Receita de controle especial para antibióticos: dúvidas frequentes

Desde 28 de novembro a ANVISA tornou obrigatória a prescrição de antibióticos com receita de controle especial em duas vias através da norma RDC 44/2010. Para evitar confusão e problemas nessa "transição", eles publicaram perguntas e respostas sobre o tema. Selecionamos as principais dúvidas:
  • Qual o modelo de receituário para venda de medicamentos antimicrobianos? 
O modelo será idêntico ao da Receita de Controle Especial previsto na Portaria nº 344/98. Será válido em todo o território nacional,  sendo a “1ª via - Retida no estabelecimento farmacêutico” e a “2ª via – Devolvida ao Paciente”, atestada como comprovante do atendimento. 

Receita de Controle Especial
Clique na imagem para acessar o arquivo oficial da ANVISA
  • O profissional habilitado poderá prescrever diferentes medicamentos na mesma receita? 
Não há limites de quantos medicamentos diferentes podem ser prescritos em uma única receita, porém, a receita deve ser aviada uma única vez e não poderá ser reutilizada para compras posteriores.
  • Existe uma quantidade máxima de unidades que podem  ser dispensadas por receita?                                                                                                                                    
Não há uma delimitação da quantidade de caixas, unidades posológicas e tempo de uso, a quantidade a ser dispensada na farmácia e drogaria deve estar de acordo com a prescrição. 
  •  Qual a validade da receita?  
A validade da receita é de 10 dias, ou seja, desde o momento em que o paciente receba do prescritor a receita até o momento da compra na farmácia ou drogaria, este prazo de 10 dias não poderá ser excedido.


Fonte: Perguntas e respostas sobre a RDC 44/2010. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 




Recomendações do CFM para passageiros de transporte aéreo

O Conselho Federal de Medicina (CFM) agora conta com uma Câmara Técnica (CT) de Medicina Aeroespacial, a qual tem o objetivo de divulgar recomendações aos médicos, passageiros e tripulantes das empresas aéreas com o intuito de evitar o agravamento de doenças pré-existentes durante os vôos. 


As recomendações são baseadas na cartilha Doutor, posso voar? preparada pela Liga de Medicina Aeroespacial da Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo. O documento será encaminhado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), à Infraero, à direção das companhias aéreas, aos sindicatos das empresas de transporte aéreo e às entidades de representação das agências de viagem.Dentre os itens abordados pelas recomendações, estão os seguintes:

  • Casos de pneumotórax: é uma contra-indicação absoluta
  • Angina instável: não deve voar.
  • Marcapassos e desfibriladores implantáveis: não há contra-indicações
  • Não há restrições de vôo para a mãe no pós-parto normal, mesmo no pós-parto imediato.

Clique aqui para ler as recomendações na íntegra.





Os 10 mandamentos do pronto-socorro

  1. Se você não sabe o que o paciente tem, dê Voltaren;
  2. Se você não entende o que viu, dê Benzetacil;
  3. Caiu e passou mal, dê Gardenal;
  4. Tá com uma dor bem grandona, dê Dipirona;
  5. Se você não sabe o que é bom, dê Decadron;
  6. Vomitou tudo que ingeriu, dê Plasil;
  7. A pressão subiu? Dê Captopril;
  8. Chegou morrendo de choro, ponha no soro
  9. Arritmia doidona, dê Amiodarona
  10. Pelo não, pelo sim, dê Rocefin...


iPhone e Medicina #3: Prognosis, um jogo de caso clínico para iPhone

Mais um aplicativo novo e grátis para iphone! 
O Prognosis: your diagnosis é um joguinho para realizar diagnóstico. Não é tão rigoroso como um caso clínico real, mas é educativo e divertido.
Para fazer o download para o seu iphone, clique aqui



Uma dica de Medgadget e ScienceRoll


Laboratório de órgãos bioartificiais

A Espanha, líder nos transplantes de órgãos, inaugurou recentemente um laboratório pioneiro na criação de órgãos bioartificias com células-tronco. Os trabalhos iniciais do laboratório consistem em utilizar órgãos inaptos ao transplante e acrescentar células-tronco a eles para que possam ter sua função reconstruída e possam, então, ser transplantados.





