Moacyr Scliar, uma vida entre a literatura e a medicina



Aos 73 anos, morre Moacyr Scliar, famoso escritor brasileiro, com obras traduzidas em diversas línguas - assim foram escritas muitas notícias em jornais e revistas no dia de hoje. Mas, além da famosa carreira como escritor, você sabia que Moacyr Scliar também era médico?! E mais: médico bem formado, com carreira, professor de universidade e tudo mais!
Dr. Scliar formou-se em Medicina em 1962 na UFRGS e logo entrou na residência de Clínica Médica na Santa Casa de Porto Alegre. Seguiram-se, então, anos dedicados ao estudo e à prática da Saúde Pública: foi chefe da Secretaria de Saúde do RS, fez pós-graduação de Medicina Comunitária em Israel, fez especialização e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública. Mesmo com todo o sucesso na literatura, Scliar nunca deixou de atuar na medicina: na última década foi professor visitante da Brown University e Chefe do Departamento de Saúde Coletiva da FFFCMPA.
Seu primeiro livro "Histórias de um Médico em Formação", publicado em 1962 e inspirado nas suas práticas médicas iniciais, foi excluído de sua bibliografia oficial pois o autor o considerava uma obra prematura de um autor que ainda não estava pronto! Dentre as dezenas de livros publicados, na área de saúde e medicina são os seguintes:
- Oswaldo Cruz. Rio, Relume-Dumará, 1996.
- A paixão transformada: história da medicina na literatura. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.
- Meu filho, o doutor: medicina e judaísmo na história, na literatura e no humor. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000
- A face oculta:inusitadas e reveladoras histórias da medicina. Porto Alegre, Artes e Ofícios, 2000 .
- A linguagem médica. São Paulo, Publifolha, 2002 
- Oswaldo Cruz & Carlos Chagas: o nascimento da ciência no Brasil. São Paulo, Odysseus, 2002.
- Do mágico ao social: a trajetória da saúde pública. Porto Alegre, L&PM, 1987; SP, Senac, 2002.
- Cenas médicas. Porto Alegre, Editora da Ufrgs, 1988. Artes&Ofícios, 2002. .
- Saturno nos trópicos: a melancolia européia chega ao Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 2003. 
- Um olhar sobre a saúde pública. São Paulo, Scipione, 2003.





Campanha do Ministério da Saúde para o Carnaval


O Ministério da Saúde tem investido pesado em campanhas voltadas para a mídia social, mas nada supera a campanha para o Carnaval 2011! A divulgação no twitter, facebook, orkut e youtube é intensa: tem hotsite, jingle para celular, avatar para twitter e facebook, vídeo no youtube e até um blog!
Aproveitando a proximidade do Carnaval com o Dia Internacional das Mulheres, o tema desse ano é voltado para meninas de 15 a 24 anos, reforçando a incidência crescente da transmissão do HIV nessa faixa etária e o papel importante da mulher em incentivar o parceiro a usar camisinha - tem até um vídeo com uma versão da famosa música "Vou não, quero não, posso não"!
Divulguem com seus pacientes e seus amigos!





Para acessar o site "Camisinha eu vou", clique aqui.
Para conhecer o blog Garota Esperta, clique aqui.



Atlas de Oftalmologia online


Encontramos um atlas de oftalmologia online! À semelhança dos demais atlas online que já publicamos aqui, como o dermatologia, de radiografia de tórax, de histologia e de biologia celular, traz um rico acervo de imagens!
O site é bem dividido quanto aos aspectos anatômicos do olho, mas isso pode dificultar um pouco a navegação para encontrar as imagens. Uma vantagem é que tem trechos do texto em português.
Para acessar o site, clique aqui.






03 maneiras divertidas de aprender medicina


Se você mal começou o semestre e já está achando cansativo estudar, veja algumas maneiras divertidas de estudar medicina para quebrar a monotonia!


