Medicina 2.0 #1: Cirurgia na Web
Vivemos uma era da internet de compartilhamento de informação, mídia social e colaboração - a era da Web 2.0, exemplificada através dos blogs, RSS, twitter, facebook, Youtube, podcasts, aplicativos, etc. Esses recursos influenciaram nossa geração e criaram a Medicina 2.0, que é o uso dessas ferramentas pelos profissionais de saúde para criar uma rede de colaboração, medicina personalizada e promover a educação médica.
Para divulgar e incentivar a Medicina 2.0, estamos criando a mais nova seção do blog com posts sobre a inserção das especialidades na Web 2.0 - e para começar, escolhi a minha especialidade! :)
Blogs
Blog da Videocirurgia: criado por um cirurgião gaúcho, discute artigos e novidades sobre o tema da videocirurgia.
Other Things Amanzi: relatos e experiências de um cirurgião sul-africano (em inglês)
Skeptical Scalpel: reflexões sobre novidades e temas polêmicos da cirurgia (em inglês)
American College of Surgery (ACS): novidades sobre eventos e publicações do Colégio Americano de Cirurgia.
SAGES: eventos e novidades da Sociedade Americana de Cirurgia do Aparelho Digestivo
OnSurg: atualizações e publicações do OnSurg, portal com temas sobre cirurgia
Atul Gawande: cirurgião, professor e escritor.
Annals of Surgery: atualizações do mais importante periódico sobre o tema.
Podcasts
Surgery 101: podcasts de 10-20 minutos com conceitos básicos de temas da cirurgia geral.
Medscape General Surgery: novidades sobre cirurgia publicados pelo Medscape.
Surgery Grand Rounds: aulas em vídeo no iTunes U das reuniões da cirurgia da Universidade de Arizona.
Aplicativos
Surgical LogBook: aplicativo prático para manter um cadastro da cirurgias feitas; permite busca e exportação dos dados. Custa 3,99 dólares na AppStore
Safe Surgery: checklist do programa Cirurgia Segura Salva Vidas da OMS. Gratuito na AppStore.
DrawMD General Surgery: aplicativo para iPad que permite editar e desenhar imagens de anatomia e procedimentos para explicar aos pacientes. Gratuito na AppStore.
CURRENT Diagnosis and Treatment Surgery: um dos mais famosos livros de cirurgia agora disponível para iPhone e iPad. Custa 74,99 dólares na AppStore.
Schwartz's Manual of Surgery: um dos principais tratados de cirurgia, disponível em inglês para iPhone e iPad. Custa 64,99 dólares.
Medscape General Surgery: novidades sobre cirurgia publicados pelo Medscape.
Surgery Grand Rounds: aulas em vídeo no iTunes U das reuniões da cirurgia da Universidade de Arizona.
Aplicativos
Surgical LogBook: aplicativo prático para manter um cadastro da cirurgias feitas; permite busca e exportação dos dados. Custa 3,99 dólares na AppStore
Safe Surgery: checklist do programa Cirurgia Segura Salva Vidas da OMS. Gratuito na AppStore.
DrawMD General Surgery: aplicativo para iPad que permite editar e desenhar imagens de anatomia e procedimentos para explicar aos pacientes. Gratuito na AppStore.
CURRENT Diagnosis and Treatment Surgery: um dos mais famosos livros de cirurgia agora disponível para iPhone e iPad. Custa 74,99 dólares na AppStore.
Schwartz's Manual of Surgery: um dos principais tratados de cirurgia, disponível em inglês para iPhone e iPad. Custa 64,99 dólares.
50º Congresso Brasileiro de Educação Médica
Evento: 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica
Data: 11 a 14 de outubro de 2012
Local: São Paulo - SP
Inscrições: diversos valores conforme com/sem alojamento, leia mais aqui.
Envio de trabalhos: prazo encerrado
Para saber mais informações, acesso o site oficial do evento.
Documentário "Heart Stop Beating"
Exibido no Festival de Sundance de 2012, o documentário curta-metragem "Heart Stop Beating" conta a história de um paciente que recebeu uma bomba cardíaca (Dispositivo Ventricular Assistido) desenvolvida por uma equipe de médicos do Texas, EUA. O documentário tem cerca de 4 min, mas mostra com imagens surpreendentes essa história: é muito curioso ver a medicina por um ângulo cinematográfico!
Medicina nos Jogos Olímpicos
Nos Jogos Olímpicos os atletas precisam de suporte médico o tempo todo: Ocorrem lesões, torções, desidratação e uma gama enorme de outros fatores que podem ser cruciais em um campeonato. Por causa disso, é necessário ter um grande suporte médico. Conheça agora um pouco mais sobre como é feito esse suporte em Londres.
Policlínica
Este é o ponto forte da saúde nos jogos olímpicos. Situada dentro da vila olímpica, a policlínica oferece os mais variados tipos de atendimento médico da odontologia até podologia!
Os números são suntuosos! trata-se de um prédio de 5000m², distribuídos em 4 andares. e até o dia 6 de Agosto, o trabalho deles foi surpreendente:
- 564 Ressonâncias Magnéticas (chegando a 52 em um único dia!)
