriday no tweet. Você também pode encontrar as sugestões do #FF no twitter search.
O @mediconerd postou o seguinte tweet: @NEJM @historymed @bmj_latest @mashable @kevinmd #followfriday



As Grandes Epidemias - exposição do Instituto Butantan

Parece que a pandemia de Gripe A H1N1 de 2009 fez o Instituto Butantan relembrar as outras pandemias da história! Agora em 2010 o Butantan realizará a exposição As Grandes Epidemias, a qual conta com painéis ilustrativos e filmes curtos com muitas imagens e entrevistas com Dr. Drauzio Varella e secretário de Saúde do Estado de São Paulo. Todos usam uma linguagem simples para falar de história, saúde, ciência e, principalmente, da importância da vacinação. A exposição, gratuíta, deverá ser levada a outras regiões da capital paulista em breve.




AIDS
Mais de 5 milhões de pessoas são contaminadas a cada ano pelo HIV. O médico Dráuzio Varella pede atenção e prevenção






Peste negra
A infecção era atribuída aos miasmas e castigo divino. Em 1894, Alexandre Yersin e Shibasaburo Kitasatu identificaram o agente responsável pela doença, a bactéria Yersinia pestis.






Influenza
A gripe espanhola matou cerca de 40 milhões na primeira metade do século XX. Hoje, Isaias Raw defende a vacinação para prevenir a gripe suína.






Meningite
A epidemia de meningite foi censurada pelos militares por dois anos. Segundo Barradas, a vacina foi aplicada na população paulista em 15 dias.





Varíola
A varíola matou e deformou milhões, mas foi extinta em 1984. Foi a primeira vez que uma doença infecciosa foi abolida da Terra graças à vacinação.

Receba 08 edições gratuitas do NEJM em casa

New England é a revista "sonho de consumo" de todo mundo! E geralmente a gente acompanha as publicações no site oficial ou usando a internet da faculdade ou através daquele pdf enviado por um colega.

Mas já pensou em receber a revista impressa na sua casa? Hoje eles relançaram a promoção que oferece 08 edições impressas gratuitas e acesso completo ao conteúdo online.
Vale a pena conferir!


Paródias médicas no Youtube

Lá vai uma dica cultural do médiconerd para animar seu Carnaval! Você já ouviu aquela paródia do Anestesista - "Anaesthetist's Hymn"? Aquela que diz "Everybody wonders what anaesthetists do while the patient is asleep". Essa música e muitas outras igualmente hilárias são do Amateurs Transplant, formada por uma dupla de médicos ingleses Dr. Adam Kay and Dr. Suman Biswas.

Depois, é claro, vamos trazer os vídeos do anestesista, do cirurgião e do pediatra. Mas, por enquanto, hoje é dia do vídeo da diarréia!


Superinteressante e TIME Magazine falam sobre longevidade

Se você, assim como eu, está cansado de passar o Carnaval estudando e resolveu passear aleatoriamente pela internet, você chegou no lugar certo! O médiconerd não só lhe oferece a leitura de um post como também sugere duas revistas para animar/ocupar seu maravilhoso-carnaval-no-computador.

A novidade é a seguinte: em sua edição de fevereiro, as revistas Superinteressante e TIME Magazine abordaram o mesmo tema médico na capa: Longevidade. Pois é! Ao que parece, a moda agora é ter mais de 100 anos! Enquanto a TIME fala sobre os vovôs centenários, sua qualidade de vida, a "receita" para chegar bem a essa idade e mostra fotos e depoimentos, a Super vai além e fala dos avanços farmacológicos e genéticos da medicina para deixar suas células eternamente jovens! Vale a pena conferir!


Super Interessante Capa Fevereiro


"A imortalidade existe na natureza. Não tem nada de utopia. Pena que nós não desfrutemos nada dessa boquinha. Ao longo do tempo, nosso corpo se deteriora. Perdemos os melanócitos que dão cor aos cabelos, o colágeno da pele, a cartilagem dos ossos – ficamos grisalhos, enrugados, com dores nas juntas. Velhos. Numa sucessão de baixas, células e órgãos vão deixando de cumprir funções cruciais para o corpo. Até que tudo isso culmina numa pane geral. E nós morremos." - Superinteressante







"Dozens of studies have investigated such individuals, with the goal of picking out the secrets to their salubrious seniority. Those analyses, however, have generally followed two separate if parallel tracks. The traditional approach has been to study the lifestyle and behavioral components of vigorous aging — the good habits, such as a healthy diet, regular physical activity and mental exercises that might keep the elderly vibrant through their golden years. The New England Centenarian Study, which includes 850 people entering their 100s, for example, has identified several behavioral and personality traits that seem to be critical to longevity, including not smoking, being extroverted and easygoing and staying lean."  - TIME Magazine








Novidades do Médico Nerd!