1. Livros para colorir
Os atlas de anatomia são ótimas maneiras de fixar melhor o conhecimento pela apreensão da imagem. Mas imagine só se você puder construir a imagem? É divertido e faz você fixar muito mais! O Netter tem uma versão para colorir e tem também outra coleção famosa de anatomia, fisiologia e microbiologia.


2. Filmes, seriados e livros
Medicina também é cultura! E assistir filmes e seriados sobre o tema não é só lazer, mas também uma forma de contextualizar a prática clínica: o seriado House, por exemplo, traz sempre um caso clínico interessante. Os seriados podem às vezes trazer alguns erros conceituais, mas isso também é interessante, porque faz você estudar e reconhecer aquele erro!
As opções de livros, então, são inúmeras! Desde livros de história da medicina (Das tripas coração, por exemplo), ou romances com um pano de fundo médico (Coma, de Robin Cook) ou livros com relatos médicos e experiências da prática, como Todo paciente tem uma história para contar


3. Jogos
As opções de jogos são bem variadas e elas realmente são educativas! O site do prêmio Nobel, por exemplo, disponibiliza vários jogos online e já até publicamos alguns no blog, como um de ECG e outro do funcionamento do sistema imune.
No iPhone você pode usar o aplicativo Prognosis, um jogo com casos clínicos para você "brincar" de dar o diagnóstico. E para os mais nerds tem ainda a opção do Healing Blade, um jogo cartas de RPG!


Médico Nerd no seu iPhone


É possível colocar o Médico Nerd junto com seus aplicativos do iPhone ou iPad. Aprenda como com esse tutorial rápido:

1. Acesse o nosso site: www.mediconerd.com
Clique no botão de exportar, circulado na figura acima.
2. Selecione Adicionar à tela Início, como mostrado na figura abaixo:
3. Escolha o nome que você quer que o ícone tenha e clique em Adicionar, como na figura:
4. Pronto! esse é o resultado final:
Agora toda vez que você clicar no botão do blog, ele imediatamente abrirá o Safari com a postagem mais recente! Use para acompanhar as atualizações!


O iPad vai ao Centro Cirúrgico


Desde o lançamento do iPad em 2010, já são vários os relatos de uso do iPad por cirurgiões para rever exames de imagem de um paciente durante o procedimento. Médicos dos EUA, da Europa e do Japão já fizeram isso - será que essa moda pega no Brasil?




Como deixar o iPad estéril?
Basta "vestir" o iPad com alguma bolsa plástica estéril. Quem já usou diz que não atrapalha a sensibilidade da tela e que é possível navegar mesmo o médico estando de luva e a tela sob um plástico.


Qual o uso de um iPad durante uma cirurgia?
A grande vantagem é a visualização de exames de imagem durante o procedimento: mais dinâmico do que vê-los impresso e mais acessível do que vê-los longe em um monitor do outro lado da sala. Com o iPad, o cirurgião pode trazer os exames para o campo operatório!





Fonte:
iMedicalApps. Test driving the iPad in the hospital Operating Room. 

Promoção no twitter: livro "Diretrizes para utilização da literatura médica" da Artmed



O Médico Nerd traz mais uma promoção para os seguidores do twitter: o sorteio do livro "Diretrizes para utilização da literatura médica" da Artmed!


Conheça o livro "Diretrizes para utilização da literatura médica"
Escrita por Gordon Guyatt, criador da Medicina Baseada em Evidências (MBE), a obra reúne os princípios e as aplicações dessa prática, com apresentação de exemplos reais, conteúdo atualizado e conciso.
A nova edição de Diretrizes para Utilização da Literatura Médica apresenta resultados obtidos por Guyatt em 25 anos de ensino. A estrutura do livro está baseada no que o autor define como parâmetro para um “atendimento ótimo” ao paciente. Ou seja, está configurada de forma a seguir os passos: identificação do problema clínico, formulação de uma pergunta clínica estruturada, busca das melhores evidências, validade das mesmas, resultados e suas aplicações ao atendimento do paciente


Como participar da promoção
1. Siga @mediconerd e @ArtmedEditora no twitter
2. Dê RT na mensagem "Siga @mediconerd e @ArtmedEditora e RT para concorrer ao livro 'Diretrizes para utilização da literatura médica' http://kingo.to/tnK "


