A ciência bizarra da medicina


Pesquisa é coisa séria! É preciso ter uma ideia, testar, aplicar, comprovar, analisar e ... quem sabe, publicar. Mas tudo começa do mesmo jeito: com uma ideia! Mas o problema é que nem todas as ideias são geniais e são graças a essas ideias, digamos, atípicas, que surgem as pesquisas mais bizarras que você já imaginou!

Acredite! Existe até premiação para isso! Anualmente, o IgNobel (paródia do Nobel) premia as pesquisas mais esquisitas de várias áreas da ciência, como física, medicina, anatomia, etc. O lema da premiação é "first make people laugh, and then make them think"Divirta-se, então, com algumas pesquisas bizarras que achamos por aí!

Como não explodir seus pacientes
Publicação premiada esse ano no IgNobel de medicina, o artigo "Colonic gas explosion during therapeutic colonoscopy with electrocautery" é uma pesquisa séria e publicada em periódico importante. O IgNobel achou a publicação bizarra e inutil, mas lendo o artigo você percebe que explosão colônica é algo que realmente acontece.


O estudo dos odores da vagina
Publicado em 1975, "The odors of the human vagina" prova que alguém de fato pesquisou sobre os componentes dos odores vaginais e concluiu que a assinatura olfatória de um indivíduo é composta por vários "mini-odores" - então tá.


A cara do bebê na ultrassonografia
Feto já tem expressão facial. Foi isso que comprovou o artigo "Do facial expressions develop before birth?" ao analisar o padrão (cara de choro e cara de sorriso) de expressão facial de fetos ao longo da idade gestacional. Eles detectaram expressões faciais reconhecíveis e relacionaram sua evolução e aumento de frequência ao longo do tempo de gestação. 


Comer muito chocolate é o caminho para o prêmio Nobel
Publicado recentemente no NEJM (isso mesmo, no New England!), o artigo "Chocolate consumption, cognitive function, and Nobel laureates" relaciona a consumo de chocolate per capita com a população de vários países e estabelece com p<0,00001 que há uma correlação linear entre amos os fatos. De acordo com a conclusão do artigo "Chocolate consumption enhances cognitive function, which is a sine qua non for winning the Nobel Prize, and it closely correlates with the number of Nobel laureates in each country."



Um comentário :

  1. Quer dizer então que o chocolate funcionaria como um lubrificante para o cérebro?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...