Aprimoramos algumas funcionalidades do site para a melhor comodidade. Esperamos com isso tornar sua visita mais agradável e produtiva.
Então essas foram as alterações:

1.   Comentários: agora todos podem comentar livremente em baixo de cada post! Confira! Comente!





2.   Novos links no sidebar: agora você tem rápido acesso ao nosso email, RSSTwitterOrkut, Youtube e Delicious!





3.   Corrigido: alguns links quebrados! (obrigado! @andremcar)

Será que vai ficar melhor assim?! Aproveite a área de comentários e fale com a gente! Sua opinião vai ser vista por todos!

AIDS – Prevenção e informação

Já postamos recentemente que o Ministério da Saúde lançou uma campanha de carnaval esse ano para conscientizar e prevenir a proliferação da AIDS.

Contudo, nós ficamos surpreendidos: o vídeo do MS, apesar de ser bacaninha e bem feito só atingiu 264 visitas em 3 dias, e um rating médio de 2 estrelas. É muito pouco. Assim, decidimos dar uma ‘mãozinha’ ao Ministério e estamos trazendo para vocês mais dois vídeos muito interessantes!



O primeiro é da associação francesa de luta contra a AIDS e a hepatite: esse sim – um hit do youtube com 250 mil visitas em um mês e rating médio de 5 estrelas.


O segundo vídeo é bem mais antigo, e foi produzido por um laboratório farmacêutico. Ele mostra a infecção de um linfócito pelo vírus HIV-1 e o modo como agem os principais anti-retrovirais. Foi todo traduzido, legendado e publicado pelo editor do blog mediconerd.comHeleno Paiva (o canal dele do youtube também só tem esse vídeo que preste! =P).


Então fica a mensagem de prevenção e cuidado que ainda devemos frente a AIDS e às outras doenças sexualmente transmisíveis.

Campanha do MS para uso de camisinha no Carnaval

Pensou que o médiconerd ia deixar o Carnaval passar? 
Procuramos alguma novidade virtual sobre a festança que está chegando e encontramos a campanha lançada pelo Ministério da Saúde para uso de camisinha no Carnaval.



Com o tema "O que você fizer eu tô dentro", o MS quer atingir tanto os casais como aqueles que só querem curtir. A campanha centraliza o público-alvo em jovens, priorizando mulheres jovens e homens gays. A grande novidade para esse ano é o grande uso de mídia social, com divulgação em blogs, twitter e facebook. Além disso, a campanha terá duas fases: a primeira antes do Carnaval e a segunda depois, falando sobre o teste anti-HIV.

Stanford University no iTunes

Já imaginou poder fazer cursos e assistir aulas da Universidade de Stanford no seu computador? Isso mesmo! A Stanford tem um canal no iTunes U, um projeto da Apple que fornece mídia educativa gratuita, através do qual você pode baixar aulas em audio ou vídeo. Mas calma! Não é preciso ter ipod ou iphone para acessá-los! Basta instalar o iTunes no seu computador (é grátis!) e assistir tudo no pc mesmo! 


Na área de Medicina e Saúde são disponibilizados centenas de arquivos distribuídos por cursos (como o de anatomia clínica) ou por áreas (como doenças e saúde pública)


Para abrir o canal da Stanford no seu iTunes, clique aqui

Novo Layout!

Agora o mediconerd.com está com novo Layout!
Fizemos várias alterações para melhorar e facilitar a navegação pelo site.
Com agradecimentos a Júlio Melquiades, nosso amigo que confeccionou o nosso novo logo. De cara nova, o Médico Nerd continua mantendo sua postagem diária suprindo de nerdices o seu dia-a-dia no consultório, na faculdade ou até no centro cirúrgico!
Até mais, e boa navegação!


Animações médicas educativas

Sabe quando você está na aula tentando entender a fisiopatologia de uma doença ou como funciona uma cirurgia, mas simplesmente não consegue visualizar a cena? Nada melhor do que vídeos educativos em 3D para nos ajudar!


Desbravando o mundo de coisas que existe no Youtube, o médiconerd achou o  canal do Nucles Medical Media, uma empresa americana que produz animações fascinantes para explicar desde a ovulação até a cirurgia para tratamento do DRGE (fundoplicatura).




A ortopedia na nova era do videogame

Você alguma vez já jogou Wii? Se sim, você certamente já pulou no meio da sala pra dar aquela sacada no tênis ou já quase escorregou numa partida de boliche!


O Wii, um videogame lançado em 2006 pela Nintendo, tem como grande recurso a liberdade de movimentos que oferece durante o jogo por ter controles sem fio. Além disso, o videogame dispõe do Wii Balance Board, uma espécie de balança que reconhece os movimentos do jogador conforme a distribuição do seu peso. Com essa balança você pode jogar o Wii Fit, um jogo que é quase uma academia: você sobe na balança e alonga pra um lado, alonga para o outro, faz ioga, step, push-ups, cooper e vários outros exercícios.





