Promoção de aniversário: 01 ano do Médico Nerd

Hoje o Médico Nerd completa 01 ano do seu post inaugural!
Para comemorar a data, vamos dar um brinde aos nossos seguidores: 01 edição do livro Todo Paciente Tem uma História para Contar, de Lisa Sanders, médica consultora do seriado House M.D.

Como participar?
1. Siga o @mediconerd no Twitter 
2. Dê um RT na frase: "Parabéns ao @mediconerd ! Siga e RT para concorrer ao sorteio http://kingo.to/pE6 "

Regras do sorteio
1. A promoção terá início em 29/12/2010 e término em 15/01/2011
2. O sorteio será através do site sorteie.me e concorrerão somente quem estiver seguindo o @mediconerd e RT a frase acima
3. O prêmio é 01 edição do livro Todo Paciente Tem uma História para Contar, de Lisa Sanders
4. Após o sorteio, o prêmio será enviado ao ganhador através da entrega do site Submarino
5. Só poderão participar pessoas residentes no Brasil


História do Natal Digital

Com toda a tecnologia de hoje, como teria sido se o menino Jesus tivesse nascido em 2010?! Confira no - muito criativo - vídeo abaixo:





Feliz Natal! 



Cigarro - a verdade conveniente


Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras! No dia a dia da faculdade, a gente sabe que apresentações de slides bem feitas salvam aulas! Mas você sabia que existe um concurso para escolher a melhor apresentação de slide do mundo?! O slideshare, maior site de compartilhamento de slides do mundo, organizou o concurso e quem ganhou foi essa apresentação belíssima sobre o cigarro. Vale a pena conferir!

Google Body Browser: Atlas de Anatomia em 3D

Se você já fica impressionado com as páginas do seu Netter, imagine só poder usar um atlas 3D no seu computador! 
O Google acabou de lançar o Google Body Browser, um atlas de anatomia no estilo Google Earth: você pode dar zoom, "navegar" pelas camadas do corpo humano, visualizando todos os sistemas. Além disso, há uma caixa de pesquisa onde você poder achar uma estrutura anatômica pelo nome.
Como acessar? É pelo seu navegador da internet mesmo! O problema é que é preciso ativar o WebGL, uma extensão que permite gerar gráficos 3D. Para saber como ativar o WebGL, clique aqui.





Alerta Mundial: NDM-1 (NEJM)

O New England Journal of Medicine publicou na sua edição de hoje um alerta especial sobre o NDM-1 (New Delhi Metallo-beta-lactamase - 1).
O alerta chama a atenção para essas bactérias não por sua virulência ou patogenicidade, mas sim por causa da sua resistência excepcional aos antibióticos. Parece que elas só não mostram resistência às polimixinas.
O Artigo do NEJM explica que algumas cepas de Klebsiella pneumonie foram encontradas em um paciente sueco que teve uma infeção urinária na Índia. A análise molecular dessas bactérias mostrou esse gene NDM-1 que sintetiza uma super beta-lactamase capaz de hidrolisar imediatamente os beta lactâmicos, cefalosporinas e até carbapenêmicos. Não só isso, mas essas bactérias também apresentam outro gene famoso, o CMY-4, responsável pela inativação da eritromicina, rifampicina, ciprofloxacino e cloranfenicol.

Essa bactéria recentemente apareceu na mídia com o nome de KPC, e o medo que se espalha é porque existe transferência de genes entre enterobactérias por meio de plasmídeos, e o NDM-1 já foi comprovado que pode ser veiculado dessa forma.
A ANVISA ainda não se pronunciou sobre o tema na sua área de alertas.


iPhone e Medicina #4: 1 app para iPad + Top 20 apps grátis para iPhone

Foi lançado hoje por uma empresa de Barcelona na Espanha, um aplicativo inovador para iPad - o Twinia.


A empresa espanhola Atansat Medical quer que seu produto sirva de elo entre o paciente e o médico durante a internação do paciente. O programa  pode ser usado em inglês, espanhol e francês.

