Quando o Oscar de Melhor Filme fala da Medicina


Há 84 anos a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entrega o Oscar aos melhores filmes. São diversas categorias, mas o ápice da noite é o Oscar de Melhor Filme: o primeiro foi Asas (1927) e no evento de 2012 estão concorrendo O Artista, Meia-noite em Paris, Cavalo de Guerra, entre outros. Mas você sabe quais dentre os premiados ao longo de todos esses anos falavam de Medicina?

Um Estranho no Ninho, Oscar 1976
Um dos grandes campeões do Oscar, levou 5 estatuetas: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro, melhor atriz e melhor ator.
O filme conta a aventura de Randle McMurphy (Jack Nicholson), que consegue trocar a cadeia por um hospital psiquiátrico. Ele até acha que está se dando bem, mas a realidade não é tão doce quanto ele planejava, não sob o domínio da enfermeira Mildred Ratched (Louise Fletcher), que comanda o hospital psiquiátrico com mão de ferro.  O filme mostra uma realidade aterradora sobre os hospitais psiquiátricos e contribuiu muito com o debate sobre o papel do 'manicômio' e a atenção a saúde psiquiátrica.
Para ler mais sobre esse filme na sessão Medicine, clique aqui.

Rain Man, Oscar 1989
Rain Man conta a história de Charlie Babbitt (Tom Cruise) e Raymond Babbitt (Dustin Hoffman). Charlie vai a um hospital psiquiátrico em busca do seu irmão Raymond - um idiot-savant, uma variação especial de autismo que torna o portador uma pessoa extremamente sábia para alguns assuntos, mas ainda autista e com déficit de interação social.


O Silêncio dos Inocentes, Oscar 1992
Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) é o protagonista dessa trilogia de suspense. Dr. Lecter é um psiquiatra que se torna um paciente adepto de práticas obscuras inclusive do canibalismo. Depois de capturado, ele acaba se tornando consultor da polícia na investigação de um outro serial killer, mas os seus termos de cooperação são abusivos e suas inteções de ajudar escondem um plano maquiavélico. 

O Paciente Inglês, Oscar 1997 
A história de amor de um paciente que sofreu grande queimadura durante a Segunda Guerra Mundial e a enfermeira que toma conta dele, Hana (Juliette Binoche). O filme é retrado na forma de flashbacks mostrando a vida do tal paciente inglês. Além do ambiente hospitalar, o filme aborda a eutanásia

Menina de Ouro, Oscar 2005
A fantástica história de Margaret "Maggie" Fitzgerald (Hilary Swank), a garconete que sonhava em ser boxeadora. Maggie conta com a relutante ajuda do seu treinador Frankie Dunn (Clint Eastwood) e o desfecho é totalmente inesperado - inclusive não dá pra explicar aqui sem entrar nos Spoilers!


Outro filme que também tem a mesma temática médica da Menina de Ouro, é o espanhol Mar Adentro, do mesmo ano, e ganhador da estatueta de Melhor Filme Estrangeiro. Mar adentro narra a odisséia pela eutanásia de Ramón Sampedro (Javier Bardem), uma história cativante sobre a vida e seu valor. É um filme brilhante e emocionante que também merece o seu destaque.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...