Medicine #08 - GATTACA


GATTACA (GATTACA) é um filme americano de 1997 com Ethan Hawke, Uma Thurman e Jude Law. Gattaca mostra uma sociedade, num futuro não muito distante, onde a eugenesia liberal é a lei. O termo quer dizer que as crianças nascidas são frutos de manipulação genética, para poder incrementar suas capacidades orgânicas em todos os sentidos.

O personagem principal, Vincent Freeman, é concebido bem na época da transição para a eugenesia liberal, e seus pais acreditam que ele seria melhor se fosse concebido de forma natural. Acontece que a sociedade tem condições de analisar seu DNA rapidamente e em qualquer lugar. Vincent tem uma expectativa de vida de 30 anos e ele sofre constantes preconceitos e rejeições porque o status social é baseado nas características genéticas. Os país de Vincent decidem ter um outro filho, agora com manipulação genética; resultado: o irmão mais novo é superior a Vincent em todos os aspectos.

Vincent é obstinado e almeja se tornar astrounauta - algo impossível para sua identidade e 'casta' genética. Ele, então, começa um processo dificultoso de 'comprar' a identidade genética de um grande nadador que após um acidente de carro se tornou paralítico.
O filme mostra os desafios que Vincent sofre e como ele consegue incorporar a identidade de outra pessoa só para evitar o julgamento de seu DNA. É uma ficção científica muito interessante e levanta questionamentos éticos muito interessantes, principalmente quando a reprodução assitida é uma tecnologia tão acessível.




Nome: GATTACA (GATTACA)
Ano de Lançamento: 1997
Duração: 106min
Área da medicina: Engenharia Genética, Ética
Onde comprar: Submarino









Para ver outras dicas de filme da seção Medicine, clique aqui.

Referências:
  1. Wikipedia: GATTACA - http://en.wikipedia.org/wiki/Gattaca
  2. IMDb: GATTACA - http://www.imdb.com/title/tt0119177/
  3. Youtube: Gattaca Trailer - http://www.youtube.com/watch?v=XSBBoB7bSoQ
  4. Wikipedia: Eugenismo Liberal - http://en.wikipedia.org/wiki/Liberal_eugenics

Um comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...