Se tudo funcionar como anuncia a empresa, teremos uma nova e interessante maneira de fazer histórias clínicas e até de ver exames dos pacientes. Tem que ter paciência: o programa é novo e ainda não tem revisões sobre ele! quando esse post foi feito, o vídeo demonstrativo aí em cima só tinha 33 visitas!

Parece algo bacana que vale a pena conferir. Mas se você ainda não tem um hospital, ou um iPad, vale a pena dar uma olhada nessa listinha do site americano www.imedicalapps.com com 20 programas de interesse médico gratuitos! A lista já começa com o Medscape! há vários programas bons na lista e todos são de graça. O site é em inglês, e os programas são em inglês também. Se você tiver dificuldade com a língua, tente ver essa lista em português que publicamos há um certo tempo atrás. 

Prescrição Literária #9 - Sherlock Holmes

Sherlock Holmes? o que isso tem a ver com medicina? parece algo distante para você? Não é!
Sherlock Holmes, o famoso detetive é a criação de um grande escritor e médico escocês: Sir. Arthur Conan Doyle. Mais importante ainda: Doyle começou a escrever as estórias de detetive enquanto esperava a chegada de seus pacientes no consultório!
Não só isso: O grande amigo de Holmes é o médico: Dr. Watson (elementar, meu caro Watson!). E por fim, o método analítico, detalhista, preciso e esnobe de Sherlock Holmes inspirou um personagem importante da ficção médica atual: Dr. Gregory House.
Assim, recomendamos hoje 2 livros importantes para conhecer esse personagem tão especial: Um estudo em Vermelho e O signo dos quatro. Os dois primeiros livros sobre o personagem escritos por Doyle.




Título: Um Estudo em Vermelho (A Study in Scarlet)
Autor: Arthur Conan Doyle
Ano de Publicação: 1887
Onde Comprar: Submarino








Título: O Signo dos Quatro (The Sign of Four)
Autor: Arthur Conan Doyle
Ano de Publicação: 1890
Onde Comprar: Submarino


Telebaby - Telemedicina para os pais corujas.

Paciente prematuro na UTI Neonatal é chato. Os país do lado de fora esperando a hora da visita é ainda pior.
Parece que os Holandeses de Ultrecht criaram um sistema simples e barato para ajudar os pais aflitos de filhos prematuros que ainda precisam ficar na UTI.




O sistema é extremamente simples! Uma câmera de video filma constantemente o bebê e transmite as imagens para um site de live broadcasting. Os pais então podem acessar o site e, por meio de senha, ver as imagens ao vivo de seu filho, pelo computador ou mesmo pelo celular.
Fica a dúvida: e se a criança complicar e precisar de ressucitação, cricotiroidostomia ou algum outro procedimento mais invasivo os pais ficam sentados no computador assitindo tudo? Angustiante no mínimo! 
De qualquer forma, parabéns aos holandeses pela ideia simples, barata e inovadora!

Referências:
http://www.umcutrecht.nl/subsite/Telebaby/
http://scienceroll.com/2010/12/09/what-is-telebaby/


Os médicos mais famosos do Brasil

O Brasil, apesar das dificuldades enfrentadas no ensino superior e na pesquisa, sempre teve médicos famosos mundialmente: no começo do século XX, Oswaldo Cruz e Carlos Chagas foram lendas da medicina! Mas quem são os atuais grandes nomes da medicina brasileira? Certamente vocês já ouviram falar em Adib Jatene, Ivo Pitanguy, Angelita Habr-Gama e Miguel Nicolelis! O que eles têm em comum? Carreiras brilhantes, grandes contribuições à medicina, renome internacional e inúmeros prêmios. Saiba mais sobre cada um desses grandes médicos:


Adib Jatene
Nascido em 1929 e formado na USP, Adib Jatene é um cirurgião cardio-torácico famoso principalmente pelo desenvolvimento do procedimento de Jatene, uma nova técnica para correção de transposição de grandes vasos. Já foi Ministro da Saúde duas vezes. Conheça também a Fundação Adib Jatene.