Regras do sorteio
1. A promoção terá início em 14/02/2011 e término em 18/02/2011
2. O sorteio será através do site sorteie.me e concorrerão somente aqueles que estiverem seguindo o @mediconerd e @ArtmedEditora e derem RT na frase da promoção
3. O prêmio é um exemplar do livro Diretrizes para utilização da literatura médica
4. Após o sorteio, o prêmio será enviado ao ganhador pela editora Artmed
5. Só poderão participar da promoção pessoas residentes no Brasil 


Como somente um sortudo vai ganhar o livro, a Artmed disponibilizou um link promocional com 25% de desconto para quem quiser comprar o livro! 
Para comprar o livro com desconto, clique aqui.


Como melhorar seu inglês através da medicina


Falar inglês é essencial para você ter um bom aproveitamento acadêmico e profissional, mas na medicina isso é ainda mais marcante devido à hegemonia norte-americana na produção de conteúdo (revistas e livros-texto). Mas se você estudou inglês há muito tempo e já perdeu o contato com a língua ou então se está aprendendo agora, como aproveitar a medicina para melhorar seu inglês?


1. Compre seus livros em inglês!
Já temos muitos livros bons produzidos por autores brasileiros, mas as grandes referências, no básico e nas clínicas, são livros americanos! Então aproveite para comprar seus livros em língua original: você vai praticar seu inglês, a edição é mais atualizada (geralmente são 02 anos para o lançamento em português) e o livro é mais barato!
E você pode não somente comprar livros-texto, como o Sabiston, mas também livros de literatura, como o livro "Todo paciente tem uma história para contar".
Visite a loja do Amazon para comprar livros de medicina em inglês.


2. Assista seus seriados médicos sem tradução
Se você acompanha House, Grey's Anatomy ou Scrubs, aproveite para assistir seus seriados médicos favoritos em inglês! Depedendendo do seu nível na língua, dá certo até assistir sem legenda mesmo: muitos dos termos são técnicos e iguais aos livros!


3. Ouça podcasts no iTunes
Mostramos há pouco tempo várias opções de podcasts de medicina no iTunes: resumos de periódicos médicos, notícias de hospitais, relatos de casos clínicos, etc. O bom do podcast é que a fala é bem clara e pausada e alguns vêm até com o texto para você ir acompanhando.


4. Faça intercâmbio
Durante a faculdade você pode fazer intercâmbio para hospitais em outros países através da IFMSA. É uma experiência excelente e, além de passear e conhecer outros sistemas de saúde e hospitais, dá para praticar bastante o inglês: mesmo que você não vá para um país de língua inglesa, na maioria dos países da Europa todos os médicos falam inglês fluente.




5. Leia periódicos médicos regularmente
São muitas as opções de periódicos médicos em inglês e o conteúdo não se restringe apenas aos artigos: os mais famosos, como NEJM e JAMA, têm blog, vídeos no Youtube, casos clínicos interativos. 


Medicine #4 - Sicko - S.O.S. Saúde


Você sabia que nos EUA o sistema de saúde é ruim? Que lá não existe saúde pública gratuita, como o SUS? Foi exatamente isso que Michael Moore, no seu estilo polêmico e bem anti-Bush, quis mostrar com esse documentário!


Mas não se trata apenas de uma denúncia ao sistema de saúde dos EUA! O documentário analisa a situação americana criticamente e a compara com a de vários países famosos por sua saúde de boa qualidade, como Cuba, Canadá e França. Vale a pena ver o filme para entender um pouco de como funciona a saúde no mundo e ver que a situação do Brasil nem é das piores ...


