Terremoto do Haiti - Fonte de informações médicas

No dia 12 de Janeiro deste ano, um terremoto de 7 graus na escala Richter atingiu o Haiti. Já foram contabilizados mais de 150.000 mortos. Esse tipo de notícia a gente vê diariamente na televisão, mas e como Médico/Estudante de Medicina? Onde buscar informações interessantes?
O site do Medscape tem agora um portal bastante interessante mostrando artigos, notícias, links, vídeos, aulas, questionários e conteúdo pra download:


O conteúdo é muito bem elaborado.

www.mediconerd.com

Agora é mais fácil ainda acessar o site!
Criamos um domínio ‘.com’ pra que não haja mais problemas em lembrar o nome do site! Em breve mais novidades! Fique de olho!


Free Trial do New England por 21 dias!

Você já viu a promoção do New England ?!
Eles estão disponibilizando 21 dias de acesso COMPLETO e GRATUITO à revista. Para tanto, você precisa apenas preencher o formulário no site. Algunas semanas depois eles vão enviar uma conta para sua casa, mas calma (!), você só precisa pagá-la se quiser continuar a assinatura da revista por 52 semanas.


O que você vai ter durante esses 21 dias?
  • Artigos do NEJM - Você terá acesso ao full text de todos os artigos publicados semanalmente na revista;
  • Videos in Clinical Medicine - Assista na íntegra todos os vídeos de procedimento disponíveis no site do NEJM; - aproveite para baixar todos enquanto você pode!-
  • Slides de Power Point - Faça download de figuras, tabelas, gráficos já publicados na revista para usar em apresentações de .ppt;
  • Audio dos artigos de Clinical Practice - Ouça no computador ou faça download do audio dos artigos para que você possa ouvi-lo enquanto faz outras atividades.

Blogs de medicina no site da Veja

Dentre seus inúmeros colunistas on-line, a revista Veja têm dois blogs de medicina: 


Homo Obesus, de Geraldo Medeiros, fala de alimentação saudável, problemas associados à obesidade, doenças hormonais e metabólicas e responde também às perguntas dos leitores.






Genética, de Mayana Zatz, fala das novidades em genética, dos avanços e usos das células-tronco e de várias doenças degenerativas.

14 dicas para criar uma assinatura de e-mail efetiva

Durante sua vida de acadêmico de medicina e médico, você constantemente trocará e-mails com colegas, professores, universidades, revistas e sites médicos. Mas você já parou alguma vez pra pensar na importância da sua assinatura no final do e-mail?


A assinatura de e-mail é uma ótima ferramenta para mostrar todas as suas informações de contato, bem como sua posição profissional. O problema é que são muitos os erros numa assinatura, como enfeites e figuras truncados em HTML ou o uso de poucos dados sobre sua profissão.


Para melhor lhe orientar sobre isso, damos as sugestões a seguir:


14 dicas para criar uma assinatura de e-mail efetiva


1. Faça uma assinatura curta, mas com toda a informação útil possível (04 linhas é um tamanho mais que suficiente);
2. Condense sua informação em poucas linhas usando colunas (|) ou barras (/) para separar o texto;
3. Lembre-se que um texto simples é sempre melhor! Não use muitas cores, figuras e coisas do gênero;
4. Use o já aceito delimitador de assinatura (--) para que ela seja reconhecida facilmente por outros;
5. Cuidado com a formatação HTML porque ela pode não aparecer em todo tipo de conta de e-mail;
6. Teste sua assinatura antes de usá-la em e-mails importantes;
7. Se for fornecer endereços como twitter e orkut, prefira usar a URL em vez de hyperlink para garantir que todos cheguem ao seu site;
8. Evite fornecer muitas fontes de contato como vários números de telefone - escolha o principal;
9. Só forneça seu MSN e Skype se você quiser realmente que lhe adicionem;
10. Não forneça seu endereço residencial ou profissional - nem todos querem ou deveriam ter acesso a isso;
11. Use seus perfis de midia social (orkut, facebook, twitter) quando apropriado;
12. Tenha várias versões de assinatura (uma mais curta para respostas, por exemplo);
13. Cuidado ao fazer citações - nem sempre elas são convenientes e podem ser mal interpretadas;
14. Forneça o link do seu Currículo Lattes, caso tenha;