Ivo Pitanguy
Nascido em Minas Gerais em 1926, Dr. Ivo Pitanguy fez faculdade de medicina na UFRJ e residência em cirurgia plástica nos EUA na década de 40. Numa época em que a cirurgia plástica era incipiente no Brasil e uma especialidade pouco respeitada na medicina, Dr. Ivo Pitanguy trabalhou na implantação de vários serviços de cirurgia plástica e reparadora no Rio de Janeiro. Com a implantação do serviço na Santa Casa do RJ, ele possibilitou o acesso à cirurgia reparadora a inúmeros pacientes que não teriam condições financeiras de realizar tais procedimentos. Desde 1963 mantém a Clínica Pitanguy, centro de referência internacional em cirurgia estética e reparadora. Uma lenda da cirurgia plástica, com mais de 800 trabalhos publicados em revistas científicas, diversos livros e inúmeros prêmios e titulações, Dr Pitanguy ainda vai semanalmente, às quartas-feiras, à 38ª enfermaria da Santa Casa, onde orienta cirurgias, discute os casos mais complexos com seus assistentes e compartilha sua experiência com os residentes.


Angelita Habr-Gama
Formada em medicina na USP em 1957, Dra. Angelita escolheu a cirurgia, uma área ainda hoje dominada por homens, e por isso destacou-se sempre no seu pioneirismo: foi a primeira mulher residente em cirurgia geral no HC da USP, a primeira professora titular em cirurgia no departamento de gastroenterologia da USP, a primeira mulher a receber o título de membro honorário da American Surgical Association e o primeiro médico latino-americano a integrar o seleto grupo dos membros honorários da European Surgical Association. Atualmente é professora livre-docente da USP e Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Famosa na área da coloproctologia, tem dezenas de artigos publicados e centenas de palestras minitradas em eventos nacionais e internacionais. Dra. Angelita não diz a idade e afirma que escolheu não ter filhos para investir na carreira.


Miguel Nicolelis
O mais jovem do grupo é também o mais famoso atualmente! Nasceu em 1961, formou-se na USP e logo em seguida fez doutorado para seguir carreira científica. Como ele afirma no seu livro, Prazer em Conhecer, não havia perspectiva para progredir na sua pesquisa no Brasil e por isso foi para os EUA, onde hoje lidera um grupo de pesquisadores em neurociência na Universidade de Duke. Sua pesquisa investiga como integrar o cérebro humano às maquinas. A real aplicação disso virá com o desenvolvimento das pesquisas, mas um dos objetivos é desenvolver próteses neurais para pacientes em reabilitação. Nicolelis foi o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science e foi o primeiro cientista a receber no mesmo ano os prêmios Transformative R01 e Pioneer do NIH, somando uma quantia superior a U$ 6 milhões em financiamentos para pesquisa. Além do seu laboratório no EUA, Nicolelis lidera o Instituto Internacional de Neurociências de Natal no Brasil.





Sistema imune - Jogo em Flash

O Prêmio Nobel tem no seu site uma gama muito rica de recursos.
Já postamos o joguinho do ECG, e agora outro jogo muito bom que também está no site: A resposta Imune.



Não se deixe enganar: apesar de parecer simples, o jogo revisa bem alguns aspectos bacanas da resposta imune de forma muito completa. Vale a pena matar um tempinho jogando.


O iPad chegou no Brasil: confira aplicativos médicos que vão se destacar!

