Você estuda medicina pela Wikipedia?


Você estuda medicina pela Wikipedia?! Se sim, não se sinta inferior porque usa uma fonte de estudo não acadêmica e voltada para leigos! Pesquisas recentes revelaram que 70% dos médicos usam a Wikipedia como fonte de informação! Também não é por menos: busque qualquer sintoma ou doença no Google e está provado que em 85% das vezes um artigo da Wikipedia vai aparecer entre as 10 primeiras referências!


Vale a pena estudar pela Wikipedia?
Na nossa opinião e de vários blogs médicos dos EUA e da Europa, SIM! Mas com limitações ... Então, para que você faça bom uso da Wikipedia no seus estudos, vamos dar algumas dicas:




1. Procure na Wikipedia sobre doenças que você desconhece completamente: é uma ótima fonte de consulta inicial porque tem uma abordagem simples e geral. Digamos, por exemplo, que você está na aula ou estudando e foi citado a Doença de von Recklinghausen. Nunca ouviu falar nisso?! Então comece pela Wikipedia: lá você vai ter uma noção do tema e em seguida pode ir para outras fontes (inclusive muitos artigos científicos são sugeridos como referência na Wikipedia)
2. Não leia a Wikipedia em português! Infelizmente os artigos brasileiros têm conteúdo muito restrito, textos mal escritos e sem fontes de referência. Por que a Wikipedia em inglês tem conteúdo tão superior?! Desde 2004, um grupo de dezenas de médicos de vários países criaram o WikiProject Medicine para editar e coordenar os artigos de medicina da Wikipedia e garantir sua qualidade!
3. Aproveite as imagens e gráficos! Os artigos da Wikipedia em inglês são bem completos e trazem muitas imagens sobre fisiopatologia das doenças, mapas de epidemiologia, lâminas de histopatológico, etc. Essas imagens geralmente são de boa qualidade gráfica e de fácil acesso para download.
4. Não use a Wikipedia como única fonte de conhecimento. Na verdade, nunca estude por uma única fonte de referência! Sempre procure os livros de referência, artigos científicos e portais, como o UpToDate.
5. Não utilize a Wikipedia como fonte de referência para trabalhos, seminários ou avaliações! Como já falamos, ela serve como uma fonte de informação inicial, uma "porta de entrada" para seu estudo. Nunca seu conhecimento médico sobre determinado doença, sintoma ou medicamento deve se restringir ao texto da Wikipedia, pois ela continua sendo uma enciclopédia para leigos!


Fontes de Referência:
1. Hughes B et al. Junior physician's use of Web 2.0 for information seeking and medical education: a qualitative study. Int J Med Inform. 2009 Oct;78(10):645-55.
2. Laurent M, Vickers TJ. Seeking Health Information Online: Does Wikipedia Matter? JAMIA 2009;16:471-479
3. Heilman JM et al. Wikipedia: A Key Tool for Global Public Health Promotion. J Med Internet Res 2011;13(1):e14


2 comentários :

  1. Well, tenho pra dizer que curti demais esse post, como a maioria dos públicados...
    Republiquei esse post no meu blog, claro que com os devidos créditos.
    Abrç

    ResponderExcluir
  2. Bem, como forma de contato inicial com uma doença "desconhecida" ou como forma de referência básica naquela fisiopatologia que fugiu momentaneamente da memória não faz mal nenhum. Só não pode tomar aquilo como uma verdade absoluta e largar os livros,ahauhauhauhaahu. Também não é bom ficar divulgando muito pra população leiga, porque eles lêem aquilo e chegam no consultório como se fossem pós-doutores no assunto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...