Como a medicina é vista no cinema



Alice no País das Maravilhas entrou recentemente em cartaz e se você prestar atenção ao cabelo laranja e ao olhar meio "louco" do Chapeleiro, você vai perceber que ele tem algo de psiquiátrico. O impressionante é que não só ele, mas vários lendários personagens do cinema são associados a condições médicas raras.


O Chapeleiro de Alice
O Chapeleiro interpretado por Johnny Depp é claramente um personagem louco apesar de ajudar Alice. A "loucura" dele é devido envenenamento crônico por mercúrio, uma vez que os chapeleiros costumavam usar essa substância na fabricação de chapéus. O líquido era absorvido através da pele e resultava em sintomas como tremores de extremidades, salivação excessiva e sintomas psiquiátricos, tais como ansiedade, excitabilidade e irritação. Descoloração da pela também pode ser um sintoma associado à doença e dizem que foi ideia do próprio Depp usar aquele cabelo laranja no Chapeleiro.


Vampiros de Crepúsculo
Edward Cullen, de Crepúsculo, é um vampiro pálido, fotofóbico e com sede de sangue.  Tais sintomas se assemelham ao quadro clínico da porfiria, uma rara doença hereditária ou adquirida associada ao metabolismo do grupo heme. Na sua forma cutânea, o grupo heme disfuncional, quando em contato com a luz, resulta em rash cutâneo e faz com que os portadores da doença evitem a luz. A grande divergência é que a ingestão de sangue, prática famosa dos vampiros, não levaria a melhora dos sintomas. A rainha Maria e o rei George III da Inglaterra são famosos portadores de porfiria.


Lobisomem
Com os lobisomens podem ser associadas duas doenças raras: hipertricose congênita e lincotropia clínica. A hipertricose se caracteriza por crescimento anormal de pelos no corpo, podendo ser generalizada ou localizada. Os pacientes portadores dessa doença estavam mais para personagens de circo do que para lobisomens.
A licantropia clínica, por sua vez, é uma síndrome psiquiátrica rara na qual a pessoa acredita poder se transformar em um animal. Essa abordagem psiquiátrica foi retratada do recente filme Lobisomem, no qual Benício del Toro interpreta a "fera".

Um comentário :

  1. Sobre a psiquiatria no filme Alice no País das Maravilhas, veja o post "A psiquiatria e neurologia de Alice e Lewis Carroll" do blog Psiquiatria e Sociedade em http://psiquiatriaesociedade.wordpress.com/2010/04/25/a-psiquiatria-e-neurologia-de-alice-e-lewis-carroll/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...