- 259 Radiografias
- 254 Ultrassonografias
- 58 Tomografias Computadorizadas
Não são só os números que são surpreendentes: Lá os recursos são de ponta, são ressonâncias magnéticas de 3 Tesla, Radiografia digital wireless e tecnologia de ponta para todos os lados. E então? achou impressionante? gostaria de conhecer pessoalmente? Clique na figura abaixo e faça uma visita interativa de video de 360°:
Hospitais
Na eventualidade de um trauma maior, ou da necessidade de uma cirurgia, a policlínica não dará o suporte necessário, os atletas são atendidos nos hospitais da cidade. São basicamente 3 grandes hospitais:
Tudo muito legal, não?
iPhone e Medicina #29: App Dor de Cabeça
Ultimamente vimos um grande crescimento no número de aplicativos voltados para pacientes: para controlar uso de medicações, regular ciclo menstrual, contar calorias, etc. E foi essa a estratégia do blog Neurocirurgia ao lançar o aplicativo Dor de Cabeça.
O aplicativo é uma espécie de agenda para registrar as crises de cefaleia e as medicações em uso. Para começar a usar o app é preciso fazer um cadastro, mas é bem prático. Em seguida você acessa seu perfil e cadastra medicações em uso, com alarme dos horários e cadastra o ciclo menstrual (para as mulheres). A partir de então, o app serve como um diário das crises e a cada evento o paciente pode cadastrar duração, intensidade, qualidade da dor e outras características importantes para diagnóstico e seguimento médico.
O App Dor de Cabeça está disponível na AppStore por 1,99 dólares e é compatível com iPod, iPhone e iPad.
# Preço acessível
# Uso fácil
# Solicita Cadastro
# Limitado a uma doença
# Não tem orientações sobre a doença
----------------
E atenção leitores do Facebook: vamos sortear 04 promocodes para o aplicativo Dor de Cabeça através da página do Médico Nerd no Facebook.
Como participar?
Curta a página do Médico Nerd no Facebook e clique em "curtir" no status dessa promoção lá no Fb. Não vale dar like aqui no blog, tem que ser lá no Facebook mesmo!
Regras do sorteio
1. A promoção terá início em 11/08/12 e término em 13/08/12
2. O sorteio será através do Random.org e concorrerão somente aqueles que curtirem a atualização sobre esse sorteio na página do Médico Nerd no Facebook
3. O prêmio é um promocode do aplicativo Dor de Cabeça. Quatro (04) pessoas serão contempladas
4. Após o sorteio entraremos em contato através de mensagem no Facebook.
Parceria Médico Nerd e Elsevier
Boas novas aos nossos leitores! A Elsevier é a mais nova parceira do Médico Nerd! Para começar a parceria, lançaremos uma promoção de volta às aulas que todo estudante de medicina vai adorar! A Elsevier está oferecendo o Netter Flash Cards ao seguidores do Médico Nerd através de um concurso cultural! O Netter Flash Cards é uma forma prática e portátil de revisar anatomia: a parte da frente do cartão traz uma imagem do Netter com setas apontando para estruturas importantes e o verso cartão tem o nome de cada estrutura e comentários relevantes sobre o tema. São mais de 300 flash cards e conteúdo online no Student Consult com flash cards extra e mais de 300 questões.
Concurso Cultural “Elsevier e Médico Nerd querem saber: Como o Netter Flash Cards 3º Edição pode mudar sua vida acadêmica?"
Como participar?
1. Curta a fanpage do Médico Nerd e da Elsevier no Facebook.
2. Clique aqui para responder à pergunta "Como o Netter Flash Cards pode mudar sua vida acadêmica?" através de um formulário online.
Regulamento
1. A promoção será de 06 a 17 de agosto de 2012, e as respostas poderão ser enviadas até 23:59h (horário de Brasília) do dia 17/08/2012.
2. A resposta mais criativa será eleita por um juri com membros da Elsevier e do Médico Nerd no dia 20 de agosto de 2012.
3. O prêmio será 01 (um) exemplar do Netter Flash Cards, 3ª edição.
4. O ganhador será contactado por e-mail e o prêmio será enviado ao seu endereço através de Sedex.
Para acessar o formulário para envio da resposta, clique aqui.
Para ler a versão completa do regulamento dessa promoção, clique aqui.
Residência Médica #4: Currículo e entrevista
Finalmente você chegou na 3ª fase das provas e vai ter a chance de mostrar seu potencial durante as entrevistas! Aquele currículo volumoso de 300 páginas que você trouxe com tudo (absolutamente TUDO!) que você fez na faculdade ... Infelizmente é essa a imagem que temos das entrevistas de residência médica, mas na maioria das vezes a realidade é bem diferente: as entrevistas são superficiais, rápidas e com perguntas específicas.
Claro que a entrevista é importante, mas lembre-se: só vale 10%! Muito difícil fazer diferença pra quem já vinha com notas ruins, ou seja, o grande fator da entrevista é o desempate: aquele pontinho que faz diferença no final!