Exemplos de assinaturas de e-mail efetivas


Versão padrão:
--
João da Silva
Acadêmico do 5º período | Medicina UFRN
8877-6655 | joaodasilva@email.com 
twitter: http://twitter.com/joaodasilva


Versão simplificada (boa para respostas ou participação em fóruns e comentários)
--
João da Silva
joaodasilva@email.com

Estudantes de medicina fazem programa de rádio

Já pensou em ser um acadêmico-radialista? 
Pois é! É isso que um grupo de estudantes de medicina da Wright State University Boonshoft School of Medicine fazem semanalmente no seu programa de rádio "Radio Rounds".


O Radio Rounds é transmitido todos os domingos à tarde e no dia seguinte o podcast já está disponível no iTunes. A cada semana o programa conta com inúmeros convidados: médicos de várias especialidades, editores de revista, professores, estudantes de medicina e líderes comunitários. O programa é bastante interativo, contando com casos clínicos, prêmios e participação por telefone e e-mail.


Você pode acompanhar as transmissões da Radio Rounds através do podcast no iTunes.
(o download do iTunes pode ser feito no site da Apple. 


Eletrocardiograma - joguinho.




O eletrocardiograma foi desenvolvido pelo médico holandês Willem Einthoven e a técnica lhe rendeu o prêmio Nobel de Medicina em 1924.

Com algumas modificações do aparato original desenvolvido por Dr. Einthoven, o ECG continua sendo um grande exame para analisar o ritmo, eixos elétricos, freqüência, sobrecarga atrial e ventricular, bloqueios de ramos e sinais de isquemia e sofrimento miocárdico.

O site oficial do prêmio Nobel desenvolveu há alguns anos uma série de joguinhos, e dentre eles, merece destaque esse do ECG – onde o jogador no papel de técnico deve conversar com os pacientes, realizar um ECG e ainda interpretar o resultado.

Apesar de parecer simplório, o jogo em Flash é muito bem feito e ensina muito sobre o resultado do traçado: uma excelente fonte de estudo para a melhor compreensão do ECG.

Os demais jogos do site são de qualidade superior também! Vale a pena dar uma olhadinha!


Novas diretrizes para tuberculose da SBPT



Em outubro de 2009, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia publicou a sua III Diretrizes para Tuberculose. A atualização do documento publicado pela última vez em 2004 traz duas grandes modificações:
  • O etambutol foi acrescido ao Esquema I, de modo que nos 02 primeiros meses o tratamento é realizado com 04 medicamentos e com 02 medicamentos nos 04 meses seguintes;
  • Sugestão para iniciar investigação de tuberculose em paciente com 02 ou mais semanas de tosse (o critério anterior era de 03 ou mais semanas de tosse).
Para ler o documento em .pdf na íntegra, clique aqui



Projeto Diretrizes

O Projeto Diretrizes é um portal que acumula diretrizes de diagnóstico e condutas médicas em diversas áreas. Algumas especializações estão muito bem servidas, como Endocrinologia e Urologia, outras ainda não têm tanto conteúdo. Além de excelente recurso específico para o estudo de algumas doenças, essas diretrizes também são usadas como referência em provas de residência.
Nem tudo é um mar de rosas. Algumas diretrizes são muito boas, como por exemplo a de intubação traqueal difícil: tem figuras, tabelas, algoritmos e resumos. Já outras, como o de insulinoterapia na Diabetes Mellitus, são curtos prolixos e pouco práticos. Tem que fazer leitura crítica de tudo.
Os arquivos das diretrizes estão em formato de Acrobat Reader (.pdf). Se você não conseguir ler, recomendamos o Fox-it Pdf Reader, ou, em 2º lugar, o próprio Acrobat Reader da Adobe. 


Vídeos de pré-operatório para pacientes

PreOpcom é um canal do youtube que existe desde 2006.

É um ótimo recurso com vídeos esquemáticos de Youtube que podem ser rapidamente mostrados a pacientes para melhor compreensão da sua cirurgia.

