Medicine #20: Clube de Compras Dallas


Aclamado pela mídia e ganhador do Oscar de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, Clube de Compras Dallas não é um filme de tema médico indispensável, mas certamente acrescenta por abordar a AIDS por um ângulo diferente dos demais filmes sobre o tema. Baseado em fatos reais, Clube de Compras Dallas conta a história de como Ron WoodRoof enfrentou as dificuldades do tratamento da AIDS no início da doença.



Em 1985, Ron WoodRoof (McConaughey) é internado no hospital com pneumonia e descobre que está com AIDS, com infecção oportunista tão grave que seus médicos dão 30 dias de vida. Cauboi, heterossexual e no meio dos anos 80, é claro que Ron não encarou bem o fato de receber o diagnóstico de uma doença que na época era revestida de tanto preconceito e sem tratamento. Após enfrentar um tempo de negação, Ron encara uma longa jornada de busca de tratamentos não convencionais e não autorizados pelo FDA: entra num trial para AZT, compra ddC no México, Interferon no Japão ... E é daí que surge a ideia do "Clube de Compras"! Como vender medicamento sem receita é ilegal, Ron fornecia os medicamentos aos outros pacientes com AIDS que se cadastrassem no clube, ou seja, eles pagavam uma mensalidade ao Clube de Compras e em troca recebiam a medicação. 


Numa época em que as pessoas estavam desesperadas por tratamento e nada ainda era regulamentado pelo FDA, os Clubes de Compras realmente existiam em vários lugares dos EUA e, apesar de incorretos do ponto de vista médico, foi uma experiência inicial válida no tratamento da AIDS. Desenvolvido nos anos 60 para o tratamento de câncer, o AZT (Zidovudina) começou a ser testado para HIV em 1985. Houve muita polêmica na época para acelerar as etapas dos trials e isso foi uma mudança de paradigma no FDA, pois os pacientes que estavam morrendo urgiam por um tratamento que fosse liberado mais rapidamente. O primeiro trial oficial do AZT, duplo-cego e randomizado, foi encomendado pelo FDA e NIH para confirmar a segurança e eficácia do AZT e publicado no NEJM em 1987.  






Nome: Dallas Buyers Club (Clube de Compras Dallas)
Ano: 2013
Duração: 117 min
Área da medicina: infectologia, pesquisa clínica, história da medicina
Diretor: Jean-Marc Valée
Atores: Matthew McCounaghey, Jared Leto, Jennifer Garner


Um comentário :

  1. MedCurso MedCel 2017 mais Vídeos mais 700 Livros de Medicina
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2017!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas novas, São mais de 67 apostilas.

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2017, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2017 (110 gigas), Simulados Medcurso 2015, 2016, 2017.
    Super brinde
    700 Livros de Medicina
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...