O que é o fator de impacto?

Como saber se uma revista médica é importante? Qual é o melhor parâmetro: se ela publica um grande volume de artigos, se é publicada há muitos anos ou se os artigos dela são muito citados? Pensando nisso foi que Eugene Garfield, fundador do ISI (Institue for Scientific Information) criou o Fator de Impacto. 


Mas o que é o Fator de Impacto (FI)? É uma medida que reflete a média do número de citações dos artigos publicados em determinada revista. Em um determinado ano, o FI de uma revista é a média do número de citações por artigo de todos os artigos publicados naquela revista nos últimos 02 anos. Então vejamos como calcular o Fator de Impacto de 2010, por exemplo:
A = o número de vezes que os artigos publicados em 2008 e 2009 por aquela revista foram citados  em revistas indexadas durante 2010
B = o número total de "itens citáveis" publicados por aquela revista em 2008 e 2009 ("itens citáveis" não só artigos, mas também revisões, notas, etc)
FI de 2010 = A/B


Onde posso ter acesso ao Fator de Impacto? Anualmente, o Journal Citation Reports (JCR) do Thomson Reuters publica a lista do FI das revistas. Se sua faculdade é conveniada ao CAPES, você pode acessar o FI de duas maneiras:
1. No site do ISI Web of Knowledge
Acesse o ISI, clique em Additional Resouces e em seguida selecione Jornal Citation Reports. Na lista de 2009 mostrada abaixo, vemos que o NEJM, revista mais famosa da medicina, teve o 3º maior FI de todas as revistas. 
JCR 2009
2. No site do Períodicos CAPES
Ao pesquisar uma revista no CAPES, você pode clicar no "+" ao lado do título para obter mais informações sobre aquela revista: dentre elas estará o fator de impacto.
Então, o Fator de Impacto é um bom parâmetro? Muito tem sido comentado sobre isso, pois o FI é considerado um bom parâmetro para avaliar a importância de uma revista, mas não para avaliar individualmente um artigo ou autor. Por exemplo, uma revista pode ter um FI alto porque alguns poucos artigos publicados tiveram grande repercussão e foram muito citados, mas os demais artigos da revista foram pouco ou quase nada citados. Então um autor pode até ter publicado 10 artigos no NEJM e eles foram pouco citados, mas outro autor publicou um único artigo em uma revista menor que foi citado inúmeras vezes. Mas o que avalia a "fator de impacto" de um autor é assunto para outro post: o índice-H






3 comentários :

  1. Muito bom este texto sobre FI. Conciso e objetivo.

    ResponderExcluir
  2. o portal periodicos não tem mais esse formato. e agora, como descobrir o fator de impacto ??

    ResponderExcluir
  3. Olá Médico Nerd,

    muito bom o seu post, eu peguei algumas partes dele para um post do blog da biblioteca da UCS. Em breve será publicado, juntamente com a fonte do original!

    Algum problema?

    Muito orbigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...