Médicos que ficaram famosos em outras profissões
É imensa a lista de médicos famosos por terem feito grandes descobertas ou ganhado o prêmio Nobel ou sido grandes professores. Mas surpreendentemente é enorme também a lista de médicos que ficaram famosos em outras profissões. Você sabia que eles eram também médicos?
Zezé Polessa
Atriz brasileira famosa, atualmente em cartaz como uma das irmãs Cajazeiras do filme O Bem Amado, Zezé Polessa começou o curso de medicina na UFRJ em 1972. Diz que fez o curso por influência da família e chegou até a exercer a profissão. Já na época da especialização em doenças tropicais na FioCruz, Zezé desistiu de vez da medicina para assumir a carreira de atriz.
Che Guevara
Quem viu Diários de Motocicleta conheceu bem a história: o jovem Ernesto cursava medicina na Universidade de Buenos Aires e no final do curso parou seus estudos por 01 ano para viajar 8.000 km de motocicleta pela América do Sul. Foi durante essa viagem que ele teve um contato próximo com a pobreza, a fome e as doenças do povo e percebeu que não era mais através da medicina e sim da política que iria ajudar o povo. Ele se formou em 1953, mas já no ano seguinte partiu para suas investidas revolucionárias em diversos países da América. Curiosamente, Jorge Drexler, que ganhou o Oscar pela música-tema desse filme, também era médico.
Khaled Hosseini
Autor do famosíssimo livro O Caçador de Pipas, o afegão Khaled também é médico. Fez faculdade de medicina nos EUA e terminou a residência em 1996. Praticou a medicina até 1 ano e meio depois do lançamento do seu famoso livro.
Juscelino Kubitschek
Presidente do Brasil (1956 a 1961) e fundador de Brasília (1960), JK formou-se em medicina na UFMG em 1927 e era Urologista (fez estágios em Paris, Viena e Berlim). Na Revolução Constitucionalista de 1932, serviu nas tropas mineiras como cirurgião da polícia militar. Em 1934 entrou para a política, mas continuou exercendo a medicina por um bom tempo.
Anton Chekhov
Famoso escritor russo do século XIX, Chekov, diferentemente dos demais, praticou a medicina ao longo da sua carreira literária. É célebre a frase em que dizia "A medicina é minha fiel esposa e a literatura é minha amante".
Chacrinha
O jovem Abelardo começou a estudar medicina em Recife em 1936 e era também percussionista de uma banda da faculdade. Seu primeiro contato com o rádio foi como estudante de medicina durante uma palestra sobre alcoolismo. Após 03 anos de curso, abandonou a medicina antes mesmo de se formar e embarcou como percussionista da orquestra de um navio que iria em turnê pela Europa. Mas era 1939 e o começo da 2ª Guerra Mundial fez o navio voltar ao Rio de Janeiro antes de chegar ao seu destino na Alemanha.
Outros médicos famosos são: Moacyr Scliar, Nicolau Copérnico, Guimarães Rosa e Arthur Conan Doyle.
Enéas Ferreira Carneiro (Rio Branco, 5 de novembro de 1938 — Rio de Janeiro, 6 de maio de 2007) foi um político e médico cardiologista brasileiro. Escreveu um livro sobre como ler um ECG!
ResponderExcluirEnéas foi um médico que ficou famoso em outra profissão, humorista. =p
ResponderExcluirEdgar Vivar( Seu Barriga, do Chaves), nasceu no dia 28 de dezembro de 1947, na Cidade do México. É médico de formação, porém tal profissão ele só exerceu por um período aproximado de dois anos.
ResponderExcluirJorge Drexler, cantor e compositor uruguaio, também é médico. Acho esquisito ex-médico?!?
ResponderExcluirParabéns a todos os médicos e a São Lucas.
Sócrates, jogador de futebol pelo Corinthias e pela Seleção Brasileira (copas de 82 e 86) é médico!
ResponderExcluirPalocci, ex-ministro da Economia no governo Lula, atual chefe da casa civil no governo Dilma, é médico!
ResponderExcluirVc esqueceu do grandissimo Noel Rosa, que cursou medicina mas abandonou pela carreira musical!!! Felizmente, nesse caso!
ResponderExcluirVcs esqueceram do grande João Guimarães Rosa, médico, diplomata e escritor. Com os seus livros e a sua sensibilidade, adquirimos um outro olhar do Sertão e das suas peculiaridades. Reconhecido internacionalmente pela sua literatura singular e cheia de neologismos.
ResponderExcluirVcs esqueceram de mim Theodore Bagwell 'T-Bag'.Médico por intuição,especialidade em ginecologia ou melhor vaginecologia.Agora lembram de mim safadinhos???
ResponderExcluirBeijosss.
faltou belchior
ResponderExcluirVoce esqueceu o Geraldo Alckmin, que é anestesista.
ResponderExcluirZé Ramalho cursou 2 anos de Medicina tb!
ResponderExcluir