Na manhã de hoje, a presidente Dilma Roussef e o ministro da saúde, Alexandre Padilha, lançaram o programa "Saúde não tem preço". De acordo com esse programa, as farmácias credenciadas à rede "Aqui tem Farmácia Popular" passarão a oferecer gratuitamente medicamentos para o tratamentos de Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Vamos tirar aqui algumas dúvidas práticas ...
O que é o programa "Aqui tem Farmácia Popular"?
O Programa Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2004 pelo Governo Federal com o objetivo de oferecer à população medicamentos essenciais de baixo custo. O programa conta com unidades próprias (atualmente 550), mas teve uma grande expansão quando fez uma parceria com farmácias privadas: essas farmácias têm a sinalização "Aqui tem Farmácia Popular" e já são 14.574 locais de venda em todo o Brasil.
Para acessar a lista de farmácias que participam do programa, clique aqui.
Quais os medicamentos que participam da Farmácia Popular?
São medicamentos considerados essenciais, ou seja, usados para o tratamento de doenças muito prevalentes, como HAS, DM, dislipidemia, asma. Não são somente medicamentos Genéricos, mas também de marcas como Pfizer, Schering, etc.
Para acessar a lista dos medicamentos inclusos no programa, clique aqui.
E esse "Saúde não tem preço", qual a novidade?
A novidade é que a partir de agora os medicamentos para tratamentos de Hipertensão e Diabetes serão distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas à rede "Aqui tem Farmácia Popular". Veja a seguir os princípios ativos dos medicamentos gratuitos:
Hipertensão |
Captopril 25 mg, comprimido |
Maleato de enalapril 10 mg, comprimido |
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido |
Atenolol 25 mg, comprimido |
Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido |
Losartana Potássica 50 mg |
Diabetes |
Glibenclamida 5 mg, comprimido |
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido |
Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido |
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml |
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml |
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule) |
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule) |
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml |
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml |
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules) |
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules) |
Quem tem acesso a esses medicamentos?
Todos os cidadãos brasileiros têm acesso a esse programa! É claro que as familias de baixa renda têm muita dificuldade para manter um tratamento adequado devido ao preço dos medicamentos e serão muito beneficiadas com o programa, mas todos têm acesso à gratuidade!
Para pegar o medicamentos, basta apresentar CPF, documento com foto e receita médica.
Com um acesso facilitado aos medicamentos (agora gratuitos), vai ser muito mais fácil para os pacientes do SUS seguirem o regime de tratamento e evitar as complicações tão temidas da DM e HAS!
Não se esqueçam de orientar seus pacientes que eles agora têm esse benefício! Muitos sequer compravam na Farmácia Popular por não ter conhecimento!
Fonte:
Ministério da Saúde.'Saúde Não Tem Preço' inicia distribuição de remédios gratuitos contra hipertensão e diabetes.
Olá, blogueiro(a)!
ResponderExcluirDia 31 de janeiro foi Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Se antes a doença assustava portadores e suas famílias, hoje ela tem tratamento e cura!
Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar informações sobre a doença. Se tiver interesse em colocar o selo da campanha em seu blog, entre em contato com comunicação@saude.gov.br.
Para saber mais sobre hanseníase, acesse: http://bit.ly/dZFocW
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde
Moro em Olinda-PE, na farmácia conveniada a farmácia popular que fica na estrada do caenga, segundo informação por telefone, o proprietário ñ é obrigado a se cadastrar para medicamentos de graça para hipertenso e diabeticos. Estou indignado porque segundo anuncio no rádio e televisão, parece ser sério mas ñ é!!!
ResponderExcluirtrabalho como agente de saude a 8 anos,sempre levando a prevenção p/ os HA e DIA,esse projeto veio para melhorar a vida desses doentes de baixa renda,pois muitas das vezes iam nas consultas e voltavam p/ casa sem medicações pela falta dele;a população do PSFagulha-ICOARACI-BELÉM/PA agradece!
ResponderExcluirCarga horária pros técnicos de enfermagem em COLATINA estado do E/S URGÊNTE,se não vão morrer muita gemte ,vcs não estão vendo profissionais de enfemagem administrando alimentação oral na veia do paciente , administrando medicação na perna do paciente de ter q amputar as pernas,frasco de vasilina na veia da criança isso é um absurdo, não precisa de mudança na carga horária dos ENFERMEIROS COM CARGOS SUPERIOR ES PORQUE ELES NÂO CAUSAM PERIGO AOS PACIENTES.Não tem contato nehum as vezes entram pacientes e saem eles nen sabem ,só sabém porque tém o setor de estatistica do hospital, o hospital pulblico é so um bico para alguns enfermeiros cgegam ali batem o ponto saem nimguém vê ,vão dar aulas particulares nas faculdades estão ricos q estão ficando até doidos .E-mail dorabolzani@hotmail.com CELULAR 92541099.Nos ajuda por favor .
ResponderExcluirOlá pastor, a paz seja contigo e com sua familia.visitei seu blog e amei.Deus te use a cada dia para abençoar muitas vidas em nome de Jesus.visite meus blogs e seja um seguidor.http://diaconisafatima.blogspot.com e http://fatinhafilhadodeusaltssimo.blogspot.com
ResponderExcluir