Não se trata especificamente de um caminho de aprendizado/ensino, pois seu conteúdo é bastante simples e voltado ao público leigo. Contudo, é um excelente caminho para mostrar ao paciente alguns procedimentos difíceis de desenhar ao paciente , como por exemplo, um Y-de-Roux.

Eles também têm um perfil no Twitter, Facebook, e uma URL.

Aniversário 15/Jan/2001: Wikipedia






Hoje, 15 de Janeiro, a Wikipedia comemora seu 9º aniversário.
Como grande fonte de pesquisas e com mais de 9 milhões de artigos nas suas principais línguas (Inglês, Alemão, Francês, Italiano, Português, Espanhol, Japonês, Polonês, Russo e Holandês) e tendo no total 14 milhões de artigos em 272 línguas, trata-se da maior enciclopédia gratuita do mundo.
Foi lançada a partir de aprimoramentos do projeto Nupedia, e entrou no ar em 15 de janeiro de 2001, com o esforço e dedicação de Jimmy Wales e Larry Sanger, seus criadores.
A revolução da Wikipédia é notória também em termos de edição. Ao introduzir a edição aberta, permitiu que o seu crescimento fosse muito acelerado, juntando o conhecimento de diversas pessoas diferentes. O marco da edição ao estilo da Wikipédia foi tão importante que gerou dividendos: os Wikias – ou pequenas enciclopédias sobre assuntos específicos. Como por exemplo: o wikia da Pixar, e o wikia de Guerra nas Estrelas, dentre outros.

Há na Wikipédia em inglês um portal sobre medicina desde 2005. Os dados ali reunidos são de altíssima qualidade e sempre servem como uma primeira referência sobre uma doença, ou tratamento, ou equipamento ou fármaco, ou qualquer outra coisa. Clique aqui para conferir.

Nossos sinceros votos de Parabéns para essa comunidade de grande sucesso que é a Wikipédia.
E também: Melhoras à nossa editora: Carolina - que passou hoje pela cirurgia para correção de miopia (PRK) e tá ceguinha ceguinha ainda, sem poder postar muita coisa - Melhoras Carol!

Canal do NEJM no Youtube

Além de disponibilizar uma maravilhoso acervo de vídeos do seu site, o NEJM criou recentemente um canal no Youtube e adicionou vídeos selecionados de procedimentos, entrevistas e discussões de mesa redonda. 


Para acessar o canal do NEJM no Youtube, clique aqui

15 recursos online que todo estudante de medicina deve utilizar

15 Recursos online que todo estudante de medicina deve utilizar


1. Usar a wikipedia como fonte de informação inicial

2. Ter um e-mail de grupo para sua turma, equipe de plantão, estágio, grupo de estudos

3. Receber o Table of Contents do NEJM

4. Pesquisar artigos no PubMed

5. Ler blogs de outros estudantes de medicina

6. Aproveitar o material gratuito dos sites de cursos preparatórios para residência

7. Baixar o pdf daquela diretriz que você tanto procurava

8. Dar uma olhada nos editais de residência médica antes de chegar sua vez

9. Ler sua revista médica favorita

10. Baixar programas médicos para palm e smartphone no orkut

11. Comprar a edição recém-lançada de um livro no Amazon

12. Pesquisar .ppt de aulas de outras universidades

13. Acompanhar as novidades médicas no Medscape

14. Vasculhar o currículo Lattes dos seus professores

15. Baixar o torrent de livros



ADA publica novas recomendações para diagnóstico e tratamento da Diabetes

A Associação Americana de Diabetes (ADA) publica anualmente na revista Diabetes Care suas recomendações para diagnóstico e tratamento da Diabetes. A revisão desse ano, publicada em 29 de dezembro de 2009 no suplemento da edição de janeiro de 2010 da revista, promove que a hemoglobina glicosilada (HbA1c) é um exame diagnóstico rápido e fácil que poderia ajudar a diminuir o número de pacientes não diagnosticados e identificar melhor aqueles com pré-diabetes.

