Oração ao Cadáver Desconhecido

Nas paredes dos laboratórios de anatomia e nos convites de formatura, todo mundo conhece a Oração ao Cadáver Desconhecido, uma forma de homenagear àqueles que cederam seus corpos ao progresso da ciência e ao nosso aprendizado.


"Ao curvar-te com a lâmina rija de teu bisturi sobre o cadáver desconhecido, lembra-te que este corpo nasceu do amor de duas almas; cresceu embalado pela fé e esperança daquela que em seu seio o agasalhou, sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens; por certo amou e foi amado e sentiu saudades dos outros que partiram, acalentou um amanhã feliz e agora jaz na fria lousa, sem que por ele tivesse derramado uma lágrima sequer, sem que tivesse uma só prece. Seu nome só Deus o sabe; mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir a humanidade que por ele passou indiferente."
Karl Rokitansky


"Àquele sobre cujo peito não se derramaram lágrimas de saudades,  sobre cujo ataúde não se jogaram flores, de cujo nome não se soube, sobre cujo feitos não se escreveu a historia, mas cuja lembrança, em nós, haverá de ser eterna como a saudade, grande como altruísmo, eloqüente como o seu gesto, dando tudo à mesma humanidade que tudo lhe negou em vida."
Autor desconhecido - transcrito do mural do Laboratório de Anatomia da UFRN






5 comentários :

  1. mendigos que só ajudam qdo morrem

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo:
    Nem sempre.
    Quando passamos pela Anatomia Topográfica e Descritiva, dissecamos o corpo de um paciente que morrera no ano anterior em nosso hospital universitário. Era um senhor de 65 anos que teve um tumor de cabeça de pâncreas. Ele espontaneamente decidiu doar seu corpo ao laboratório de anatomia e de fato doou, com o consentimento e apoio da sua família.
    Não era um senhor de grandes posses, mas passava longe de ser um mendigo, e certamente cumpriu seu papel social de forma exemplar: tinha família e filhos e trabalhava de forma honesta.
    Infelizmente no Brasil ainda predomina o cadáver desconhecido - Mas nos países mais desenvolvidos há doações espontâneas em vida, e até faculdades que não dissecam cadáveres por não haver doações!

    ResponderExcluir
  3. alguem tem essa oração em ingles?

    ResponderExcluir
  4. HOJE, 30-11-2012, PREENCHI O TERMO DE DOAÇÃO PARA DOAR MEU CORPO APÓS MINHA MORTE. ESTOU MUITO FELIZ DE PODER CONTINUAR CONTRIBUINDO COM A HUMANIDADE. ESPERO CINCERAMENTE, QUE A MEDICINA FAÇA BOM OSO DO MEU CORPO. MINHA FILOSOFIA DE VIDA: NOSSO CORPO NÃO PASSA DE UMA ROUPAGEM,APÓS A MORTE DO MESMO, O ESPIRITO (ALMA)PARTE PARA OUTRA VIDA, OUTRA DIMENSÃO... NÃO SERIA A VERDADEIRA VIDA?! AGRADEÇO A DEUS POR TUDO DE BOM QUE TENHO NESSA VIDA E POR TUDO QUE ESTOU PODENDO FAZER EM PROL DA FELICIDADE DAS PESSOAS...AGRADEÇO PELA MINHA FAMÍLIA; AMIGOS; SAUDE E, AGORA POR SABER QUE DE CERTA FORMA, PODEREI AJUDAR A MEDICINA NOS TRABALHOS DE PESQUISAS...

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=qVAsv0n-U1A&feature=share&list=ULqVAsv0n-U1A

    Antônio Lima

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...