Adib Jatene
Nascido em 1929 e formado na USP, Adib Jatene é um cirurgião cardio-torácico famoso principalmente pelo desenvolvimento do procedimento de Jatene, uma nova técnica para correção de transposição de grandes vasos. Já foi Ministro da Saúde duas vezes. Conheça também a Fundação Adib Jatene.
Ivo Pitanguy
Nascido em Minas Gerais em 1926, Dr. Ivo Pitanguy fez faculdade de medicina na UFRJ e residência em cirurgia plástica nos EUA na década de 40. Numa época em que a cirurgia plástica era incipiente no Brasil e uma especialidade pouco respeitada na medicina, Dr. Ivo Pitanguy trabalhou na implantação de vários serviços de cirurgia plástica e reparadora no Rio de Janeiro. Com a implantação do serviço na Santa Casa do RJ, ele possibilitou o acesso à cirurgia reparadora a inúmeros pacientes que não teriam condições financeiras de realizar tais procedimentos. Desde 1963 mantém a Clínica Pitanguy, centro de referência internacional em cirurgia estética e reparadora. Uma lenda da cirurgia plástica, com mais de 800 trabalhos publicados em revistas científicas, diversos livros e inúmeros prêmios e titulações, Dr Pitanguy ainda vai semanalmente, às quartas-feiras, à 38ª enfermaria da Santa Casa, onde orienta cirurgias, discute os casos mais complexos com seus assistentes e compartilha sua experiência com os residentes.
Angelita Habr-Gama
Formada em medicina na USP em 1957, Dra. Angelita escolheu a cirurgia, uma área ainda hoje dominada por homens, e por isso destacou-se sempre no seu pioneirismo: foi a primeira mulher residente em cirurgia geral no HC da USP, a primeira professora titular em cirurgia no departamento de gastroenterologia da USP, a primeira mulher a receber o título de membro honorário da American Surgical Association e o primeiro médico latino-americano a integrar o seleto grupo dos membros honorários da European Surgical Association. Atualmente é professora livre-docente da USP e Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Famosa na área da coloproctologia, tem dezenas de artigos publicados e centenas de palestras minitradas em eventos nacionais e internacionais. Dra. Angelita não diz a idade e afirma que escolheu não ter filhos para investir na carreira.
Miguel Nicolelis
O mais jovem do grupo é também o mais famoso atualmente! Nasceu em 1961, formou-se na USP e logo em seguida fez doutorado para seguir carreira científica. Como ele afirma no seu livro, Prazer em Conhecer, não havia perspectiva para progredir na sua pesquisa no Brasil e por isso foi para os EUA, onde hoje lidera um grupo de pesquisadores em neurociência na Universidade de Duke. Sua pesquisa investiga como integrar o cérebro humano às maquinas. A real aplicação disso virá com o desenvolvimento das pesquisas, mas um dos objetivos é desenvolver próteses neurais para pacientes em reabilitação. Nicolelis foi o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science e foi o primeiro cientista a receber no mesmo ano os prêmios Transformative R01 e Pioneer do NIH, somando uma quantia superior a U$ 6 milhões em financiamentos para pesquisa. Além do seu laboratório no EUA, Nicolelis lidera o Instituto Internacional de Neurociências de Natal no Brasil.
Só que o Ivo Pitanguy fez medicina na UFMG e não na UFRJ como informado!
ResponderExcluirOlá amigo.
ResponderExcluirRetiramos essa informação da Wikipedia em português, segue o trecho:
"Ivo Pitanguy começou a cursar Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais, mas se formou pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1946."
e o link da página:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ivo_Pitanguy
então: ele FEZ medicina na UFMG, mas ele se FORMOU pela UFRJ.
tudo certo?
até mais,
Heleno
Excelente postagem, adorei.
ResponderExcluird+++ !!!! muito legaaall
ResponderExcluirUFMG Forever ;D
ResponderExcluirFaltou o Roger Abdelmassih.
ResponderExcluirlegal..d++++
ResponderExcluirMeu Deus porque a gente não pode alcançar o sonho de fazer uma plastica.Sou 7 anos mais velha que meu esposo e agora cheguei em um estagio de ficar com vergonha de me trocar ou ficar nua perto dele,estou cada vez mais desanimando de tudo inclusive do meu casamento e que as vezes os médicos poderiam usar este dom que Deus deu a eles e fazer obras de caridade não vai deixa-los mais pobres,mais tenho a certeza que vão estar mudando para sempre a vida de alguém que talvez não tenha mais vontade de existir Neire de castro 39 anos
ResponderExcluirQue lixoooo! Ahsushuahsuahsua
ExcluirNeire de Castro. Seu comentário é vergonhoso. Caridade em cirurgia plástica é só as reconstrutivas. Querer uma cirurgia plãstica só por estética e de graça é patético . Vc precisa é de um psicólogo pra ajudar a se aceitar. Algumas pessoas nascem do jeito que são e o envelhecimento é um processo natural. Não gostou vá casar com um cara mais velho. Pare de choramingar, tem gente em situação muito pior, vc tem saúde eu imagino. deixa de ser mendiga e chorona. Já pensou em malhar , em fazer exercício, em comer bem? É de graça!
ExcluirQue Merda e eesa !! oushi
ResponderExcluirque oroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluireu gostei muito isso e muito iportante ne genteeeeeeee** mama eeeeeeu ;;
ResponderExcluir