Antibióticos agora com receita de controle especial

Recentemente a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma nova determinação: os antibióticos vendidos nas farmácias e drogarias do país só poderão ser entregues ao consumidor mediante receita de controle especial em duas vias. Tal medida tem o objetivo de diminuir o uso indiscriminado de antibióticos e contribuir para a redução da resistência bacteriana na comunidade.
A nova norma definiu também:
- As embalagens e bulas deverão incluir a seguinte frase: "“VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA - SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA”
- As receitas valem por 10 dias
- Todas as prescrições deverão ser registradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).


ATENÇÃO! A prescrição de antibióticos em receita de controle especial em duas vias se torna OBRIGATÓRIA a partir de 28 de novembro de 2010.



11 comentários :

  1. Gostei muito dessa medida, já que muitas pessoas não tem consciencia e usam indiscriminadamente os antibioticos, essa medida parece bem sensata para controlar tal uso indevido.

    ResponderExcluir
  2. Quero ver as filas kilométricas que se farão agora nos hospitais para aquisição de uma receita dessa!

    ResponderExcluir
  3. Uma medida para que somado ao ato médico aumente ainda mais as reponsabilidades do profissional médico que hoje já não consegue atender a demanda, tornando mais crítica ainda a área da saúde no Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Pq também não colocam controle especial no uso da cerveja?Morre muito mais gente embriagada em acidentes no Brasil do que pelo uso de antibióticos!!!

    ResponderExcluir
  5. Já ouviram falar em resistência das bactarias aos antibióticos? Se continuar o uso indiscriminado, em anos uma infecção na garganta vai ser gravissiva, pois será mto dificil encontar um medicamento para debelar a patologia.
    Pesquisar é bom, antibiótico não é remédio de dor de barriga!!!
    Quanto ao ato médico, tb axo um absurdo.

    ResponderExcluir
  6. Rio,RJ, 20.11.2010 Gente! O que é isso!!!
    Saúde é obrigação do Estado e direito de todos.
    Toda a população deveria ter acesso aos médicos e aos medicamentos. Enquanto isso não acontece,
    deveria a ANVISA utilizando-se da grande rede de farmácias e drogarias que possuem farmaceuticos, no País, orientarem as pessoas a respeito do uso correto dos antibióticos.
    A perda de vidas humanas com a medida restritiva
    deverá ser punida criminalmente e responsáveis
    identificados não poderão negar autoria.
    Roberto-Rio

    ResponderExcluir
  7. Já consta na bula dos antibióticos há tempos ´uso sob prescrição médica´, está foi somente mais uma medida para dificultar o não cumprimento da regra.
    Ato médico é a regulamentação da profissão de médico, assim como várias outras profissões o possuem.
    É um direito do profissional médico e dos pacientes ter a regulamentação que acerca a medicina.

    ResponderExcluir
  8. o governo e um inresponsável por aceitar esse disrespieto com população que não tem condicões de paga uma consultar medica porque a maioria dos brasileiro vive da bolsa farmília e nao tem condicões financeira porque os hospitais nao tem medico suficiente,por isso que eu tenho vergonha do Brasil.

    ResponderExcluir
  9. De fato, as pessoas vinham usando indiscriminadamente os antibióticos, sem necessidade, porém, sabemos nós, que acesso aos médicos continuam difíceis...as filas agora vão dobrar quarteirões, por que não os dentistas e enfermeiros continuar receitando os antibióticos que lhes competem???? Afinal, são capazes, tanto quantos os médicos, desde que de forma restrita, para determinados casos, assim como crianças menores de 5 anos, de acordo com a estratégia AIDPI!

    ResponderExcluir
  10. Estou fazendo um trabalho , gostei muito do seu site..
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...