iPhone e Medicina #20: Diretrizes Crack


A Medphone, em mais uma parceria com o Conselho Federal de Medicina, lançou o aplicativo "Diretrizes Crack" para iPhone/iPad/iPod touch. Baseado nas "Diretrizes Gerais Médicas para Assistência Integral ao Crack" lançadas em 2011, o aplicativo será mais uma ferramenta no combate ao uso do crack, já considerado uma epidemia no Brasil.  

As diretrizes abordam desde conceitos sobre o crack e a dependência química até orientações sobre tratamento e encaminhamento do paciente. O aplicativo aborda esse conteúdo de forma mais sucinta e de fácil acesso, como mostram as imagens abaixo:



O aplicativo está disponível gratuitamente na App Store.
Para saber mais sobre outros aplicativos da Medphone, clique aqui.



Como a surdez de Beethoven influenciou sua música



Em artigo especial de Natal publicado no British Medical Journal no final do ano passado, um grupo de pesquisadores holandeses tentou estabelecer a relação entre a surdez de Beethoven e suas composições. Desde o início do século XX que há discussões médicas sobre a doença do compositor, mas como investigar um caso clínico que aconteceu há cerca de 200 anos?


Beethoven começou a ter sintomas auditivos com menos de 30 anos,  bem antes de compor suas obras mais famosas. Muito se especulou sobre a doença de base ser auto-imune ou infecciosa (alguns atestaram sífilis), mas é fato que não se sabe a causa: sabe-se apenas que sua audição foi piorando ao longo dos anos, pois ele se correspondia com amigos relatando o problema e chegou até a usar instrumentos para compensar a perda auditiva (imagem acima). Parece inacreditável, mas ao compor a 9ª Sinfonia (sua obra mais famosa) Beethoven já estava completamente surdo.


Mas como esses pesquisadores estudaram o caso de Beethoven? Em vez de se preocupar em como ele poderia ter ouvido suas obras, como outros artigos fizeram, o grupo holandês analisou a quantidade de notas agudas (mais difíceis de ouvir) nas partituras para quartetos de cordas. Eles dividiram, então, as obras em quatro grupos temporais e analisaram a porcentagem de notas agudas em cada composição. A conclusão é que as notas agudas diminuíram ao longo dos anos e voltaram a subir no final da sua carreira, quando ele já estava completamente surdo e não se preocupava mais em compor obras que pudesse ouvir. Então, sim! As composições de Beethoven não eram somente fruto de sua inspiração, mas também das limitações impostas pela sua doença.






Referência:

Saccenti E et al. Beethoven’s deafness and his three styles. BMJ 2011;343:d7589



Raven, o mais novo robô cirurgião


Pode parecer revolucionário para nós, mas a cirurgia robótica existe desde a década de 80. Todavia, foi somente com o Da Vinci, lançado no final dos anos 90, que os robôs ficaram mais populares na medicina: o Da Vinci conta com um console com tela 3D e joystics de onde o cirurgião controla os 4 braços robóticos que são acoplados ao paciente. Como o Da Vinci tem imagem 3D e pinças que rodam 360º, há menor lesão tecidual e sangramento. Entretanto, apesar de revolucionário, o Da Vinci está longe de ser perfeito! É enorme, pesa cerca de meia tonelada e custa 1,8 milhão de dólares. Além disso, a curva de aprendizado é lenta e seu uso se popularizou em poucos procedimentos, principalmente histerectomias e prostatectomias.  

Imagem 01 - Aspecto do Da Vinci com seus braços robóticos e estação de imagem do cirurgião.

Talvez essas falhas do Da Vinci sejam a glória de um novo robô, o Raven! Desenvolvido pela Universidade de Washington com o objetivo de ser usado no campo de batalha e em expedições (espaciais ou submarinas), Raven é compacto, leve e relativamente barato (custará 250 mil dólares). Além disso, seu software é open-source, permitindo que seu código seja editado e outras funções sejam desenvolvidas e testadas por cirurgiões pesquisadores. 

Imagem 02 - Ascpeto do Raven, com sua estrutura bastante compacta.

Em teste desde 2007, Raven já operou em desertos e submarinos. Agora, a partir de fevereiro, chegará às universidades americanas para ser testado em cirurgias de animais: em Harvard os cirurgiões vão tentar operar um coração batendo graças à capacidade do Raven de compensar o movimento. Mas pode ser na Universidade da Califórnia o experimento mais astuto: ensinar o robô a operar de forma autônoma através da mímica dos movimentos dos cirurgiões.


Depois basta esperar: após realizadas as pesquisas em animais, o Raven deve ser aprovado pelo FDA e liberado para comercialização. Quem sabe teremos uma nova era na cirurgia robótica!



Aniversário de 200 anos do NEJM


200 anos, em janeiro de 1812, os médicos John Warren e James Jackson lançaram o New England Journal of Medicine and Surgery and the Collateral Branches of Science. Ao longo desses dois séculos, o NEJM se firmou como referência em ciência médica e documentou vários progressos na medicina, como a primeira demonstração pública da anestesia com éter.




Em comemoração ao bicentenário, o NEJM lançou um site comemorativo e ao longo do ano publicará artigos especiais quinzenais. Além disso, haverá um simpósio comemorativo em junho na Universidade de Harvard e um filme de 30 minutos com fatos históricos da medicina será lançado até o final do ano. Ou seja, várias novidades serão publicadas ao longo de 2012, mas agora você já pode aproveitar o site comemorativo, que conta com os seguintes recursos:


  • Uma timeline histórica com os eventos médicos importantes dos últimos 200 anos, relacionando a história do NEJM com a própria história da medicina;
  • Um espaço para mensagens (ou vídeos) dos leitores dizendo como o NEJM influenciou em suas vidas e carreiras
  • Uma votação mensal com os artigos mais importantes de cada época
  • Um Image Challenge histórico semanal 
 Aproveitem todos os recursos! :)





Propagandas médicas interessantes


Umas são comoventes, outras engraçadas .... mas todas certamente tem um impacto forte no público e passam a mensagem muito bem! Confira abaixo algumas propagandas com temas médicos.














Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...