        
“Nós acreditamos que o uso da HbA1c, por não precisar de jejum, vai encorajar mais pessoas a serem testadas para diabetes tipo 2 (DMT2) e ajudar a diminuir o número de pessoas que não têm diagnóstico mas vivem com essa doença crônica e potencialmente ameaçadora. Além disso, a detecção precoce da doença pode fazer uma enorme diferença na qualidade de vida de uma pessoa. Ao contrário de várias outras doenças crônicas, a DMT2 pode realmente ser prevenia, desde que mudanças no estilo de vida sejam feitas enquanto os níveis de glicose sanguínea ainda estejam na faixa da pré-diabetes.”
Richard M. Bergenstal, médico e presidente de medicina e ciência da ADA

O teste da HbA1c era usado somente para avaliar o controle da diabetes ao longo do tempo. Níveis de HbA1c de aproximadamente 5% indicam ausência de diabetes e, de acordo com as recomendações do guideline da ADA de 2010, HbA1c entre 5,7% e 6,4% indica pré-diabetes e maior ou igual a 6,5% indica a presença de diabetes.


Mudanças nas recomendações para 2010


  • Uma seção sobre diabetes relacionada à fibrose cística foi adicionada a “Standards of Medical Care in Diabetes”.
  • Revisão da seção “Diagnosis of Diabetes” agora inclui o uso dos níveis de HbA1c para diagnóstico da diabetes, com um ponto de corte de 6,5%.
  • A seção previamente denominada “Diagnosis of Pre-diabetes” agora é chamada “Categories of Increased Risk for Diabetes”. Categorias que sugerem um risco aumentado para diabetes agora incluem também níveis de HbA1c entre 5,7 e 6,4%.
  • Revisões da seção “Detection and Diagnosis of GDM” agora incluem uma discussão de possíveis alterações futuras no diagnóstico.
  • Extensas revisões da seção “Diabetes Self-Management Education” estão baseadas em novas evidências.
  • Extensas revisões da seção “Antiplatelet Agents” agora refletem evidências de trials  recentes sugerindo que, em pacientes com risco baixo ou moderado, o uso da aspirina é benefício questionável para a prevenção primária de doença cardiovascular.
  • Fotografias de fundo de olho agora podem ser usadas para rastreamento de retinopatia, como descrito na seção “Retinopathy Screening and Treatment”.
  • A seção “Diabetes Care in the Hospital” agora questiona os benefícios do controle glicêmico muito rigoroso em pacientes críticos.
  • Revisões da seção “Strategies for Improving Diabetes Care” são agora baseadas em evidências mais novas. 
Para ter acesso gratuito ao texto completo do ADA Clinical Practice Recommendations de 2010, clique aqui.

Fonte: Barclay L. American Diabetes Association Revises Diabetes Guidelines [online]. Disponível em http://cme.medscape.com/viewarticle/714487?src=cmemp&uac=99098DR. Acessado em 13 de janeiro de 2010.

Tutorial #1 - Pubmed: Criar conta e Salvar pesquisa.

O Pubmed é uma ferramenta importante de busca de artigos.
Hoje vamos explicar passo a passo como criar uma conta no pubmed e desfrutar de seus benefícios, em especial o salvamento de pesquisas.

1) Acessando o Pubmed
Vá ao site do Pubmed (www.pubmed.com), ao fazer uma pesquisa qualquer, você verá o resultado embaixo, e lá em cima, a direita a opção: My NCBI. Veja a figura:  


Nesse exemplo pesquisamos Tratamento de glomeruloesclerose. Mas você pode procurar qualquer coisa - desde simplesmente - Diabetes, até mesmo ao uso de silicone para cirurgia da mão por artrite reumatóide... a pesquisa é você quem desenha - mas esse já é outro tópico.

2) Criando uma conta
Pronto, ao clicar em My NCBI, vai abrir uma nova janela e nela vc vai escolher Register for an Account, no menu a direita.
Então você deve preencher o formulário e deve colocar o seu email que você acessa diariamente - isso é importante, pois é prá lá que vão chegar os seus resultados de pesquisa.


