Há 25 anos, explodia o reator número 4 da usina nuclear de Chernobyl, no norte da Ucrânia, há 110km da capital Kiev, bem próximo à fronteira com a Bielo-Rússia.
O desastre permanece como o maior acidente nuclear da história: mais de 500.000 trabalhadores e 18 bilhões de dólares envolvidos. Hoje, especula-se que cerca de 980.000 pessoas morreram de causas associadas à radioatividade.
Esse evento sombrio levantou grandes discussões sobre a segurança dos reatores nucleares e promoveu a modificação da tecnologia dos reatores nucleares: hoje não mais se fabricam reatores com moderadores de grafite: pelo grande risco de explosão que eles oferecem.
Para entender melhor, compilamos uma lista de videos do youtube mostrando um documentário do Discovery Channel falando sobre o tema.
além do documentário, achamos esse video mostrando algumas fotos da cidade de Prypiat, a mais próxima da usina, bem como fotos dos "filhos de Chernobyl"
Para os que estão com o inglês afiado, recomendamos ainda esse site, de uma moça ucraniana que visitou a área de Chernobyl e Prypiat (The Ghost-town) de moto e tirou muitas fotos sinistras.
http://www.kiddofspeed.com/chapter2.html
Vale a pena conferir.
E a medicina?!
Com o recente desastre em Fukushima, o debate sobre os efeitos da radiação estão em destaque novamente.
Recentemente 2 artigos saíram no New England falando sobre o assunto.
- Riscos à saúde a curto e longo prazo causado por acidentes em usinas nucleares.
- Grande exposição à radiação - O que esperar e como reagir.
Esses dois artigos explicam o que o médico precisa saber para abordar e para evitar acidentes graves com radiações ionizantes.
O tema é muito rico, e vamos deixar aqui no post só o que achamos de mais importante no assunto, mas a wikipedia e o youtube estão cheios de informação sobre Chernobyl, vale a pena pesquisar um pouco mais sobre esse que foi o maior acidente nuclear da história (e esperamos que nenhum outro lhe roube esse título!)
Referências:
1. Short-Term and Long-Term Health Risks of Nuclear-Power-Plant Accidents, John P. Christodouleas, M.D., M.P.H., Robert D. Forrest, C.H.P., Christopher G. Ainsley, Ph.D., Zelig Tochner, M.D., Stephen M. Hahn, M.D., and Eli Glatstein, M.D.April 20, 2011 (10.1056/NEJMra1103676)
2. Major Radiation Exposure — What to Expect and How to Respond, Fred A. Mettler, Jr., M.D., M.P.H., and George L. Voelz, M.D.N Engl J Med 2002; 346:1554-1561May 16, 2002
3. Chernobyl Disaster, Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Chernobyl_disaster
4. Fukushima I Nuclear Accident, Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Fukushima_I_nuclear_accidents
5. Chernobyl Nuclear Power Plant, Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Chernobyl_Nuclear_Power_Plant
6. Prypiat, Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Pripyat,_Ukraine
7. Chernobyl, Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Chernobyl_(city)
Muito interessante esse ultimo post.
ResponderExcluirGostei especialmente do blog da garota que faz viagens de moto à região do reator.
Parabens pelo blog.
Abraço