Alerta Mundial: NDM-1 (NEJM)

O New England Journal of Medicine publicou na sua edição de hoje um alerta especial sobre o NDM-1 (New Delhi Metallo-beta-lactamase - 1).
O alerta chama a atenção para essas bactérias não por sua virulência ou patogenicidade, mas sim por causa da sua resistência excepcional aos antibióticos. Parece que elas só não mostram resistência às polimixinas.
O Artigo do NEJM explica que algumas cepas de Klebsiella pneumonie foram encontradas em um paciente sueco que teve uma infeção urinária na Índia. A análise molecular dessas bactérias mostrou esse gene NDM-1 que sintetiza uma super beta-lactamase capaz de hidrolisar imediatamente os beta lactâmicos, cefalosporinas e até carbapenêmicos. Não só isso, mas essas bactérias também apresentam outro gene famoso, o CMY-4, responsável pela inativação da eritromicina, rifampicina, ciprofloxacino e cloranfenicol.

Essa bactéria recentemente apareceu na mídia com o nome de KPC, e o medo que se espalha é porque existe transferência de genes entre enterobactérias por meio de plasmídeos, e o NDM-1 já foi comprovado que pode ser veiculado dessa forma.
A ANVISA ainda não se pronunciou sobre o tema na sua área de alertas.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...