Seguindo mais ou menos essa linha, foi criado o projeto Medpedia: um projeto mundial que se propõe a oferecer conteúdo gratuito sobre medicina para leigos e profissionais da área. Então, para conhecermos melhor a Medpedia, vamos a algumas perguntinhas:
1. Quem criou a Medpedia e desde quando?
A versão beta foi lançada em fevereiro de 2009 e seus idealizadores foram Harvard Medical School, Stanford School of Medicine, Berkeley School of Public Health e University of Michigan Medical School.
2. Quem pode participar?
Além dessas instituições, outras 100 já apóiam o projeto. A Medpedia tem a intenção de beneficiar qualquer um interessado em conhecimentos na área da saúde, tais como profissionais, pacientes e instituições.
3. Por onde começo?
Para participar é preciso fazer o cadastro no site. Depois é só começar a navegar entre as diversas seções do site, como as comunidades ou os artigos como mostram as figuras abaixo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUau! Curti esta idéia da Medpédia. Só espero que as informações divulgadas sejam de boa qualidade.
ResponderExcluirAbraços!
Mas é essa a diferença do Medpedia pra Wikipedia: no Medpedia só médicos cadastrados podem editar os artigos! Não é aberto para todos os participantes. Desse modo há uma constante seleção e revisão do conteúdo.
ResponderExcluirEm abril de 2009 postei no meu blog uma matéria sobre a Complexidade do paciente expert. Nesta época já havia feito menção a Medpedia, que, aliás, nasceu POR CAUSA DO paciente expert ou paciente informado, que aqui entre nós ninguém dá importância. Eu pelo menos estou tentando, sem sucesso. Seria interessante completar o seu post contando PORQUE estas Universidades criaram a Medpedia e procurar entender porque neste Brasil Varonil as coisas não andam!!! Se quiserem ler está em: http://ldiamante.blogspot.com/2009/04/complexidade-do-paciente-expert.html
ResponderExcluirAbraço
Leonardo
Gente! Adorei a dica, não conhecia, sou na verdade paciente, mas fiz um blog sobre a saúde específicamente da coluna vertebral, que é onde tenho experiência de anos nessa luta: www.colunalegal.com.br. Me visitem, quem sabe podem ajudar com seus comentários, meu objetivo é ajudar na prevenção.
ResponderExcluir