A revolução do Google Glass na Medicina


Quem nunca pensou "e se meus olhos tirassem fotos?" Quantas cenas você vê ao longo do dia que gostaria de registrar naquele momento imediato? Parece que finalmente podemos fazer isso ... O Google Glass, um dispositivo com um computador que tem um display ótico e pode ser usado como óculos! Ainda não lançado oficialmente no mercado, o Google Glass foi inicialmente vendido para testes de desenvolvedores esse ano através do programa Glass Explorer. Vários médicos compraram, principalmente nos EUA, e com boas idéias de uso médico do Glass, começaram a divulgar seus projetos.



Como funciona o Google Glass?
O Google Glass, como o próprio nome diz, é um gadget que pode ser "vestido" no formato de óculos. Sobre o olho direito ficam a câmera e a tela de cristal que projeta uma interface que permite fotografar, filmar, usar mapas e publicar nas redes sociais. 

As características do Glass são sistema Android, display de 640x360 px, câmera de 5MP que grava em 720p, conexão wifi e bluetooth e 16GB de armazenamento. Os desenvolvedores que usaram comentaram algumas dificuldades: comandos somente em inglês, bateria de 2h-4h e conexão apenas com smartphones com sistema Android.



Como o Google Glass pode revolucionar a medicina?
Educação Médica, Atendimento Pré-Hospitalar, Radiologia, Telemedicina ... imagine as diversas utilidades que o Google Glass teria na medicina!
- O resgate pré-hospitalar filma com o Google Glass a cena e já envia à central de regulação
- Um cirurgião filma o procedimento que é transmitido a outra sala para alunos e residentes
- Um professor filma um exame ou consulta e mostra a seus alunos
- Um estudante que filma a aula para revisar em casa depois
- Um médico que vê no Glass os exames de radiologia do seu paciente durante visita ao leito
- Um médico numa cidade distante que faz interconsulta por telemedicina
- Qualquer profissional de saúde poderia revisar o prontuário eletrônico do paciente durante consulta através do Glass

Quem já testou?
Algumas equipes de médicos já testaram e publicaram suas experiências! Uma ideia muito boa foi a do cirurgião americano Dr Grossman que filmou uma endoscopia e transmitiu em outra sala - ele foi provavelmente o primeiro a publicar vídeos médicos do Glass e com aplicabilidade cirúrgica. 
Outro projeto interessante é de um grupo de professores de Stanford, dentre eles Abraham Verghese, que usou o Glass para filmar consultas e exame físico para o projeto Stanford Medicine 25, que ensina 25 princípios básicos da semiologia.







Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...