The Knick, seriado histórico sobre cirurgia no século passado


Imagine-se no centro cirúrgico de um hospital há 100 anos: ao chegar à sala cirúrgica (geralmente no último andar para receber luz do dia), você se depara com 20 alunos na platéia, todos bem vestidos em ternos, esperando para vê-lo operar: você lava suas mãos com ácido carbólico (anti-séptico disseminado por Lister), veste seu mesmo avental de ontem e começa a cirurgia! O paciente já está anestesiado com éter e logo o procedimento avança: lâmina, corta ... afastador, kelly, tesoura, fio ... o paciente começa a sangrar ... aspirador (vem o R1 rodar a manivela do aspirador!) ... compressas, compressas, mais aspirador (o bisturi elétrico ainda estava para ser inventado)! A enfermeira sente o pulso do paciente (não existia monitorização): pulso fino, filiforme, extremidades frias. Você não consegue parar o sangramento, o paciente entra em choque hemorrágico e não há mais o que fazer (não tinha acesso central, hemotransfusão, droga vasoativa). O paciente evolui em PCR ... com as mãos sujas de sangue (não havia luvas ainda!), você observa a platéia chocada e sai da sala. Assim começa a primeira cena do novo seriado médico The Knick e assim era a medicina do começo do século XX! 




Estrelado por Clive Owen, The Knick mostra a rotina médica do Knickerboker Hospital, hospital filantrópico de Nova York no começo do século XX. Livremente inspirado em William Halsted, o protagonista, Dr John Thackery é um grande cirurgião: rápido, preciso, inovador e viciado em opiódes! Além do grande cirurgião, o seriado conta com todas figurinhas de sempre de um seriado médico: o dono do hospital, a enfermeira chefe, a enfermeira nova, o residente, o aspirante a chefe, etc. 


Sem tendência de virar novela como Grey's Anatomy e sem casos misteriosos para desvendar como House, o grande trunfo do seriado The Knick é o aspecto histórico! Muito bem adaptado, ele é rico em detalhes cirúrgicos da época: tanto os procedimentos, como instrumental e técnica. Além disso, retrata muito bem as relações profissionais dentro dos hospitais do século passado, onde não havia equipe multidisciplinar, onde o paciente não era ouvido e tratamentos inovadores e mirabolantes eram realizados sem nenhuma menção à ética médica.

O seriado estreou no Brasil dia 15/08 pelo Canal Max. Foi bem aclamado pela crítica e aceito pelo público, tanto que já tem 2ª temporada garantida! 


3 comentários :

  1. É quase um documentário, não sabia que The Knick parcialemente era um hospital e seus médicos, eu adorei.

    ResponderExcluir
  2. MedCurso MedCel 2017 mais Vídeos mais 700 Livros de Medicina
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2017!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas novas, São mais de 67 apostilas.

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2017, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2017 (110 gigas), Simulados Medcurso 2015, 2016, 2017.
    Super brinde
    700 Livros de Medicina
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr

    ResponderExcluir
  3. MedCurso MedCel 2018 mais Vídeos
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2018!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas Medcurso 2018 (material Completo)
    MATERIAL COMPLETO (63 APOSTILAS) DO ANO 2018

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2018, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2018 (110 gigas),
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...