Você conhece a Medpedia ?

Medpedia - Home
Certamente vocês já conhecem a Wikipedia: uma enciclopédia livre, aberta a colaboração de todos! Dentro da wikipedia há vários portais de temas específicos, como o portal da Medicina, e há também pequenas enciclopédias insipiradas nesse modelo - as wikias.
Seguindo mais ou menos essa linha, foi criado o projeto Medpedia: um projeto mundial que se propõe a oferecer conteúdo gratuito sobre medicina para leigos e profissionais da área. Então, para conhecermos melhor a Medpedia, vamos a algumas perguntinhas:

1. Quem criou a Medpedia e desde quando?
A versão beta foi lançada em fevereiro de 2009 e seus idealizadores foram Harvard Medical School, Stanford School of Medicine, Berkeley School of Public Health e University of Michigan Medical School.
instituicoes

2. Quem pode participar?
Além dessas instituições, outras 100 já apóiam o projeto. A Medpedia tem a intenção de beneficiar qualquer um interessado em conhecimentos na área da saúde, tais como profissionais, pacientes e instituições.

3. Por onde começo?
Para participar é preciso fazer o cadastro no site. Depois é só começar a navegar entre as diversas seções do site, como as comunidades ou os artigos como mostram as figuras abaixo.

Medpedia

Medpedia Comunidades

Medpedia Artigos

5 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Uau! Curti esta idéia da Medpédia. Só espero que as informações divulgadas sejam de boa qualidade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Mas é essa a diferença do Medpedia pra Wikipedia: no Medpedia só médicos cadastrados podem editar os artigos! Não é aberto para todos os participantes. Desse modo há uma constante seleção e revisão do conteúdo.

    ResponderExcluir
  4. Em abril de 2009 postei no meu blog uma matéria sobre a Complexidade do paciente expert. Nesta época já havia feito menção a Medpedia, que, aliás, nasceu POR CAUSA DO paciente expert ou paciente informado, que aqui entre nós ninguém dá importância. Eu pelo menos estou tentando, sem sucesso. Seria interessante completar o seu post contando PORQUE estas Universidades criaram a Medpedia e procurar entender porque neste Brasil Varonil as coisas não andam!!! Se quiserem ler está em: http://ldiamante.blogspot.com/2009/04/complexidade-do-paciente-expert.html
    Abraço
    Leonardo

    ResponderExcluir
  5. Gente! Adorei a dica, não conhecia, sou na verdade paciente, mas fiz um blog sobre a saúde específicamente da coluna vertebral, que é onde tenho experiência de anos nessa luta: www.colunalegal.com.br. Me visitem, quem sabe podem ajudar com seus comentários, meu objetivo é ajudar na prevenção.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...