05 pesquisas científicas assustadoras para celebrar o Halloween


A ciência é surpreendente e assustadora ao mesmo tempo! Algumas pesquisas são tão revolucionárias em suas ideias e descobertas que causam medo e estranheza! Não é à toa que na Idade Média cientistas eram perseguidos e condenados ... Nos dias atuais não há essa cultura de "Caça às Bruxas", mas vamos aproveitar o Halloween para relembrar algumas pesquisas "assustadoras"! 



1. Ratos idosos rejuvenescem com transfusão de sangue jovem
Cientistas americanos transfundiram sangue de um rato jovem para um idoso e estudaram os efeitos no seu organismo: comprovaram que o rato idoso teve reversão do envelhecimento cerebral em níveis molecular, estrutural, funcional e cognitivo. Mas calma! Ainda são resultados incipientes e ninguém deve sair por aí praticando vampirismo!

Para acessar o artigo original publicado na Nature, clique aqui

2. Transplante de coração após parada cardíaca
A captação de órgãos para transplante é feita após confirmada a morte cerebral do paciente, mas ainda com o coração batendo. Apesar de ainda não publicado, uma equipe de cirurgiões cardíacos da Austrália anunciou nessa semana 03 transplantes cardíacos realizados após PCR (parada cardio-respiratória): os corações foram mantidos em um dispositivo chamado "heart-in-a-box" e preservados em solução especialmente desenvolvida para esses casos. Vamos aguardar a publicação e esperar que dê tudo certo!



3. Clonagem de mamíferos

Publicação revolucionária na época que se mantém assustadora até hoje, Dolly foi o primeiro mamífero clonado! A clonagem revolucionou também porque foi feita de células adultas e de um tecido específico (glândulas mamárias, por isso o nome Dolly em homenagem a Dolly Parton). A ovelha mais famosa do mundo causou muita controvérsia pois suscitou a possibilidade de clonagem de humanos: mas já se passaram quase 20 anos e até agora nenhum clone humano apareceu por aí ...


Para ler o artigo original publicado em 1996 na Nature, clique aqui




4. Robô controlado com neurônios de rato

A interface cerébro-máquina tem sido tema de grande estudo ultimamente, vide pesquisas de Miguel Nicolelis. Mas um estudo revolucionário e assustador no tema foi feito por uma equipe inglesa que implantou uma cultura de neurônios de rato em um robô, de modo que a máquina captava os impulsos elétricos dos neurônios e transformava em comandos de movimento com a ajuda de um computador.


Para ler o artigo original, clique aqui






5. Transplante de face

A des/reconfiguração da face de alguém têm sido almejada há séculos: começou com máscaras e disfarces e depois evoluiu para cirurgias plásticas. A impressão que sempre se teve é que ao mudar a face, mudava-se a caracterização da pessoa como um todo. Exatamente por isso que o transplante de face parece tão assustador: imagine viver com a face de outra pessoa! A despeito do pavor em volta do tema, o transplante de face é uma cirurgia tecnicamente muito difícil e trouxe nova vida aqueles vítimas de queimaduras ou acidentes que precisavam de uma nova face! 


Para ler o artigo original publicado no NEJM, clique aqui




Um comentário :

  1. MedCurso MedCel 2018 mais Vídeos
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2018!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas Medcurso 2018 (material Completo)
    MATERIAL COMPLETO (63 APOSTILAS) DO ANO 2018

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2018, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2018 (110 gigas),
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    33

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...