Médicos e grandes escritores


No Dia Internacional do Livro, nada mais conveniente do que relembrar os médicos que foram grandes escritores! Vários médicos ficaram famosos em outras profissões (sejam cantores, atores, políticos), mas certamente foi na literatura que eles mais se destacaram!

Arthur Conan Doyle
Autor das famosas histórias de Sherlock Holmes, Doyle estudou medicina na Universidade de Edimburgo e utilizou um dos seus professores, Dr. Joseph Bell, para criar seu mais famoso personagem. Sherlock ficou imortalizado nos livros, mas já foi reapresentado recentemente através de filmes e seriados. Costumam dizer também que Holmes serviu de grande inspiração para a criação do personagem Dr. House.


Anton Chekhov
Um dos grandes nomes da literatura russa, Chekhov também era médico! Escreveu diversas obras, mas nunca abandonou a medicina, e costumava dizer: "A medicina é minha fiel esposa e a literatura é minha amante". Suas obras mais consagradas são histórias curtas, como "A Dama do Cachorrinho"

Drauzio Varella
Especializado em infectologia, Dr Drauzio dedicou-se (e destacou-se) também ao estudo do câncer e da AIDS. Destacou-se como comunicador de temas médicos ao público leigo através do rádio na década de 80 e em seguida chegou à Rede Globo. Escreveu obras famosas, como Estação Carandiru (que virou filme em 2003), Por um fio e Borboletas da Alma. 


Foi mais famoso como escritor do que como médico, mas mesmo assim exerceu a medicina plenamente e chegou a ser professor universitário. Escreveu dezenas de livros, tanto de ficção como de temas médicos. 

Guimarães Rosa
Médico, diplomata e um dos maiores escritores brasileiros, Guimarães Rosa entrou na faculdade de medicina em Minas Gerais aos 16 anos e serviu como médico na Revolução Constitucionalista de 1932, onde chegou a conhecer JK, na época médico-chefe do hospital da revolução. Foi membro de Academia Brasileira de Letras e tem obras famosas, como Sagarana e Grande Sertão: Veredas


Khaled Hosseini
Afegão, Hosseini formou-se em medicina nos EUA. Ficou famoso pelo livro O Caçador de Pipas e desde então não exerce mais a medicina, dedicando-se somente à literatura.






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...