Logo mais, a partir de meia-noite, o iPad começará a ser vendido no Brasil. Apesar do precinho pouco acessível (entre R$ 1.650 e R$ 2.560), várias lojas vão fazer festas de lançamento e iniciar suas vendas pontualmente à meia-noite. Se você já comprou o seu nos EUA ou pretende comprá-lo logo mais, confira alguns aplicativos já usados no iphone que, devido à tela maior, prometem grande destaque no iPad:

  1. Blaussen Human Atlas: atlas rico em imagens 3D e vídeos que se beneficiarão da tela maior do iPad.
  2. Visual Dx Mobile: atlas de diagnóstico diferencial "visual". Bom para dermatologia!
  3. Procedures Consult: vídeos tutoriais com vários procedimentos
  4. Papers: aplicativo que facilita a busca e leitura de artigos médicos. Se no iphone você não conseguia ver uma página inteira, no iPad vai dar certo!



1º de dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos.
Este ano, a campanha do Dia Mundial tem como público primordial os jovens de 15 a 24 anos. Essa escolha foi feita ao se levarem em consideração dados comportamentais como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não-jovens e o elevado índice de jovens (40%) que declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais.









Fonte: Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. Ministério da Saúde.




Receita de controle especial para antibióticos: dúvidas frequentes

Desde 28 de novembro a ANVISA tornou obrigatória a prescrição de antibióticos com receita de controle especial em duas vias através da norma RDC 44/2010. Para evitar confusão e problemas nessa "transição", eles publicaram perguntas e respostas sobre o tema. Selecionamos as principais dúvidas:
  • Qual o modelo de receituário para venda de medicamentos antimicrobianos? 
O modelo será idêntico ao da Receita de Controle Especial previsto na Portaria nº 344/98. Será válido em todo o território nacional,  sendo a “1ª via - Retida no estabelecimento farmacêutico” e a “2ª via – Devolvida ao Paciente”, atestada como comprovante do atendimento. 

Receita de Controle Especial
Clique na imagem para acessar o arquivo oficial da ANVISA
  • O profissional habilitado poderá prescrever diferentes medicamentos na mesma receita? 
Não há limites de quantos medicamentos diferentes podem ser prescritos em uma única receita, porém, a receita deve ser aviada uma única vez e não poderá ser reutilizada para compras posteriores.
  • Existe uma quantidade máxima de unidades que podem  ser dispensadas por receita?                                                                                                                                    
Não há uma delimitação da quantidade de caixas, unidades posológicas e tempo de uso, a quantidade a ser dispensada na farmácia e drogaria deve estar de acordo com a prescrição. 
  •  Qual a validade da receita?  
A validade da receita é de 10 dias, ou seja, desde o momento em que o paciente receba do prescritor a receita até o momento da compra na farmácia ou drogaria, este prazo de 10 dias não poderá ser excedido.


Fonte: Perguntas e respostas sobre a RDC 44/2010. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 




Recomendações do CFM para passageiros de transporte aéreo

O Conselho Federal de Medicina (CFM) agora conta com uma Câmara Técnica (CT) de Medicina Aeroespacial, a qual tem o objetivo de divulgar recomendações aos médicos, passageiros e tripulantes das empresas aéreas com o intuito de evitar o agravamento de doenças pré-existentes durante os vôos. 


As recomendações são baseadas na cartilha Doutor, posso voar? preparada pela Liga de Medicina Aeroespacial da Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo. O documento será encaminhado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), à Infraero, à direção das companhias aéreas, aos sindicatos das empresas de transporte aéreo e às entidades de representação das agências de viagem.Dentre os itens abordados pelas recomendações, estão os seguintes:

  • Casos de pneumotórax: é uma contra-indicação absoluta
  • Angina instável: não deve voar.
  • Marcapassos e desfibriladores implantáveis: não há contra-indicações
  • Não há restrições de vôo para a mãe no pós-parto normal, mesmo no pós-parto imediato.

Clique aqui para ler as recomendações na íntegra.





