TED Medicina #5: Foldscope, um microscópio feito de origami


Um microscópio de origami ... como é possível? A equipe de pesquisadores liderados pelo indiano Manu Prakash desenvolveu um microscópio minimalista, barato, portátil e útil! A ideia surgiu da necessidade de levar exames diagnósticos a comunidades carentes em lugares distantes da África e Índia, mas agora em prática, também terá grande utilidade para levar a ciência à palma da mão e permitir que cada aluno na escola tenha o seu próprio microscópio de origami.



Manu Prakash, indiano e professor bioengenharia da Universidade de Stanford, apresentou seu projeto inovador no TED em 2012 e desde então vem ganhando projeção à sua ideia: foi apresentado na Feira de Criadores da Casa Branca e publicado recentemente no PlosONE.



O Foldscope tem 3 camadas montadas com papel moldado - iluminação, ótica e montagem da amostra. Além dos componentes feitos como origami, o Foldscope tem lentes, um LED, uma bateria e um interruptor. Pensando menos que 10g e menos que 50 centavos de dólar, tem um poder magnificação de 2000x, cabe na palma da mão com tamanho de 7 x 2 cm e resiste uma queda de 3 andares



Atualmente em teste em vários países da África, o Foldscope já foi testado em laboratório e consegue identificar diversos agentes causadores de doenças tropicais que afetam países subdesenvolvidos. Com um microscópio barato, acessível e de fácil uso, o Foldscope tem o objetivo de ajudar a diagnosticar mais precocemente essas doenças a locais sem acesso a medicina diagnóstica de ponta. No artigo publicado no PlosONE, o microscópio de origami permitiu a identificação de Giardia lamblia (A), Leishmania donovani (B), Trypanosoma cruzi (C), dentre outros. 



Para saber mais sobre o Foldscope, acesse seu site oficial.
Para ver outras publicações da seção TED Medicina, clique aqui

Um comentário :

  1. MedCurso MedCel 2017 mais Vídeos mais 700 Livros de Medicina
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2017!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas novas, São mais de 67 apostilas.

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2017, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2017 (110 gigas), Simulados Medcurso 2015, 2016, 2017.
    Super brinde
    700 Livros de Medicina
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...