Aqui é importante observar que o email deve ser preenchido com um email de uso diário. não pode ser aquele email que você checa uma vez na vida.
Pronto, passo cumprido, agora é só clicar Register
Ao fazer isso, você irá receber um email pedindo confirmação da sua conta. é recomendável que você leia esse email e clique no link dele pra confirmar a criação do seu registro.

3) Salvando uma pesquisa
Agora você pode voltar ao site do pubmed e vai ter a opção de salvar sua pesquisa.
Confira: se seu nome de usuário está aparecendo lá em cima e se você tem a opção de salvar a pesquisa:


Observe que aparece o nome de usuário e a opção Save search.
Vamos salvar a pesquisa.
Ok, agora ao clicar, você escolhe o nome da pesquisa e clica Save.
Na próxima janelinha você vai ver assim:

Você deve escolher que quer receber por email, o bom é receber diariamente! e o resto você configura como lhe agrada.
Pronto. Clicando em save você terminou e agora você tem uma pesquisa salva!

Sim, mas e daí!?
Sumário:
·         Receber atualizações rápidas do tema que interessa.
·         Manter as pesquisas de forma organizada e limpa.
·         O cadastro ao pubmed permite também regular os marcadores e limites que você gosta que apareçam na página de pesquisa: assim você pode rapidamente filtrar sua pesquisa por revisões, por data, ou qualquer outro critério (Search Filters)
·         Cuidado: dependendo da sua pesquisa e de como você configure, você pode receber diariamente emails gigantes e sem grande importância - é importante escolher bem que pesquisa salvar.

Vantagens da inscrição gratuita do NEJM

O New England Journal of Medicine, o jornal médico mais influente do mundo, disponibiliza um cadastro gratuito no seu site onde os registrados poderão ter acesso ao texto completo de todos os artigos com mais de 06 meses e receberão semanalmente o Table of Contents de cada edição do jornal.

Para realizar o seu cadastro, clique aqui

Software com modelos anatômicos em 3D

Há poucos dias o WebSurg disponibilizou um software para visualização de imagens 3D. O VR-Render Websurg Limited Edition, disponibilizado gratuitamente, funciona com Windows, Linux and MacOS e possibilita a visualização de modelos de pacientes 3D e imagens DICOM.



Além de download e manual de instruções, o WebSurg também disponiliza uma galeria para download de vários modelos 3D de pacientes anônimos com casos de gravidez, tumor de mama, tumor de pâncreas, etc.

Livro #2 - Knot Tying Manual


Livro: Knot Tying Manual
Autor: Ethicon INC.
Edição: 1ª ed - 2005
Páginas: 44

Para download, clique aqui.

Livro #1 - Doenças Infecciosas e Parasitárias




Título: Doenças Infecciosas e Parasitárias - Guia de bolso
Autor: Ministério da Saúde
Edição: 7ª ed. - 2008
Páginas: 372

Para download, clique aqui ou acesse o link direto na BVS


e-learning em cirurgia



O WebSurg é uma universidade cirúrgica virtual acessível gratuitamente através da internet. Idealizada pelo Professor Jacques Marescaux e sua equipe do IETS, o WebSurge tem como objetivo fornecer treinamento cirúrgico online, informações sobre os mais recentes progressos em cirurgia e a possibilidade de conversar com cirurgiões e experts de todo o mundo.





O site tem um amplo conteúdo, oferecendo mais de 130 descricões técnicas, 500 vídeos de cirurgias e 900 opiniões de experts. Seu conteúdo é divido em 07 especialidades cirúrgicas e o material é agrupado em diversas categorais.

Para ter acesso a todo esse conteúdo, basta registrar-se gratuitamente no site.



A história por trás dos epônimos

Sempre quis saber quem foram os célebres médicos que deram os nomes ao ângulo de His, à tríade de Charcot e às ilhotas de Langerhans?



Aqui está a solução para os seus problemas!!



O site Who Named It? é um dicionário biográfico dos epônimos médicos. Ao pesquisar sobre um médico específico, por exemplo, Virchow, o site fornece uma breve biografia e uma lista dos principais epônimos associados a ele, como mostra a figura abaixo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...