Os 10 mandamentos do pronto-socorro

  1. Se você não sabe o que o paciente tem, dê Voltaren;
  2. Se você não entende o que viu, dê Benzetacil;
  3. Caiu e passou mal, dê Gardenal;
  4. Tá com uma dor bem grandona, dê Dipirona;
  5. Se você não sabe o que é bom, dê Decadron;
  6. Vomitou tudo que ingeriu, dê Plasil;
  7. A pressão subiu? Dê Captopril;
  8. Chegou morrendo de choro, ponha no soro
  9. Arritmia doidona, dê Amiodarona
  10. Pelo não, pelo sim, dê Rocefin...


iPhone e Medicina #3: Prognosis, um jogo de caso clínico para iPhone

Mais um aplicativo novo e grátis para iphone! 
O Prognosis: your diagnosis é um joguinho para realizar diagnóstico. Não é tão rigoroso como um caso clínico real, mas é educativo e divertido.
Para fazer o download para o seu iphone, clique aqui



Uma dica de Medgadget e ScienceRoll


Laboratório de órgãos bioartificiais

A Espanha, líder nos transplantes de órgãos, inaugurou recentemente um laboratório pioneiro na criação de órgãos bioartificias com células-tronco. Os trabalhos iniciais do laboratório consistem em utilizar órgãos inaptos ao transplante e acrescentar células-tronco a eles para que possam ter sua função reconstruída e possam, então, ser transplantados.





Essa postagem foi dica de Milena Batista. Obrigada, Milena!






14 de novembro - Dia Mundial da Diabetes

Todos os anos, em 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Diabetes. É claro que devemos cuidar sempre dos pacientes diabéticos e, por isso, a criação de uma data comemorativa é apenas para chamar mais atenção para essa doença tão prevalente na população!
O tema da campanha atual é Educar para Prevenir e as mensagens-chave da campanha são:

  • Saber quais são os riscos do diabetes e conhecer os sinais de alerta. O diagnóstico precoce salva vidas
  • Saber como reagir ao diabetes e a quem recorrer
  • Saber como cuidar do diabetes e controlar
  • Vamos assumir o controle do diabetes
  • A prevenção do diabetes e o tratamento são simples e de baixo custo. Coloque como sua prioridade.
Os objetivos da campanha 2009-2013 são:

  • Estimular os governos a implantar e fortalecer políticas de prevenção e controle do diabetes e de suas complicações.
  • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e monitoramento do diabetes e de suas complicações.
  • Esclarecer a importância da educação baseada em evidências na prevenção e no monitoramento do diabetes e de suas complicações.
  • Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações que incentivem o diagnóstico precoce.
  • Aumentar a conscientização e promover ações para reduzir os principais fatores de risco do diabetes tipo 2, que podem ser modificados.
  • Aumentar a conscientização e promover ações para prevenir ou retardar o aparecimento de complicações do diabetes.
Para saber mais sobre a campanha acesse o site oficial.
Para conhecer o material de divulgação, acesse o hotsite do Ministério da Saúde





Cody, um robô que cuida dos pacientes

A robótica está saindo dos filmes de ficção científica e chegando ao mundo real. Vários robôs já são usados em ambiente intra-hospitalar, como o Da Vinci. Agora uma universidade americana desenvolveu um robô capaz de dar banho em pacientes, chamado Cody.
Como isso funciona? O robô faz uma leitura a laser do corpo do paciente e o operador seleciona as áreas que devem ser limpas. Essas informações são processadas pelo robô e ele, de forma autônoma, limpa e seca a área escolhida com movimentos.
Confiram no vídeo abaixo: é no mínimo curioso! Resta saber se é aplicável!





Serviço Militar após residência médica

Já está em vigor a Lei Federal nº 12.336/2010 que obriga estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia, Veterinária e Farmacêutica a prestar o serviço militar obrigatório apenas depois da conclusão de seus estudos. A nova Lei diz que, mesmo sendo dispensados durante o curso, os profissionais poderão ser convocados para o serviço militar no ano seguinte após o término da faculdade, da residência ou pós-graduação.