Título: S.O.S. Saúde (Sicko em inglês)
Lançamento: 2007
Elenco/Diretor: Michael Moore
Área da medicina: medicina preventiva







Saúde não tem preço: tratamento para HAS e DM gratuito na Farmácia Popular



Na manhã de hoje, a presidente Dilma Roussef e o ministro da saúde, Alexandre Padilha, lançaram o programa "Saúde não tem preço". De acordo com esse programa, as farmácias credenciadas à rede "Aqui tem Farmácia Popular" passarão a oferecer gratuitamente medicamentos para o tratamentos de Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Vamos tirar aqui algumas dúvidas práticas ...


O que é o programa "Aqui tem Farmácia Popular"?
O Programa Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2004 pelo Governo Federal com o objetivo de oferecer à população medicamentos essenciais de baixo custo.  O programa conta com unidades próprias (atualmente 550), mas teve uma grande expansão quando fez uma parceria com farmácias privadas: essas farmácias têm a sinalização "Aqui tem Farmácia Popular" e já são 14.574 locais de venda em todo o Brasil.
Para acessar a lista de farmácias que participam do programa, clique aqui.


Quais os medicamentos que participam da Farmácia Popular?
São medicamentos considerados essenciais, ou seja, usados para o tratamento de doenças muito prevalentes, como HAS, DM, dislipidemia, asma. Não são somente medicamentos Genéricos, mas também de marcas como Pfizer, Schering, etc.
Para acessar a lista dos medicamentos inclusos no programa, clique aqui.


E esse "Saúde não tem preço", qual a novidade?
A novidade é que a partir de agora os medicamentos para tratamentos de Hipertensão e Diabetes serão distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas à rede "Aqui tem Farmácia Popular". Veja a seguir os princípios ativos dos medicamentos gratuitos:

Hipertensão
Captopril 25 mg, comprimido
Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
Atenolol 25 mg, comprimido
Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido
Losartana Potássica 50 mg


Diabetes
Glibenclamida 5 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule)
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule)
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules)
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules)



Quem tem acesso a esses medicamentos?
Todos os cidadãos brasileiros têm acesso a esse programa! É claro que as familias de baixa renda têm muita dificuldade para manter um tratamento adequado devido ao preço dos medicamentos e serão muito beneficiadas com o programa, mas todos têm acesso à gratuidade!
Para pegar o medicamentos, basta apresentar CPF, documento com foto e receita médica.


Com um acesso facilitado aos medicamentos (agora gratuitos), vai ser muito mais fácil para os pacientes do SUS seguirem o regime de tratamento e evitar as complicações tão temidas da DM e HAS!
Não se esqueçam de orientar seus pacientes que eles agora têm esse benefício! Muitos sequer compravam na Farmácia Popular por não ter conhecimento!






Fonte:
Ministério da Saúde.'Saúde Não Tem Preço' inicia distribuição de remédios gratuitos contra hipertensão e diabetes





@meddadepressao - expresse seus piores sentimentos médicos no twitter



Todo médico reclama, mas adora a profissão! Mas se você quer expressar seus sentimentos sobre a medicina no twitter, dê um reply pro @meddadepressao ou veja o que eles estão publicando no perfil! Com certeza você vai encontrar alguma coisa que você já pensou ou sentiu e vai ver que acontece com todo estudante de medicina/médico. 


Um sucesso no twitter, com mais de 3.000 seguidores, o Medicina Depressão é um perfil que traz os comentários mais infames sobre medicina: piadas internas, desabafos, reclamações, comentários de nerd e tudo que se passa pela cabeça dos estudantes de medicina pelo Brasil!


Algumas pérolas do @meddadepressao:
"Medicina . Você acaba comigo, mas eu te adoro!"
"fiz minha primeira sutura hoje em gente de verdade! suei que nem condenada! ficou uma bosta.."
"Você sempre tirava dez no colégio.  que você também só vai tirar 10 na faculdade."
"Você passa a ir a encontros entre amigos e familiares e fica reparando em patologias, distúrbios mentais e alimentares..."
"Calouro de medicina escuta '6 anos passam rápido'/ 4 anos dps, os amigos se formando 'e tua faculdade q não acaba nunca?'"
"Nossa! Tao novinho(a). Mal sabe essa pessoa a idade que vc vai sair da residencia"







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...