Pois bem! Toda essa liberdade de movimentos e grandes lances esportivos tem lançado uma nova tendência nos atendimentos de ortopedia pelo mundo, a "Wii fracture"! Em carta ao NEJM, uma médica inglesa relatou o caso de uma adolescente que sofreu fratura do 5º metatarso durante a realização de exercícios no Wii Fit.

Já são inúmeros os relatos de crianças e jovens que sofreram lesões cortocontusas, torções, TCE (por impacto acidental com o controle do adversário) e até hemotórax traumático por queda durante o jogo. No youtube estão disponíveis diversos vídeos com compilações de acidentes como o abaixo!




Mas nem tudo é Nintendo Wii! Se um videogame com controles já causou todo esse estrago, imagine quando você puder jogar sem controles! 
Isso mesmo! Com uma interface que reconhece os movimentos do seu corpo, o Project Natal, com lançamento previsto para esse ano, tem um projeto bem mais audacioso de videogame interativo e certamente com incidência maior de lesões ortopédicas!






Portanto, atenção
1. Cuidado ao fazer movimentos bruscos durante aquela animada partida de tênis!
2. Não jogue o controle na cabeça do seu adversário se ele ganhar no boxe;
3. Prepare suas habilidades de ortopedista para o lançamento do Project Natal;
4. Ah! e se pegar algum paciente com "Wii fracture" no PS, publique o caso! Aparentemente as revistas acham isso interessante.


P.S.: Os colaboradores do médiconerd nunca sofreram nenhum tipo de lesão jogando Wii. Eles são mais comedidos e preferem jogar New Super Mario Bros! ^^

Curso Virtual de ECG da EPM

A Escola Paulista de Medicina dispõe de um Curso Virtual sobre Eletrocardiograma (ECG) na sua área de Universidade Virtual. O curso consiste de 05 módulos: músculo cardíaco, eletrofisiologia, eletrocardiograma, patologias e drogas.

Para participar, basta clicar na figura abaixo.


Dia Mundial contra o Cancer - 4 de Fevereiro



Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer (World Cancer Day). Essa data foi criada pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), com base em Genebra e apoiada pela OMS.



As neoplasias malignas ainda são dificilmente controladas e sua própria compreensão e eventual cura ainda dependem de pesquisa científica muito extensa e custosa. Assim várias organizações buscam arrecadar fundos para financiar esse tipo de pesquisa. Hoje então damos uma ênfase ainda maior ao arrecadamento de fundos e a conscientização de que se podem tomar algumas medidas simples na vida diária para reduzir os índices dessas doenças.

Assim, o mediconerd.com selecionou especialmente alguns sites que falam um pouco sobre câncer e oferecem meios para que você possa ajudar também – seja por meio de doações, seja por meio de conscientização.

OMS – A Organização Mundial de Saúde tem uma página sobre o dia mundial do câncer onde eles falam da campanha desse ano, centrada na prevenção da doença.
UICC – A União Internacional Contra o Câncer é a criadora desse dia especial, eles têm um link  falando sobre a campanha desse ano.
Lance Armstrong – fez uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção para o dia do câncer. Interessante que o site também tem um blog!
Team In Training – filiado à Sociedade de Leucemia e linfoma dos EUA, Donald Jones essse ano está pedalando pela costa leste dos EUA com o intuito de juntar dinheiro para financiar pesquisas para a cura das leucemias e dos linfomas. Nesse link, há acesso direto às doações.
AP – esse link é da notícia referente ao lema da camapanha desse ano no site da Associated Press.

Então esperamos que com essas orientações mais pessoas adotem um estilo de vida mais saudável, e que, com as doações e estímulo a pesquisa que o dia de hoje proporciona, mais pesquisas consigam chegar a resultados curativos.

Próximos planos para a saúde no Haiti

Em artigo publicado hoje na sessão "Points of View" do NEJM, médicas americanas atuando no Haiti reforçaram a necessidade para coordenação e organização dos próximos passos no atendimento médico aos haitianos.

Apesar de muitos ainda aguardarem procedimentos cirúrgicos, é preciso agora se programar para oferecer cuidados pós-operatórios, reabilitação física e próteses para todos aqueles que já foram submetidos a cirurgias ortopédicas.

O artigo também chama atenção da comunidade internacional para a necessidade de investimentos a médio e longo prazo no sistema de saúde haitiano. O país, que já tinha um sistema de saúde mal estruturado, precisará agora de esforços e organização para garantir que sua reconstrução não seja apenas de prédios, mas também de bons serviços à população.

O texto na íntegra está disponível gratuitamente no site do NEJM.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...