Medicine #07 - Um estranho no ninho


Um estranho no ninho (One flew over the cuckoo's nest) é um filme americano de 1975 estrelado por Jack Nicholson e baseado no livro homônimo escrito por Ken Kesey em 1962. O filme retrata as peripécias de Randle McMurphy, um presidiário acusado de estuprar uma moça de 15 anos, que alega insanidade mental para poder ser transferido para o hospital psiquiátrico do Oregon, onde se passa o filme. Randle imagina que a pena dele será muito mais suave no hospital que no presídio, onde ele tinha de fazer trabalhos forçados.

Rodeado por paranóides, histéricos, catatônicos e até um chefe-índio-surdo-mudo, Randle percebe que assim como ele mesmo, alguns daqueles loucos não são assim tão "doidos". A história é belíssima, muito rica, sendo cada personagem profundamente analisada e compreendida. A inteligência de Randle é surpreendente. O comportamento da equipe de saúde é impressionante. O filme mostra exatamente aquilo que a nossa reforma psiquiátrica tenta eliminar dos 'manicômios'.

Os abusos aos doentes e técnicas mal-empregadas como Eletro-Convulso Terapia para o tratamento de mal comportamento, como uma espécie de castigo corporal são comuns ao longo desse filme. Não se trata de uma história feliz, mas é certamente um filme que faz pensar muito sobre o que é loucura, e quem é de fato louco. Esse é um dos poucos filmes que, de tão bem feitos, são melhores que o próprio livro que o inspirou. O livro de Ken Kesey é brilhante, mas o filme com Nicholson é magnífico.


'Mãe' rabirruivo não entende que o cuco não é seu filhote.
Não há outros filhotes - o cuco quebra os outros ovos.
Sobre o título: O título original se traduz como "um vôo sobre o ninho do cuco" ou então, outra interpretação seria: "alguém voa sobre o ninho do cuco". O cuco na cultura anglo-saxã é um ícone de loucura, de insanidade: o termo "cuckoo" é usado como sinônimo de loucura. Já o termo 'ninho do cuco' é outra coisa: o cuco não faz ninho! O cuco geralmente coloca seus ovos no ninho de outro pássaro, quando o filhote de cuco nasce, ele empurra os outros ovos para fora do ninho e fica sendo o único filhote vivo. a mamãe-pássaro não é capaz de perceber que aquele filhote que ela está alimentando não é o seu. Então o cuco já nasce parasita de certa forma. Quando analisados de forma conjunta, esses elementos dão a riqueza do título. Em português, o título não é tão bacana, e nem todo mundo aqui conhece os hábitos de nascimento do cuco, então o pessoal acabou criando um título que fosse mais compatível com nossa realidade cultural. Em Portugal, o título é 'Voando sobre um Ninho de Cucos'.


Título: Um Estranho no Ninho (One flew over the cuckoo's nest)
Ano de Lançamento: 1975
Duração: 133 min
Área da medicina: Psiquiatria, Medicina Hospitalar, Reforma Psiquiátrica
Onde comprar: Submarino





Para ver outras dicas de filme da seção Medicine, clique aqui.


Referências:
  1. Wikipedia: Um estranho no ninho - http://en.wikipedia.org/wiki/One_Flew_Over_the_Cuckoo%27s_Nest_(film)
  2. IMDB: One flew over the cuckoo's nest - http://www.imdb.com/title/tt0073486/
  3. Youtube.com: One flew over the Cuckoo's Nest - Trailer HQ - http://www.youtube.com/watch?v=2WSyJgydTsA
  4. Ministério da Saúde, Biblioteca Virtual em Saúde: Reforma Psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil - http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio15_anos_Caracas.pdf
  5. Wikipedia: Cuckoo - Brood Parasitism - http://en.wikipedia.org/wiki/Cuckoo#Brood_parasitism
  6. Dictionary.com: 'Cuckoo' - http://dictionary.reference.com/browse/cuckoo
  7. Cuckoo being fed: superstock - http://www.superstock.com/stock-photos-images/4201-38982

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...