# Como preparar o currículo
O seu currículo deve ser sucinto mas ao mesmo tempo falar tudo de importante! Então é preciso organização e clareza para escrevê-lo. Alguns editais especificam o que querem e têm formulários online, mas como a maioria não fala, você deve fazer por conta própria. O Currículo Lattes pode ser um modelo, mas é muito mais destinado à pesquisa e as provas de residência perguntam mais detalhes sobre a graduação do que está incluído no Lattes. Segue abaixo o modelo que usamos:
-- capa
-- sumário
-- identificação, com dados pessoais, documentos, foto, etc
-- formação acadêmica, com detalhes sobre TCC, carga horária e estágios do internato
-- atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão), com carga horária, financiamento, professor orientador, etc
-- estágios extracurriculares, com ingresso, carga horária, coordenador, hospital, etc
-- idiomas, com nível e cursos feitos
-- prêmios e títulos, assim como no Lattes
-- produção bibliográfica, assim como no Lattes
-- trabalhos apresentados em congressos, separando modalidade oral e poster
-- participação em eventos, especificando se foi como participante, comissão organizadora ou palestrante
-- participação em cursos
-- outras atividades
-- capa
-- sumário
-- identificação, com dados pessoais, documentos, foto, etc
-- formação acadêmica, com detalhes sobre TCC, carga horária e estágios do internato
-- atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão), com carga horária, financiamento, professor orientador, etc
-- estágios extracurriculares, com ingresso, carga horária, coordenador, hospital, etc
-- idiomas, com nível e cursos feitos
-- prêmios e títulos, assim como no Lattes
-- produção bibliográfica, assim como no Lattes
-- trabalhos apresentados em congressos, separando modalidade oral e poster
-- participação em eventos, especificando se foi como participante, comissão organizadora ou palestrante
-- participação em cursos
-- outras atividades
Lembrando que ao final é preciso anexar as copias dos documentos que comprovem as atividades citadas no currículo.
Trecho do currículo que utilizei durante as provas de residência. |
Por norma do CNRM a entrevista deve valer 10% do total, mas geralmente esses 10 pontos são divididos:
-- alguns pontos para instituição de origem (se tem 02 anos de internato, se tem hospital escola)
-- outros para o desempenho do candidato na entrevista em si (aí entra sua habilidade de conversar!)
-- e 40 ou 50% para o currículo em si (geralmente pontuam iniciação científica, estágios, participação em eventos e língua estrangeira).
Isso varia muito de um edital para outro, por exemplo, em alguns basta comprovar que fala uma língua estrangeira e você já ganha o "ponto de línguas"; mas em outros quanto mais línguas e quanto mais alto o nível, mais pontos você ganha.
# Como fazer uma boa entrevista
Primeira dica: controle o nervosismo! A entrevista, de fato, é uma triagem de loucos e mentirosos. Então desde que você pareça normal e não minta nada do seu currículo, você não vai perder pontos! E não mentir no currículo é essencial: melhor do que ter um currículo cheio de coisas que você não fez ou mal fez, explore bem as que você tem (mesmo que sejam poucas) e você vai se dar bem! Geralmente na entrevista eles não perguntam todos os detalhes do currículo, mas escolhem algo para que você explique melhor, por exemplo, na minha prova do HC FMUSP implicaram com meu curso de francês: perguntaram por que quis estudar francês, onde estudei, se já fui à França, se conhecia local tal, se tinha visto tal filme francês, etc. Ou seja, veja que as perguntas não têm nada a ver com medicina, mas testam se aquele dado do meu currículo é verdadeiro!
Outra coisa importante: vá bem vestido! Mas perceba a ocasião: não é festa, não é balada e não é a casa dos seus amigos; é uma entrevista de trabalho. Então vá com uma roupa sóbria e elegante. Os homens geralmente vão de roupa social e nas especialidades cirúrgicas usam mais terno; para as mulheres não há padrão: pode ser vestido, saia, calça ... mas desde que não seja transparente ou decotado. Nas especialidades cirúrgicas predomina calça social e camisa de manga longa e poucas mulheres usam terninho. E para as meninas: cuidado com a maquiagem e os adereços! Em bancas mais femininas (como dermato e pediatria) isso vai ser bem visto, mas em bancas de especialidades cirúrgicas, onde 99% são homens, isso pode ser interpretado com uma forma de chamar atenção.
E é isso: a entrevista não tem segredo! Fale bem, responda o que lhe perguntam e aja naturalmente! A banca não quer nada excepcional, só quer lhe conhecer melhor!
Para ler outros textos da série sobre Residência Médica, clique aqui.
Para acessar o site da CNRM e ler todas as resoluções, clique aqui.
E para acessar o acervo de provas do Médico Nerd, clique aqui.
Para acessar o site da CNRM e ler todas as resoluções, clique aqui.
E para acessar o acervo de provas do Médico Nerd, clique aqui.
Assinar:
Postagens
(
Atom
)