Essa postagem foi dica de Milena Batista. Obrigada, Milena!






14 de novembro - Dia Mundial da Diabetes

Todos os anos, em 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Diabetes. É claro que devemos cuidar sempre dos pacientes diabéticos e, por isso, a criação de uma data comemorativa é apenas para chamar mais atenção para essa doença tão prevalente na população!
O tema da campanha atual é Educar para Prevenir e as mensagens-chave da campanha são:

  • Saber quais são os riscos do diabetes e conhecer os sinais de alerta. O diagnóstico precoce salva vidas
  • Saber como reagir ao diabetes e a quem recorrer
  • Saber como cuidar do diabetes e controlar
  • Vamos assumir o controle do diabetes
  • A prevenção do diabetes e o tratamento são simples e de baixo custo. Coloque como sua prioridade.
Os objetivos da campanha 2009-2013 são:

  • Estimular os governos a implantar e fortalecer políticas de prevenção e controle do diabetes e de suas complicações.
  • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e monitoramento do diabetes e de suas complicações.
  • Esclarecer a importância da educação baseada em evidências na prevenção e no monitoramento do diabetes e de suas complicações.
  • Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações que incentivem o diagnóstico precoce.
  • Aumentar a conscientização e promover ações para reduzir os principais fatores de risco do diabetes tipo 2, que podem ser modificados.
  • Aumentar a conscientização e promover ações para prevenir ou retardar o aparecimento de complicações do diabetes.
Para saber mais sobre a campanha acesse o site oficial.
Para conhecer o material de divulgação, acesse o hotsite do Ministério da Saúde





Cody, um robô que cuida dos pacientes

A robótica está saindo dos filmes de ficção científica e chegando ao mundo real. Vários robôs já são usados em ambiente intra-hospitalar, como o Da Vinci. Agora uma universidade americana desenvolveu um robô capaz de dar banho em pacientes, chamado Cody.
Como isso funciona? O robô faz uma leitura a laser do corpo do paciente e o operador seleciona as áreas que devem ser limpas. Essas informações são processadas pelo robô e ele, de forma autônoma, limpa e seca a área escolhida com movimentos.
Confiram no vídeo abaixo: é no mínimo curioso! Resta saber se é aplicável!





Serviço Militar após residência médica

Já está em vigor a Lei Federal nº 12.336/2010 que obriga estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia, Veterinária e Farmacêutica a prestar o serviço militar obrigatório apenas depois da conclusão de seus estudos. A nova Lei diz que, mesmo sendo dispensados durante o curso, os profissionais poderão ser convocados para o serviço militar no ano seguinte após o término da faculdade, da residência ou pós-graduação.


Fonte: Conselho Federal de Medicina



Atlas digital de biologia celular

Já mostramos atlas de dermatologia, de radiografia de tórax e de histologia. Dessa vez encontramos um atlas de biologia celular! Uma boa opção de estudo pro pessoal que está no começo da faculdade, esse atlas é da UFRGS e traz textos e imagens em biologia celular.










Como funciona o corpo? - revista Mundo Estranho

A revista Mundo Estranho, "irmã" da Superinteressante, publicou recentemente uma edição especial com curiosidades sobre o funcionamento do corpo humano: "Como funciona o corpo?". É claro que a revista tem explicações simples porque é voltada para o público leigo, mas vale a pena conferir os infográficos: são riquíssimos e muito ilustrativos! São 54 infográficos que mostram como se formam a urina e as fezes, como acontece a unha encravada, como agem os anabolizantes, etc.




Antibióticos agora com receita de controle especial

Recentemente a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma nova determinação: os antibióticos vendidos nas farmácias e drogarias do país só poderão ser entregues ao consumidor mediante receita de controle especial em duas vias. Tal medida tem o objetivo de diminuir o uso indiscriminado de antibióticos e contribuir para a redução da resistência bacteriana na comunidade.
A nova norma definiu também:
- As embalagens e bulas deverão incluir a seguinte frase: "“VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA - SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA”
- As receitas valem por 10 dias
- Todas as prescrições deverão ser registradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).


ATENÇÃO! A prescrição de antibióticos em receita de controle especial em duas vias se torna OBRIGATÓRIA a partir de 28 de novembro de 2010.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...