Medicine #22: O Físico


Inspirado no livro homônimo de Noah Gordon, O Físico conta a história de um médico medieval na sua busca por conhecimento e ensino médico formal, diferente da maioria dos médicos ocidentais da Idade Média. Uma aventura consagrada na literatura, passou despercebida no cinema, mas é  de fato um filme imperdível para os amantes da história da medicina!



Na Idade Média, toda a medicina ocidental se baseava nas obras de Hipócrates e Galeno. Nessa época, havia poucas escolas médicas e a maioria dos supostos médicos da época eram barbeiros-cirurgiões, que aprendiam na prática seguindo algum médico mais velho. A história de Rob Cole, nosso protagonista, não é diferente: após ficar órfão, ele vira aprendiz de barbeiro-cirurgião e segue pelo interior da Inglaterra tratando doenças comuns com elixires e cirurgias pouco ortodoxas. Após conhecer uma comunidade de judeus que tinha uma medicina muito mais avançada, Rob Cole decide cruzar a Europa e aprender com o maior mestre da medicina islâmica: Avicenna!



Autor de dois grandes livros, O Livro da Cura e O Cânone da Medicina, Avicenna foi referência para o ensino médico durante a Idade Média tanto no mundo islâmico como no Ocidental. Sua escola de medicina tinha tanto aulas teóricas como práticas, com visitas à beira leito, um conceito revolucionário para a época. Com alunos de todos os lugares do mundo, Avicenna formou muito jovens como Rob Cole que levaram seus conhecimentos para a Europa e ajudaram na edificação dos conceitos da medicina moderna!




Nome: O Físico (Der Medicus)
Ano: 2013
Duração: 150 min
Área da medicina: história da medicina, anatomia, cirurgia, educação médica
Diretor: Philip Stölzl
Atores: Ben Kingsley, Tom Payne, Stellan Skarsgard 




Para saber mais sobre o livro O Físico, clique aqui.
Para conhecer outros filmes da seção Medicine, clique aqui.
Para comprar o livro O Físico, clique aqui

3 comentários :

  1. O título da versão brasileira ficou sendo O Físico, por um erro de tradução. The Physician, do inglês, significa O Médico. A tradutora, Aulyde Soares Rodrigues, teria confundido physician com physicist, que significa físico. 1 Outros leitores creem que não há erro, já que na Idade Média, época descrita no livro, os médicos seriam chamados de físicos.2 Essa possibilidade seria corroborada pela existência de documentos em português antigo que utilizam o termo com esse significado. A palavra physician, no entanto, não pode ser traduzida para físico, o que corrobora claramente o erro de tradução no título. Além disso, mesmo em Portugal, o título é "O Médico de Ispahan". Somente no Brasil o livro recebeu o título "O Físico". [ https://archive.org/details/euoprinciperegen81port

    ResponderExcluir
  2. só que físico é o termo correto em português arcaico para médico do século 11, sua burrica. a tradução está correta.

    ResponderExcluir
  3. MedCurso MedCel 2018 mais Vídeos
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2018!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas Medcurso 2018 (material Completo)
    MATERIAL COMPLETO (63 APOSTILAS) DO ANO 2018

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2018, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2018 (110 gigas),
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...