O Prêmio Nobel de Medicina foi anunciado hoje. Os grandes vencedores foram Sir John B. Gurdon
e Shinya Yamanaka, por suas pesquisas independentes que levaram a descoberta de que células maduras podem ser reprogramadas para se tornarem Pluripotentes.
Pluri... o que?
Ok, pra você que colou na escola...
Células Pluripotentes são células especiais que aparecem no desenvolvimento, principalmente na fase embrionária, e elas são capazes de se diferenciarem em qualquer tipo de célula do corpo: endodérmica, mesodérmica ou ectodérmica - ou seja: elas podem virar qualquer orgão ou tecido de um indivíduo. Essas células, contudo, não são capazes de gerar células extra-embrionárias, como células da placenta, portanto não podem sozinhas gerarem um novo indivíduo - não são capacitadas a originarem clones (quem faz isso são as células totipotentes).
Essa informação é antiga. Qual o uso de células da vida embrionária? Muitas! Basta imaginar por exemplo, uma doença como a Aplasia medular, que simplesmente destrói a medula óssea do doente e leva a uma morte com muito sofrimento. Com acesso a células pluripotentes, uma nova medula poderia ser constituída. Mas isso só pode acontecer se você tiver suas próprias células pluripotentes guardadas - como? preservando-se o cordão umbilical em uma câmara criogênica. Então sem cordão umbilical, sem células pluripotentes.
|
Células Pluripotentes humanas |
Células Pluripotentes, Clones e Ética.
Uma forma de se obter células seria clonar um indivíduo (como feito com a famosa ovelha Dolly), gerando um embrião, permitindo que esse embrião se desenvolvesse até um determinado ponto e então sacrificando o embrião para a obtenção de suas células troncos. Esse processo é amplamente debatido na comunidade científica porque envolve o sacrifício de um embrião e até que ponto isso seria ou não um homicídio.
iPSC.
iPSC significa em inglês induced Pluripotent Stem Cells - Células tronco pluripotentes induzidas. Em 2006 Shinya Yamanaka conseguiu em Kyoto, Japão, induzir a formação de Células Pluripotentes a partir de fibroblastos (células adultas) de camundongos. As células pluripotentes criadas por esse método foram denominadas iPSC. O grande diferencial é que esse método não envolve a criação de clones e todo o conflito ético com embriões e o seu descarte.
Perspectiva futura:
Essa descoberta abre precedentes para o desenvolvimento uma gama infinita de possibilidades terapêuticas. Seria a solução para uma quantidade enorme de doenças. Que tal essa perspectiva fictícia de como o mundo poderia ser afetado no futuro (ficção! representa um devaneio dos autores! não estamos prevendo que o futuro será assim!!!)
"9 de Outubro de 2312, Nova-Londres, Estados Federados da Eurásia do Norte. Isaac Yang-Lee, 98 anos, trabalhador da indústria petro-química e fumante inverterado acorda pela manhã e ao chegar ao banheiro e se olhar no espelho, vê que o computador por trás do espelho detectou por meio de Ressonância Magnética portátil que o coração do Sr. Lee já atingiu o limite, ele precisa de um novo. Sr. Lee sabe que suas dívidas não permitem um 4o coração em menos de 2 décadas, ele terá que trabalhar horas extras para conseguir um novo órgão.
Sai então chateado de casa e decide caminhar até o seu emprego, afinal ele mora praticamente dentro da usina de beneficiamento de petróleo do seu bairro. Sr. Lee caminha para o emprego fumando, e assistindo vídeos pornográficos nas suas lentes de contato. Quando por um momento de distração Sr. Lee é atropelado por uma carruagem pública puxada por 8 cavalos, Sr. Lee se vê em grandes dificuldades, a dor lanscinante sobre sua perna direita faz que os seus computadores dérmicos imediatamente chamem uma ambulância e ao mesmo tempo anestesiem e sedem o Sr. Lee para a cirurgia inevitável. O pobre coração do Sr. Lee pode falhar a qualquer minuto. em 5 minutos o Hospital movel chega ao Sr. Lee, e as máquinas de cirurgia automáticas colocam o Sr. Lee dentro do tubo de cirurgia e controlam o sangramento e o processo inflamatório. Em 5 minutos, o cirurgião que assiste ao procedimento por telemedicina recomenda a conduta: amputação da perna.
1 hora depois, Sr. Lee já está de volta à rua, caminhando novamente em direção ao seu trabalho, feliz, sorridente e radiante - com a emergência sofrida, Sr. Lee ganhou uma nova perna criada por células pluripotentes de propagação ultra-rápida, e de quebra, como já estava na hora, seu coração velho foi descartado e o seu 5o coração foi instalado no lugar durante a amputação da perna doente. Células pluripotentes foram criadas e seu desenvolvimento acelerado. Sr. Lee caminha radiante pela sorte que teve, seu problema foi realizado rapidamente e ele agora só terá um mísero atraso de uma hora para o emprego, nada poderia ser melhor! Contudo, ao chegar ao emprego, ele recebe a mensagem fatídica em seu computador ocular: Seu acidente foi julgado pelo tribunal da cidade e o juiz declarou que Sr. Lee era culpado pelo acidente, sendo assim, ele teria que pagar pelos custos do tratamento, e com isso ele seria imediatamente transferido para a colônia temporária de escravos na Sibéria, onde cumpriria pena por lesão ao patrimônio da Federação. Isaac se sentia triste, achava que se continuasse assim, ele iria precisar re-estruturar seu cérebro e mudar de personalidade se quisesse chegar aos 120 anos."
Para ler mais sobre o Prêmio Nobel dos anos anteriores veja os links abaixo:
2011
2010
Referências:
- http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/2012/
- http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/2012/advanced-medicineprize2012.pdf
- http://en.wikipedia.org/wiki/Cell_potency
- http://en.wikipedia.org/wiki/Induced_pluripotent_stem_cells
- http://en.wikipedia.org/wiki/Dolly_(sheep)
- http://en.wikipedia.org/wiki/Pick%27s_disease