TED Medicina #3: A meia-vida dos fatos


Quando você estudou na escola há poucos anos, Plutão era planeta, ideia tinha acento e Sérvia e Montenegro ainda eram Iugoslávia ... é isso que o matemático Samuel Arbesman chama de meia-vida dos fatos! Nesse TED, Arbesman argumenta que essa queda do conhecimento é como o decaimento radioativo: você não sabe bem quem vai sucumbir, mas é possível calcular quanto tempo leva para que o conteúdo de uma disciplina se torne obsoleto em 50%. 




Talvez a área cujo conhecimento mude mais constantemente é a medicina! Mas nem mesmo a meia-vida do conhecimento médico foi constante: no final do século XIX, quando a medicina passou a ser cada vez mais ciência, a meia-vida era bem menor do que hoje já que novas pesquisas eram feitas todos os dias! Se a gente pensar nos "absurdos" de décadas atrás, você vai ver como a mudança é grande: cigarro já foi prescrito por médicos, Cocaína já foi remédio e lavar as mãos após fazer necropsia era absurdo!


Um estudo revisou artigos sobre hepatologia publicados nos últimos 50 anos e viu que o tempo de meia-vida do conhecimento nessa área foi de 45 anos, ou seja, praticamente metade dos artigos que eles revisaram já não tinham conhecimento verdadeiro! Por isso é importante nos mantermos atualizados e de mente aberta às novidades: quando Semmelweis propôs que a causa da febre puerperal era o fato de os médicos não lavarem as mãos, acharam aquilo absurdo e, apesar de certo, ele foi desacreditado pelos colegas e morreu como louco. Há décadas o estudo dele foi reconhecido e considerado revolucionário para o progresso da medicina! 




Para conhecer o livro "The half-life of facts", clique aqui.
Para ler a reportagem que Samuel Arbesman cedeu ao The Economist, clique aqui.




Um comentário :

  1. MedCurso MedCel 2017 mais Vídeos mais 700 Livros de Medicina
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2017!
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas novas, São mais de 67 apostilas.

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2017, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2017 (110 gigas), Simulados Medcurso 2015, 2016, 2017.
    Super brinde
    700 Livros de Medicina
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...