Saúde não tem preço: tratamento para HAS e DM gratuito na Farmácia Popular



Na manhã de hoje, a presidente Dilma Roussef e o ministro da saúde, Alexandre Padilha, lançaram o programa "Saúde não tem preço". De acordo com esse programa, as farmácias credenciadas à rede "Aqui tem Farmácia Popular" passarão a oferecer gratuitamente medicamentos para o tratamentos de Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Vamos tirar aqui algumas dúvidas práticas ...


O que é o programa "Aqui tem Farmácia Popular"?
O Programa Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2004 pelo Governo Federal com o objetivo de oferecer à população medicamentos essenciais de baixo custo.  O programa conta com unidades próprias (atualmente 550), mas teve uma grande expansão quando fez uma parceria com farmácias privadas: essas farmácias têm a sinalização "Aqui tem Farmácia Popular" e já são 14.574 locais de venda em todo o Brasil.
Para acessar a lista de farmácias que participam do programa, clique aqui.


Quais os medicamentos que participam da Farmácia Popular?
São medicamentos considerados essenciais, ou seja, usados para o tratamento de doenças muito prevalentes, como HAS, DM, dislipidemia, asma. Não são somente medicamentos Genéricos, mas também de marcas como Pfizer, Schering, etc.
Para acessar a lista dos medicamentos inclusos no programa, clique aqui.


E esse "Saúde não tem preço", qual a novidade?
A novidade é que a partir de agora os medicamentos para tratamentos de Hipertensão e Diabetes serão distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas à rede "Aqui tem Farmácia Popular". Veja a seguir os princípios ativos dos medicamentos gratuitos:

Hipertensão
Captopril 25 mg, comprimido
Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
Atenolol 25 mg, comprimido
Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido
Losartana Potássica 50 mg


Diabetes
Glibenclamida 5 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule)
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule)
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules)
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules)



Quem tem acesso a esses medicamentos?
Todos os cidadãos brasileiros têm acesso a esse programa! É claro que as familias de baixa renda têm muita dificuldade para manter um tratamento adequado devido ao preço dos medicamentos e serão muito beneficiadas com o programa, mas todos têm acesso à gratuidade!
Para pegar o medicamentos, basta apresentar CPF, documento com foto e receita médica.


Com um acesso facilitado aos medicamentos (agora gratuitos), vai ser muito mais fácil para os pacientes do SUS seguirem o regime de tratamento e evitar as complicações tão temidas da DM e HAS!
Não se esqueçam de orientar seus pacientes que eles agora têm esse benefício! Muitos sequer compravam na Farmácia Popular por não ter conhecimento!






Fonte:
Ministério da Saúde.'Saúde Não Tem Preço' inicia distribuição de remédios gratuitos contra hipertensão e diabetes





5 comentários :

  1. Olá, blogueiro(a)!
    Dia 31 de janeiro foi Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Se antes a doença assustava portadores e suas famílias, hoje ela tem tratamento e cura!
    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar informações sobre a doença. Se tiver interesse em colocar o selo da campanha em seu blog, entre em contato com comunicação@saude.gov.br.
    Para saber mais sobre hanseníase, acesse: http://bit.ly/dZFocW
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. Moro em Olinda-PE, na farmácia conveniada a farmácia popular que fica na estrada do caenga, segundo informação por telefone, o proprietário ñ é obrigado a se cadastrar para medicamentos de graça para hipertenso e diabeticos. Estou indignado porque segundo anuncio no rádio e televisão, parece ser sério mas ñ é!!!

    ResponderExcluir
  3. solange mendes andrade contente8 de março de 2011 às 11:05

    trabalho como agente de saude a 8 anos,sempre levando a prevenção p/ os HA e DIA,esse projeto veio para melhorar a vida desses doentes de baixa renda,pois muitas das vezes iam nas consultas e voltavam p/ casa sem medicações pela falta dele;a população do PSFagulha-ICOARACI-BELÉM/PA agradece!

    ResponderExcluir
  4. Carga horária pros técnicos de enfermagem em COLATINA estado do E/S URGÊNTE,se não vão morrer muita gemte ,vcs não estão vendo profissionais de enfemagem administrando alimentação oral na veia do paciente , administrando medicação na perna do paciente de ter q amputar as pernas,frasco de vasilina na veia da criança isso é um absurdo, não precisa de mudança na carga horária dos ENFERMEIROS COM CARGOS SUPERIOR ES PORQUE ELES NÂO CAUSAM PERIGO AOS PACIENTES.Não tem contato nehum as vezes entram pacientes e saem eles nen sabem ,só sabém porque tém o setor de estatistica do hospital, o hospital pulblico é so um bico para alguns enfermeiros cgegam ali batem o ponto saem nimguém vê ,vão dar aulas particulares nas faculdades estão ricos q estão ficando até doidos .E-mail dorabolzani@hotmail.com CELULAR 92541099.Nos ajuda por favor .

    ResponderExcluir
  5. Olá pastor, a paz seja contigo e com sua familia.visitei seu blog e amei.Deus te use a cada dia para abençoar muitas vidas em nome de Jesus.visite meus blogs e seja um seguidor.http://diaconisafatima.blogspot.com e http://fatinhafilhadodeusaltssimo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...