Fonte: Conselho Federal de Medicina



Atlas digital de biologia celular

Já mostramos atlas de dermatologia, de radiografia de tórax e de histologia. Dessa vez encontramos um atlas de biologia celular! Uma boa opção de estudo pro pessoal que está no começo da faculdade, esse atlas é da UFRGS e traz textos e imagens em biologia celular.










Como funciona o corpo? - revista Mundo Estranho

A revista Mundo Estranho, "irmã" da Superinteressante, publicou recentemente uma edição especial com curiosidades sobre o funcionamento do corpo humano: "Como funciona o corpo?". É claro que a revista tem explicações simples porque é voltada para o público leigo, mas vale a pena conferir os infográficos: são riquíssimos e muito ilustrativos! São 54 infográficos que mostram como se formam a urina e as fezes, como acontece a unha encravada, como agem os anabolizantes, etc.




Antibióticos agora com receita de controle especial

Recentemente a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma nova determinação: os antibióticos vendidos nas farmácias e drogarias do país só poderão ser entregues ao consumidor mediante receita de controle especial em duas vias. Tal medida tem o objetivo de diminuir o uso indiscriminado de antibióticos e contribuir para a redução da resistência bacteriana na comunidade.
A nova norma definiu também:
- As embalagens e bulas deverão incluir a seguinte frase: "“VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA - SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA”
- As receitas valem por 10 dias
- Todas as prescrições deverão ser registradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).


ATENÇÃO! A prescrição de antibióticos em receita de controle especial em duas vias se torna OBRIGATÓRIA a partir de 28 de novembro de 2010.



1º Congresso Brasileiro de Direito Médico

1º Congresso Brasileiro de Direito Médico


Evento: 1º Congresso Brasileiro de Direito Médico
Data: 2 a 3 de dezembro de 2010
Local: Brasília - DF
Inscrições: gratuitas


Para saber mais informações sobre o evento, acesse o site oficial.

Nomofobia - "Síndrome da falta de celular"

Como diz o famoso ditado, "a diferença entre o remédio e o veneno está na dose". Se a tecnologia é solução para muitos, pode ser um problema para outros: você com certeza conhece alguém que tem vários celulares, que diz que nunca desliga o aparelho e fica angustiado quando o celular fica descarregado!
Pois é! Já existe a Nomofobia, derivada de "No mobile" (do inglês, sem celular). Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha revelou uma prevalência da síndrome em 53% das pessoas que utilizam telefonia móvel. A falta do celular pode causar sintomas como angústia, palpitação e desconforto.
Um dos pesquisadores do tema no Brasil é o professor Antônio Egidio Nardicoordenador do Laboratório de Pânico & Respiração do Instituto de Psiquiatria - UFRJ. No PubMed, por exemplo, ao pesquisar o termo "nomophobia", o único título encontrado é de um relato de caso do prof. Nardi. 


iPad na Medicina


O iPad foi lançado em abril desse ano, e desde então tem sido um sucesso, quase uma revolução no mundo dos Tablets.
E no mundo médico?! Será que o iPad surtiu grande impacto? Recentemente o Mobihealthnews.com publicou um estudo com dados sobre o iPad.


Esse estudo mostrou muitos fatos interessantes:
• 60% das pessoas planejam ter um iPad para uso médico.
• Já foram vendidos cerca de 7,5 milhões de iPads no mundo.
• As características mais importantes que um tablet como o iPad precisa ter para uso médico são: Wi-Fi, resistência a líquidos e pouco peso.


existem atualmente mais de 300 aplicativos médicos para iPad, sem contar a enorme quantidade de aplicativos de iPhone que rodam no iPad, inclusive, muitos em português!

Muitos hospitais já reconheceram a importância de tal utilitário e já estão usando iPads para ajudar a ver ECG, radiografias, tomada de notas durante visitas e orientação de pacientes.
Cada vez mais a Tecnologia ajuda a Medicina e traz uma melhor qualidade de atendimento e resolutividade de casos. 



Referências:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...